Finalizada ontem, nos povoados de Itapira de Icatu e Mamuna, município de Icatu, a quarta e última oficina de canto, dança e percussão do projeto do CD/DVD dos 25 anos de cantoria de Chagas, do Boi da Maioba. Centenas de crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos participaram das aulas, que novamente revelaram bons valores visando à preservação da cultura do bumba-boi. A iniciativa tem como patrocinadores a Cemar e o Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.
O local escolhido para sediar a quarta oficina do projeto foi o Instituto Cultural Roxinho, em Itapira, e a escola municipal Prudêncio Albuquerque dos Santos, situada na Rua Principal, s/n, Mamuna. Os workshops foram ministrados pelo próprio cantador Chagas, por outros nomes expressivos do bumba-boi no Maranhão nas áreas de canto, dança e percussão. A equipe de produção do programa Mandou Legal, apresentado pelo repórter e produtor cultural Osvaldo Sousa, também deu suporte aos trabalhos.
Exibido pela TV Guará (canal 23), afiliada da Record News no Maranhão, o programa Mandou Legal fez a cobertura das oficinas, por meio de uma série de entrevistas e imagens, dando boa visibilidade à etapa do projeto realizada em Icatu.
Gravação
No dia 12 de março acontecerá a última etapa do projeto, com a gravação do DVD 25 anos de Chagas na Maioba. Já estão confirmadas as participaçõies da cantora RITA BENEDITTO e do cantor e compositor CÉSAR NASCIMENTO, além dos formandos nas áreas de canto, dança e percussão selecionados nas oficinas realizadas em Paço do Lumiar, São José de Ribamar, Raposa e Icatu.