O deputado estadual Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (02), para destacar a resolução política do Partido dos Trabalhadores de apoio ao governo Flávio Dino. “Destaco que a resolução política do PT faz um chamamento a todos os partidos da base da presidenta Dilma em torno dos compromissos com as transformações sociais e com os programas implementados nos governos Lula-Dilma. Se fosse uma decisão simples de adesão ao governo Flávio Dino, não seria um processo demorado, construído no diálogo e no consenso político progressivo”, enfatizou o parlamentar petista.
Zé Inácio salientou que a decisão do PT maranhense baseia-se ainda na determinação do governo Flávio Dino de implementar as políticas públicas do governo Dilma, com a criação de programas estaduais importantes ao desenvolvimento do nosso Estado, como o Mais IDH, o Escola Digna, o Bolsa Escola, Mais Bolsa Família, Mais Asfalto, Mais Sementes, o fortalecimento da agricultura familiar, a inclusão dos jovens no esporte e outros, com a inclusão social e a participação popular, construindo uma agenda de desenvolvimento sustentável para o Maranhão. “Parte desse processo foi demonstrado nas mobilizações de ruas, diante das ameaças de retrocesso aos direitos da classe trabalhadora e na construção da Frente Brasil Popular no Maranhão, ocasião em que o PT e o PCdoB atuaram de forma conjunta, com os movimentos sociais, sindical e popular”, ressaltou.
Decisão
O deputado ressaltou que a decisão política é motivada também pelo enfrentamento às forças conservadoras que tentam apagar o legado dos governos Lula e Dilma, responsáveis por tirar milhões de pessoas da extrema pobreza e de resgatar a dignidade e a autoestima do povo brasileiro, sobretudo os mais pobres. “Portanto, temos de identificar os aliados e não podemos perder de vista que o que está em jogo é o enfrentamento às forças conservadoras e, dentre elas, o PSDB, que tentam paralisar o nosso país, numa tentativa de antecipar as eleições de 2018”.
Zé Inácio finalizou destacando que a resolução representa o compromisso do PT com o PCdoB, somando-se a outros partidos e forças progressistas, na missão de fortalecerem juntos a mobilização popular e um amplo processo de defesa permanente da democracia, fortalecendo também as bandeiras históricas como os direitos humanos, direitos sociais, políticos, culturais e econômicos, o combate às desigualdades com distribuição das riquezas e justiça social, o desenvolvimento sustentável, a soberania nacional e a defesa do mandato constitucional da presidenta Dilma.