Técnicos da Superintendência de Produção da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa) assistiram à apresentação do programa do Governo do Maranhão voltado ao aumento da produção agropecuária, feita pela secretária-executiva de Agricultura e Pecuária de Produção do Estado, Rosany Aranha. O programa prevê a criação de agropólos, que são espaços geográficos nos quais produtores rurais, agroindustriais, instituições públicas, privadas e serviços especializados desenvolverão ações de forma integrada para desenvolver suas vocações produtivas e fomento da cultura da inovação e do empreendedorismo.
Os cinco primeiros agropólos são Cocais, Rio Balsas, Rio Mearim, Delta do Parnaíba e Ilha de São Luís. O agropólo da Ilha servirá como piloto para os demais e contemplará os quatro municípios da Ilha: São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Em cada pólo, as cadeias produtivas com maior potencial serão incentivadas. No pólo da Ilha, o foco será na hortifruticultura e na criação de aves.
“É importante a participação da Semapa e do seu corpo técnico, que irá acompanhar principalmente na questão da assistência técnica. Já estivemos em São José de Ribamar, em Paço do Lumiar e em Raposa. Agora, estamos em São Luís justamente para agregar e compartilhar as ações do Governo do Estado”, ressaltou Rosany Aranha.
O superintendente de Produção da Semapa, Assis Costa, considerou a iniciativa um instrumento importante para fomentar a cadeia produtiva agrícola. ”Essa parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís resultará em avanço para a zona rural na área da produção agropecuária e tornará o agricultor familiar um empreendedor do agronegócio”, assinalou.
Na opinião de Assis Costa, o programa foi a melhor ação realizada no setor nos últimos anos. “Somente oferecendo condições de desenvolvimento aos agricultores poderemos fixá-los no campo, gerando renda e progresso para zona rural”, ressaltou o superintendente.
A agricultura foi bastante fortalecida durante essa gestão, aí está mais uma ação que demonstra a atenção destinada ao setor. Parabéns.
Informação nunca é demais! Fico feliz em saber que as secretarias municipais e estadual estão se alinhando para o desenvolvimento do nosso estado.
Muito interessante essa articulacao. Com tanta terra, o Maranhao é um grande potencial agropecuario e deve ser explorado, com certeza.