Deputado Wellington: “estragos da chuva em São Luís evidenciam descaso da prefeitura”

3comentários
Carro submerso em rua do Renascença onde água da chuva não escoou porque galerias estão entupidas
Carro submerso em rua do Renascença onde água da chuva não escoou porque galerias estão entupidas

As fortes chuvas registradas no último sábado (23) evidenciaram o abandono da cidade de São Luís. O temporal causou transtornos imensuráveis à população em diferentes pontos da capital. A Rua dos Azulões, paralela à Avenida Colares Moreira, no Renascença II, por exemplo, ficou alagada. No local, encontramos esgotos a “céu aberto”; galerias sem tampas, o que pode inclusive causar acidentes, já que em circunstâncias chuvosas a pessoa pode cair, por não ver as valas. Apesar da evidência de tais problemas e dos alertas feitos, a Gestão Municipal não realizou manutenção alguma, resultando nas inundações de diversas lojas e residências. Tal fato não se limita ao Renascença, mas é comum a toda a capital maranhense.

Apesar da postura omissa da Prefeitura de São Luís, há quem diga que a manutenção de tal área não é de competência do Município. Se não é competência do município, questiona-se: é de quem?

Na expressa enumeração das competências municipais, a Constituição Federal aponta ser de competência dos Municípios “organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, os serviços públicos de interesse local” (Art. 30, V), bem como “legislar sobre assuntos de interesse local” (Art. 30, I). E o serviço público de tratamento de esgoto e saneamento, fundamental serviço de natureza sanitária e de repercussão na saúde pública e no meio ambiente, é serviço público de predominante interesse local, conforme consenso histórico que já se firmou no tema.

Além disso, temos que a responsabilidade pode sim ser atrelada ao Município, já que, por uma postura negligente e irresponsável, não operou obras de escoamento de águas pluviais suficientes para não gerar alagamentos e inundações.

Temos aqui não acusações infundadas e, tampouco, pautadas em uma exigência subjetiva. Não, o que queremos é o cumprimento das funções que são atribuídas de acordo com as competências municipais, a fim de conceder ao cidadão ludovicense aquilo que lhe é devido: o respeito!

Disposto a comprovar o descaso, Wellington foi às ruas e gravou o vídeo abaixo:

[youtube 6rUHOC_dxYw]

3 comentários para "Deputado Wellington: “estragos da chuva em São Luís evidenciam descaso da prefeitura”"


  1. João

    Muito triste ver a cidade dessa forma, porém, temos que fazer meia culpa, pois isso acontece muito por falta de educação dos Ludovicenses, que entopem as galerias e sarjetas, na verdade, isso é um problema nacional, pois vemos São Paulo, a cidade mais rica do Brasil, passando por alagamentos muito piroes.

  2. Bruno

    As vezes acho que certos críticos, como Welligton, querem um mago e não um prefeito, pois sabem que aqui as chuvas são torrenciais e que a falta de educação da população ajuda a entupir as galerias, valas e sarjetas.

  3. CARLOS PARA

    INFELIZMENTE A ILHA DO AMOR COMO VCS CHAMAM AQUI, AGORA E A ILHA DO ABANDONO, DO DESCASO E DA SACANAGEM DO GOVERNO E PREFEITO, O LUGAR
    QUE TUDO SE FAZ DUAS VEZES OU MAIS, É POR ISTO QUE A CIDADE NÃO ANDA
    NÃO DESENVOLVE, É UMA PENA.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS