A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria de Agricultura Pesca e Abastecimento (Semapa), e em parceria com o Instituto Florence, realizou, nos dias 16 e 17 do corrente mês, uma importante ação de saúde dentro do mercado do João Paulo.
Foram oferecidos aos feirantes e à comunidade do bairro, serviços de aferição de pressão e teste de glicemia, com atendimento das 8h às 13h, beneficiando mais de 500 pessoas.
“Essa ação social de hoje vem ajudar as pessoas que trabalham na feira, que muitas vezes não têm tempo para buscar assistência médica”, observou a professora de Enfermagem do Instituto Florence, Verônica dos Santos. “Trabalho na feira há mais de 15 anos e uma ação como essa é de grande importância para nós, que não temos tempo para ir a um posto de saúde”, destacou o feirante Glauber Carvalho.
“Conseguimos trazer essa assistência médica ao mercado, oferecendo aos feirantes a chance de monitorar a pressão arterial e a taxa de glicemia no sangue”, salientou o gerente do Mercado do João Paulo, Norbeto Fonseca.
“Iniciamos no João Paulo, mas vamos estender aos demais mercado, levaremos além dos serviços citados, equipe da transformação de alimentos e Educação Sanitária com objetivo orientar e possibilitar aos feirantes e aos moradores do João Paulo acesso rápido a exames de saúde, pois o bem-estar dos feirantes é umas das principais preocupações da nossa gestão”, afirmou o secretário da Semapa, Aldo Rogério.
Muito importante acoes de saude como essas! Que sejam realizadas mais como essa.
Acho louvável quando o poder público se uni ao privado para o bem da sociedade. Que mais ações dessas voltem a acontecer.
A vida dos feirasntes é tão corrida, tão batalhada, que a maioria nem deve ligar muito para a saúde. E essa ação também serve para concientizá-los a procurarem postos médicos se cuidarem.