Ministro das Comunicações outorga concessão para a TV UFMA

0comentário
Ministro das Comunicações, André Figueiredo, autorizará a UFMA a explorar serviços de radiodifusão
Ministro das Comunicações, André Figueiredo, autorizará a UFMA a explorar serviços de radiodifusão

SÃO LUÍS – A reitora Nair Portela receberá, nesta quinta-feira, 14, o Ministro das Comunicações, André Figueiredo, que fará a outorga de concessão à TV UFMA para explorar serviços de radiodifusão de sons e imagens, com fins exclusivamente educativos, no Município de São Luís. A solenidade acontecerá às 9h30 horas, no prédio da TV.

A emissora entrou no ar, em caráter experimental, desde o dia 05 de agosto de 2015, operando no canal 54.1D. Sua transmissão tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em alta definição (HD). Para cumprir com o seu objetivo, que é de conduzir uma produção audiovisual focada numa educação de alto nível que favorece a qualidade de vida da população, valorizando a cultura regional e cidadania, a TV UFMA já firmou vários acordos de cooperação. Entre estes, com a Agência Nacional de Cinema (Ancine) e com a Television America Latina (TAL), instituição sem fins lucrativos que agrega a produção televisiva pública dos 20 países da América Latina.

A TV UFMA é a primeira TV universitária do Maranhão e conta com moderna estrutura de 576 metros quadrados ocupados por um edifício de dois andares com elevador para mobilidade reduzida. São dezessete salas de administração e produção, seis ilhas de edição, área de serviço, passarela elevada para trabalhos de manutenção e instalação de novos equipamentos e dois estúdios de 220 metros quadrados, sendo um exclusivo para produção de telejornalismo. A torre de transmissão é uma das maiores do Estado, com 110 metros de altura, o que garante cobertura em um raio de 60 quilômetros.

Transmissão da TV UFMA tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em alta definição (HD)
Transmissão da TV UFMA tem sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em alta definição (HD)

Desde o seu funcionamento, a TV UFMA está na plataforma da Rede Nacional de Pesquisa (RNP) que é uma organização social, on-line, ligada ao Ministério de Ciência e Tecnologia. A RNP integra várias redes de ensino e pesquisa e 13 emissoras de televisão universitária do Brasil. Em novembro de 2015, último levantamento feito pela equipe técnica da RNP, a TV UFMA foi a campeã de acessos, chegando a mais de 14 mil. O site para assistir a TV on-line é http://video.rnp.br/portal/canal/Canal-TV-UFMA.

Inaugurada em 08 de outubro de 2015, a TV UFMA integra a rede de afiliadas da TV Cultura e já transmite suas próprias produções. A emissora já recebeu diversas produções da TAL com temas variados sobre arte, cultura, educação, costumes, lendas, geografia e história dos países da CPLP. O diretor da TV UFMA, Silvano Bezerra, diz que, em breve, a programação será reforçada com novas aquisições. “Estão em andamento negociações com as TVs públicas dos estados membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP)”, anunciou.

Sem comentário para "Ministro das Comunicações outorga concessão para a TV UFMA"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS