Maranhão tem o menor número de casos de microcefalia no Nordeste

0comentário

microcefaliaCom 36 casos registrados até o momento, o Maranhão é o estado do Nordeste com o menor número de casos confirmados de microcefalia. Os dados foram atualizados pelo Ministério da Saúde (MS) e Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão (SES).

Segundo o Ministério da Saúde, Pernambuco segue liderando o número de casos, com 804 registros. Em seguida vem Paraíba (316), Bahia (180), Rio Grande do Norte (106), Sergipe (96), Alagoas (81), Ceará (40). Piauí registra 36 casos.

Ainda de acordo com os dados do MS, os casos de microcefalia, proliferados a partir da região Nordeste somam 1.761 registros em 422 municípios espalhados por 13 estados e Distrito Federal.

Na quarta-feira (9), o governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou ações do Governo do Estado para combater o mosquito transmissor da Zika Vírus, Dengue e Chinkungunya. “Precisamos trabalhar juntos. Além dos pequenos cuidados entre as famílias, precisamos colaborar com os agentes de endemias e de saúde, deixando-os entrar na nossa casa. Isso é muito sério, o mosquito pode matar. Juntos, vamos vencer esse desafio”, destacou o governador.

A SES reforçou as medidas para combater o mosquito. O secretário de Estado de Saúde, Marcos Pacheco, ressaltou a importância do Plano Estadual para combate as doenças relacionadas ao Aedes aegypt. “O Governo do Estado está articulando um plano com participação da sociedade, prefeitos, gestores municipais e secretários de outras pastas, uma vez que a ação envolve infraestrutura, saneamento, distribuição de água e erradicação de lixões. Trata-se de um trabalho intersetorial, que deve ter a participação de todos”, afirmou Marcos Pacheco.

Para a SES é preciso ampliar o monitoramento para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypt. “Trata-se de uma guerra sem trégua contra o mosquito transmissor dessas doenças. O governo vai intensificar o trabalho de prevenção. Estamos reivindicando junto ao Ministério da Saúde que agentes do controle de endemias e agentes comunitários de saúde, tenham algum tipo de gratificação e incentivo para que seja potencializado esse trabalho fundamental de combate ao mosquito”, ressaltou o secretário.

Casos diagnosticados

A neuropediatra Tertuliana Mota, da equipe técnica da Secretaria de Saúde, explicou a importância de tratamento adequado para os casos diagnosticados de microcefalia no Maranhão. “Crianças diagnosticadas devem ser encaminhadas para estimulação inicial, já que nem tudo em neurologia se trata com medicação. A base do tratamento é estimulação e fisioterapia, para que a criança consiga desenvolver o cérebro da melhor maneira possível”, informou.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Sem comentário para "Maranhão tem o menor número de casos de microcefalia no Nordeste"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS