Ceuma obtém melhor conceito entre universidades do Maranhão em avaliação do MEC

ceuma conceito

A Universidade Ceuma tem a maior pontuação entre as universidades maranhenses: 2.899, de acordo com o Índice Geral de Cursos (IGC), divulgado no último dia 18 pelo O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aparece em segundo lugar, com 2.754 pontos, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), em terceiro, com 2.511, e a Universidade Estadual do Maranhão (Uema) aparece em quarto, com 2.281.

No Diário Oficial da União de ontem, a Universidade Ceuma já figurava entre as melhores instituições de ensino superior que obtiveram conceito 3, de uma avaliação que varia de 1 a 5. O IGC é feito a partir de indicadores de qualidade da educação superior. Nesta edição, foram avaliadas 6.805 instituições. A classificação envolveu universidades, faculdades e institutos públicos e privados. O índice é elaborado anualmente com base na avaliação dos cursos de graduação e pós-graduação, incluindo notas para a infraestrutura, organização didático-pedagógica, corpo docente e desempenho dos estudantes.

O índice considera o triênio antecedente à data de divulgação. O cálculo do IGC é feito pela média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) e dos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável por avaliar os programas de pós-graduação. O CPC avalia o rendimento dos alunos no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade (55% do total da nota), a infraestrutura (15%) e o corpo docente (30%).

Independente da classificação, o reitor do Ceuma, professor-mestre Saulo Martins, destaca que estar no seleto grupo das melhores instituições do Maranhão, por mais um ano consecutivo, é o mais relevante. Ele enfatiza que o bom desempenho no IGC decorre do comprometimento de toda a comunidade acadêmica para que os critérios de qualidade sejam persistentemente buscados e alcançados.

Competição

“Só estarmos competindo com instituições de ensino superior públicas, que têm uma quantidade muito maior de professores mestres e doutores. Para conseguirmos estar nesse seleto grupo é preciso que a instituição invista muito em qualificação do seu corpo docente”, explicou.

Na avaliação do reitor, o desempenho nesse índice demonstra que o Ceuma está correto ao aliar a qualidade de ensino de graduação e pós-graduação com investimentos crescentes em pesquisa, extensão e inovação. Ele destaca ainda a singular capacidade da instituição de crescer, ampliar a oferta de cursos e vagas, mantendo a qualidade que a tornou referência no cenário regional, resultado também de um planejamento institucional, da profissionalização de diferentes setores e do investimento em pessoal altamente qualificado, que têm assegurado uma reputação diferenciada e um orgulho crescente de pertencer a essa Universidade.

“Esse dado demonstra a qualidade consolidada da Instituição, mesmo passando por um período de expressiva expansão em meio a Crise Econômica que assola o Brasil”, considera.

SES confirma 83 casos de microcefalia no Maranhão

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que até terça-feira (22), no Maranhão, de acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc), já foram confirmados 83 casos de bebês com microcefalia em 40 municípios.

Os casos ocorreram nos municípios de Açailândia (1), Aldeia Altas (1), Axixá (1), Barra do Corda (3), Buriticupu (6), Buritinara (1), Campestre (1), Caxias (1), Chapadinha (1), Codó (1), Coroatá (3), Davinópolis (1), Dom Pedro (2), Esperantinópolis (1), Grajaú (1), Humberto de Campos (1), Imperatriz (5), João Lisboa (1), Loreto (1), Mata Roma (1), Miranda (1), Paraibano (2), Pedreiras (1), Pio XII (1), Presidente Dutra (2), Presidente Vargas (1), Santa Inês (2), Santa Rita (1), Santo Antônio dos Lopes (1), São Domingos do Azeitão (1), São Francisco do Brejão (1), São João dos Patos (2), São José de Ribamar (5), São Luís (21), Senador La Roque (1), Timon (2), Trizidela do Vale (1), Turiaçu (1), Urbano Santos (1) e Viana (1).

Dentre os casos apresentados, um óbito ocorreu em São José de Ribamar.

Fonte: Secretaria de Estado da Saúde (SES)

Com dinheiro a menos em caixa, prefeitos protestam na BR-135

Prefeito de Ribamar e presidente da Famem, Gil Cutrim, expôs a crise financeira enfrentada pelas prefeituras
Prefeito de Ribamar e presidente da Famem, Gil Cutrim, expôs a crise financeira enfrentada pelas prefeituras

Prefeitos e prefeitas de várias regiões do estado realizaram hoje ato público na BR-135, na entrada/saída de São Luís, para chamar a atenção da sociedade para a situação de crise financeira vivida pelos municípios maranhenses. Várias prefeituras permaneceram de portas fechadas pela manhã, como forma de protestar contra a escassez de recursos destinados às administrações municipais.

Faixa com apelo da Prefeitura de Balsas por causa da crise causada pela queda das receitas municipais
Faixa com apelo da Prefeitura de Balsas por causa da crise causada pela queda das receitas municipais

A manifestação foi pacífica e aconteceu próximo à ponte sobre o Estreito dos Mosquitos). A mobilização teve como tema “Crise Financeira nas Prefeituras” e contou com a participação de dezenas de gestores municipais, entre os quais Rochinha (Balsas), Gil Cutrim (São José de Ribamar), Alan Linhares (Bacabeira), Beto Pixuta (Matinha), Josemar Sobreiro (Paço do Lumiar), Hernando Macedo (Dom Pedro), Queiroz (Monção), Adalberto Rodrigues (Belágua), Antônio Carlos (Colinas), Miltinho (São Mateus) e Solimar Oliveira (Matões do Norte).

Mobilizados, prefeitos bloquearam tráfego na BR-135 por alguns momentos
Mobilizados, prefeitos bloquearam tráfego na BR-135 por alguns momentos para protestar contra a crise

Durante o ato, os prefeitos apresentaram informações concretas que confirmam a constante queda de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Também abordaram temas que integram a pauta municipalista permanente de discussão, dentre eles o subfinanciamento dos programas federais e judicialização das administrações municipais.

Rodrigo Costa é empossado secretário de Agricultura de Paço do Lumiar

Rodrigo Costa (e) com o prefeito Josemar, a ex-secretária Rosany Aranha e o deputado Weverton Rocha
Rodrigo Costa (e) com o prefeito Josemar, a ex-secretária Rosany Aranha e o deputado Weverton Rocha

O  prefeito Josemar Sobreiro (PSDB) empossou ontem o radialista Rodrigo Costa no cargo de secretário municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento. A cerimônia foi bastante concorrida e contou com a presença de políticos, secretários, lideranças comunitárias, além de familiares e amigos do novo titular da Semapa.

Indicado pelo deputado federal Weverton Rocha (PDT), Rodrigo Costa tem como meta promover o fortalecimento da agricultura familiar, responsável por 70% da renda gerada em Paço do Lumiar.

Ligado ao meio rural, o novo secretário conhece bem a realidade do setor e, a princípio, está conhecendo a estrutura da pasta, e assim dar início ao trabalho, que promete render bons frutos para o município.

Posse de Rodrigo Costa, na sede da Prefeitura de Paço do Lumiar, foi bastante prestigiada
Posse de Rodrigo Costa, na sede da Prefeitura de Paço do Lumiar, foi bastante prestigiada

A posse de Rodrigo Costa representa não só o reforço da equipe de auxiliares da atual gestão municipal de Paço do Lumiar. Mais do que disso, garante o fortalecimento do grupo político comandado pelo prefeito Josemar Sobreiro, que ano que vem disputará a reeleição.

Prefeito de Paço do Lumiar convoca aprovados em concurso

paço concursoA Prefeitura de Paço do Lumiar publicou hoje edital de convocação de dezenas de aprovados no concurso público realizado em 2014 para preenchimento de vagas em diversas áreas do serviço público municipal.

Foram convocados candidatos aprovados para os cargos de professor de ensino fundamental, professor de educação infantil, pedagogo, psicólogo, instrutor de braile, técnico de enfermagem, motorista, merendeiro, dentre outras funções.

Os convocados têm 30 dias para apresentação de documentos, na sede da prefeitura de Paço do Lumiar, a partir do dia 6 de janeiro de 2016, das 8h às 14h.

 

Acesse AQUI o edital.

AL aprova lei de Zé Inácio que institui Bilhete Único Metropolitano

 Lei que cria Bilhete Único é de autoria do deputado Zé Inácio
Lei que cria Bilhete Único é de autoria do deputado estadual Zé Inácio (PT)

A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, o pProjeto de Lei n° 057/2015, de autoria do deputado Zé Inácio (PT), que institui o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros que serve à Ilha, incluindo também o município de Alcântara.

O projeto autoriza o governador do Estado do Maranhão a implantar o Bilhete Único Metropolitano como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na Região Metropolitana de São Luís, nos Município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa.

Zé Inácio destaca que o Bilhete Único Metropolitano tem por finalidade permitir ao usuário a utilização de todos os meios de transporte público de passageiros necessários para o seu deslocamento até o destino final mediante o pagamento de uma única tarifa. “O sistema de Bilhete Único Metropolitano promoverá a integração de todos os meios de transporte coletivo de pessoas, especialmente ônibus intermunicipais, ônibus municipais, bem como outras modalidades a serem implantadas”.

A tarifa cobrada dos usuários para aquisição do benefício deve respeitar o princípio da modicidade, segundo o qual o valor cobrado deve facilitar o acesso ao serviço posto à disposição do usuário.

O parlamentar enfatiza que com a criação do Bilhete Único Metropolitano, será instituído o Fundo Metropolitano de Transportes (FMT), que terá a finalidade de distribuir as receitas auferidas por meio do sistema, de forma a garantir o equilíbrio econômico-financeiro das empresas de transporte coletivo.

Deputado Wellington formaliza no Ministério Público denúncia sobre a precariedade de escolas em Alcântara

Deputado Wellington protocolou denúncia no MP contra precariedade do ensino em Alcântara
Deputado Wellington protocolou denúncia no MP contra precariedade do ensino em Alcântara

O vice-presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), formalizou, na tarde de hoje (21), a denúncia ao Ministério Público sobre a precariedade de escolas que funcionam em Alcântara. O escopo da denúncia, segundo o deputado, foi o repugnante fato de os alunos da Escola Municipal Governador José Sarney estarem assistindo as aulas no local em que funcionava uma Choperia, sem qualquer condição estrutural e,tampouco, educacional.

De acordo com o parlamentar, faz-se necessária a intervenção do Ministério Público, tendo em vista que é inadmissível que alunos assistam as aulas em um local sem as condições mínimas de ensino.

“Fazendo uso das atribuições que o Legislativo Estadual atrela ao deputado, já utilizei a tribuna da Assembleia Legislativa para denunciar a trágica situação de inúmeras escolas no município de Alcântara, concretizando-se no absurdo que é o funcionamento de uma escola em um barracão, local esse em que funcionava, ou funciona (eis a dúvida), a Choperia Fã Clube. Infelizmente, o Legislativo não é Resolutivo, o que impossibilita a imediata mudança de tal cenário. No entanto, não podemos aceitar que nossas crianças continuem assistindo as aulas em uma choperia. Por isso, formalizamos, na tarde de hoje, a denúncia ao Ministério Público, a fim de que zelemos pela dignidade humana das crianças e, ainda, pelo cumprimento daquilo que é direito constitucionalmente assegurado: a educação”, destacou Wellington.

Entenda o caso

Em Alcântara, os alunos da Escola Municipal Governador José Sarney estão assistindo as aulas no local em que funcionava uma Choperia. O barracão que abriga os alunos, ainda com a placa da “Choperia Fã Clube”, não possui sequer banheiros; os alunos utilizam “palhas” para se protegerem do sol, além da falta de materiais, o que inviabiliza o acesso pleno à educação. No local, observa-se a contradição entre as cadeiras novas e um ambiente repleto de insalubridade sem as mínimas condições estruturais e, tampouco, educacionais.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima