A segunda oficina de canto, dança e percussão para formação de talentos para o bumba-meu-boi, voltada a crianças e adolescentes com idade entre 8 e 15 anos, foi encerrada ontem com sucesso, em São José de Ribamar. A preparação faz parte do projeto do CD/DVD que marcará os 25 anos de cantoria de Chagas no Boi da Maioba.
A oficina foi prestigiada por dezenas de pessoas da comunidade ribamarense, que levaram seus filhos para aprender a cultura do bumba-boi e desenvolver talentos. Assim como na primeira oficina, realizada de 17 a 19 de dezembro, em Paço Lumiar, foram identificados novos valores. Entre os participantes, foram selecionados personagens do bumba-meu-boi, como miolo, vaqueiro, caboclo de pena, caboclo de fita, além de tocadores de matraca, pandeirão e tambor-onça.
Organizador do projeto, o apresentador de TV e produtor cultural Osvaldo Souza destacou o interesse que o projeto tem despertado em crianças e adolescentes, que, com seu talento, têm tudo para garantir a preservação da principal manifestação folclórica do Maranhão. Também agradeceu o apoio da imprensa pela cobertura maciça do projeto. Equipes do Jornal O Estado do Maranhão, TV Mirante, TV Guará, TV UFMA, Rádio Tropical e até da TV Cultura de São Paulo cobriram a oficina ministrada em Ribamar.
Cada oficina é ministrada por meio de workshops de canto, percussão e dança com nomes expressivos do folclore, inclusive o próprio Chagas, que tem participado ativamente de todas as etapas. O cantador também discorre sobre a arte do bumba-boi e sobre a sua história como amo. A próxima oficina ocorrerá no município de Raposa, nos dia 21, 22 e 23 deste mês. De 17 a 19 de fevereiro, o projeto será levado a Icatu.
CD/DVD
O projeto culminará com a gravação, em 16 de março deste ano, de um CD e um DVD com a obra de Chagas da Maioba, com participação especial dos cantores maranhenses Alcione Nazareth e Zeca Baleiro. O lançamento está marcado para 27 de maio.
O projeto do CD/DVD dos 25 anos de cantoria de Chagas no Boi da Maioba foi viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Cemar.