Governo convoca ex-prefeito morto para prestar contas

1comentário
Assassinado há quase nove anos, Bertin será notificado pela Comissão Permanente de Tomada de Constas Especial da SES
Assassinado há quase nove anos, Bertin será notificado pela Comissão Permanente de Tomada de Constas Especial da SES

Por meio de edital publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 4, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) convoca 17 ex-prefeitos maranhenses acusados de omissão do dever de prestar contas dos recursos destinados aos seus municípios para aplicação em ações de assistência médica à população. Os convocados têm 15 dias, a contar da data da publicação do edital, para comparecer à Comissão Permanente de Tomada de Contas Especial, na sede da SES, no Calhau.

Mas, pelo menos um deles não poderá atender ao chamamento, simplesmente porque já está morto. Trata-se de Raimundo Bartolomeu Santos Aguiar, o Bertin, ex-prefeito de Presidente Vargas, assassinado há quase nove anos, em pleno exercício do cargo. A propósito, a execução de Bertin em uma emboscada na BR-222, no dia 6 de março de 2007, nunca foi elucidada e até hoje o caso permanece impune.

Além do falecido Bertin, foram convocados ex-prefeitos que ficaram famosos por terem sido acusados de malfeitos durante o mandato, como Glorismar Rosa Venâncio, a Bia Venâncio, de Paço do Lumiar, e Eliseu Moura, de Pirapemas. Acontece que esses dois e os outros 14 ex-gestores municipais convocados estão vivíssimos.

Lista de ex-prefeitos que omitiram prestação de contas de recursos da saúde inclui nome do falecido Bertin
Lista de ex-prefeitos que teriam omitido prestação de contas de recursos da saúde inclui nome do falecido Bertin

Na ânsia de passar uma imagem de gestão moralizadora, o governo Flávio Dino comete disparates como o revelado acima. Indício de que as medidas voltadas à transparência e ao controle são executadas sem conhecimento técnico e domínio dos fatos.

1 comentário para "Governo convoca ex-prefeito morto para prestar contas"


  1. Claudenir Martins

    Senhor Daniel,

    Não entendo quando você enfatiza que a gestão do Maranhão está desmoralizada.
    Desmoralizado ficou nosso estado há dois anos quando foi divulgado em noticiários nacionais e internacionais sobre as rebeliões de pedrinhas e sobre os incêndios que ocorriam nos ônibus.
    Isso sim foi desmoralização!

    Sejamos mais imparciais nas notícias!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS