1.200 professores certificados em Educação Especial

1comentário
Secretário Geraldo Castro Sobrinho parabeniza professores certificados para atuar na Educação Especial
Secretário Geraldo Castro Sobrinho parabeniza professores certificados para atuar na Educação Especial

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), já contabiliza 1.286 educadores da rede municipal certificados nos cursos de Libras, Braille, Soroban e Educação Especial em Contexto desde o início da atual gestão. A marca foi alcançada esta semana, com a solenidade de conclusão de curso de 323 educadores. O evento aconteceu no auditório da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ).

Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, reforçou que a qualificação é parte de um compromisso assumido pelo prefeito Edivaldo. “Os cursos da área de Educação Especial já estão incorporados à rede escolar municipal, valorizando a formação dos educadores e garantindo a inclusão dos estudantes com deficiência. Estamos muito felizes por ver que o esforço da Prefeitura de São Luís em fortalecer a inclusão e ampliar as oportunidades de formação dos educadores é recompensado pela dedicação de cada um de vocês”, disse o secretário de educação.

O calendário de cursos para a área da Educação Especial será ampliado a partir de 2016. Conforme determinado pelo prefeito Edivaldo, serão oferecidos os cursos de extensão nas modalidades “Autismo” e “Altas Habilidades”. Os cursos foram viabilizados através de parceria com o Núcleo de Tecnologias para a Educação da Universidade Estadual do Maranhão (Uemanet). Também será oferecido no primeiro e segundo semestres de 2016 o curso de Libras nas modalidades Intermediário e Avançado, respectivamente.

Cursos

Geraldo entrega certificado a professor qualificado em curso
Geraldo Castro Sobrinho entrega certificado a professor qualificado em curso

Os cursos têm o objetivo de preparar os educadores para lidar com os estudantes com deficiência em sala de aula e se integram a outras iniciativas já concretizadas na atual gestão para a área da Educação Especial, como a implantação de 39 novas salas de recurso e o desenvolvimento do projeto “Portas Abertas para a Inclusão” – fruto de uma parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e o Instituto Rodrigo Mendes, o projeto usa as aulas de Educação Física para promover a integração entre estudantes com e sem deficiência.

A titular da 2ª Promotoria Especializada na Defesa da Educação, Maria Luciane Lisboa Belo, também esteve presente ao evento e parabenizou os professores pela conquista. “Além da realização pessoal de concluir estes cursos, está o dever de oferecer para a educação pública um ensino de mais qualidade. Vocês estão de parabéns por concluírem mais essa etapa com sucesso. Acredito que as novas habilidades e conhecimentos adquiridos resultarão em mais maturidade profissional e em um trabalho de excelência na área da Educação Inclusiva”, afirmou a promotora.

Marilene Magalhães, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Haydee Chaves, na Vila Esperança, disse que o curso de Educação Especial em Contexto contribuiu muito para a atualização da sua prática pedagógica e que representou também um instrumento de convivência com as pessoas com deficiência que ultrapassou o ambiente escolar. “Há uma necessidade cada vez maior de estarmos preparados para atender as pessoas com deficiência, que não estão só na escola, mas nos supermercados, bancos e outros lugares por onde andamos. Por isso parabenizo o empenho e dedicação de todos pelos cursos oferecidos. Hoje, como professores da rede municipal, estamos mais e melhor preparados para atender a nossos alunos”, disse a professora.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

1 comentário para "1.200 professores certificados em Educação Especial"


  1. Barbara

    É isso aí! Investir na capacitação de prefessores também é uma maneira de melhoria do ensino público. Parabéns a todos.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS