A diretora-geral da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), Irina Bokova, condenou nesta quinta-feira (10) a morte do blogueiro brasileiro Ítalo Eduardo Diniz Barros, que foi assassinado a tiros na cidade de Governador Nunes Freire, no Maranhão, no dia 13 de novembro. O profissional mantinha um blog onde publicava notícias locais. Diniz também trabalhava como assessor de imprensa do prefeito do município.
“Eu apelo às autoridades para que investiguem esse crime e levem os perpetradores rapidamente à justiça. A liberdade de expressão é um direito humano básico e temos que fazer tudo para aprimorar a segurança dos jornalistas”, afirmou Bokova.
A diretora-geral condena, regularmente, as mortes dos profissionais de mídia em todas as partes do mundo. Na página da UNESCO, é possível acessar uma lista com os nomes dos jornalistas brasileiros que morreram durante o exercício de suas atividades. A agência é o organismo das Nações Unidas cujo mandato prevê a defesa da liberdade de expressão e da liberdade de imprensa.
Veja a lista de jornalistas e profissionais da mídia assassinados no Brasil.