UFMA recebe secretário de Direitos Humanos para discutir adesão da universidade ao Plano Mais IDH

0comentário
Reitora Nair Portela conheceu  ações do Plano mais IDH e foi convidada a incluir UFMA entre os apoiadores
Reitora Nair Portela conheceu ações do programa Mais IDH e foi convidada a incluir UFMA entre os apoiadores

SÃO LUÍS – A reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Nair Portela, recebeu hoje o secretário de Direitos Humanos do Estado, Francisco Gonçalves, que estava acompanhado da secretária adjunta de promoção do IDH, Arácia Carvalho. Atendendo a um pedido da reitora, Gonçalves apresentou ações do programa Mais IDH e convidou a Universidade Federal do Maranhão a contribuir com o Plano, que visa à melhoria dos indicadores socioeconômicos dos municípios maranhenses.

As ações voltadas para o Plano Mais IDH são planejadas e executadas pelos diversos âmbitos do Governo Estadual, em parceria com Governo Federal, prefeituras, demais poderes e instituições, com efetiva participação da sociedade civil, tendo como foco inicial os 30 municípios maranhenses com pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM).

O secretário Francisco Gonçalves realçou o papel estratégico da UFMA como parceira na execução do Plano. “Sabemos que a universidade tem desenvolvido importantes pesquisas na área de desenvolvimento humano que podem ser utilizadas no planejamento de projetos para o enfrentamento da pobreza a serem aplicados nos trinta municípios com menor IDH do estado”.

Nair Portela entre representantes do Governo do Estado e da UFMA
Nair Portela entre representantes do Governo do Estado e da UFMA que discutiram adesão da instituição ao programa Mais IDH

Segundo a reitora esta reunião é apenas o começo de uma série de iniciativas para ampliar o debate sobre o IDH na UFMA. “Ficamos felizes com a presença do secretário, a UFMA está aberta, interessada e empenhada em efetivar essa parceria”. Foi definida a construção de uma agenda com os grupos da UFMA que já trabalham com temas que poderão ser agregados ao Plano Mais IDH, principalmente nas áreas de educação, saúde e agricultura.

Para o professor do departamento de oceanografia e limnologia, Antonio Carlos Leal de Castro, essa parceria é fundamental para propagar e promover as pesquisas realizadas na universidade. “Os professores já vêm realizando projetos com intuito de ajudar as comunidades, e a participação da universidade no projeto Mais IDH ajudará esses pesquisadores a fixar os projetos formulados para melhor beneficiar o município”.

Da reunião também participaram o vice-reitor, Fernando Carvalho Silva, o diretor do Centro de Ciências Humanas, Francisco Silva e Sousa, o assessor especial Antonio Luís Amaral Pereira, e a professora do Departamento de Comunicação Zefinha Bentivi.

Sem comentário para "UFMA recebe secretário de Direitos Humanos para discutir adesão da universidade ao Plano Mais IDH"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS