O deputado estadual Zé Inácio (PT) participou, na manhã desta quarta-feira (09), do Seminário para Política e Plano de Mobilização Urbana, promovido pela Agência Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (MOB).
Zé Inácio ressaltou a importância da criação de um Plano de Mobilidade Urbana. “A mobilidade urbana é um tema hoje muito importante, não só para as capitais, mas também para as grandes principais cidades do Maranhão”.
Durante o evento, o deputado destacou o projeto de Lei n° 057/2015, de sua autoria, que prevê a implantação do Bilhete Único Metropolitano, como componente do sistema tarifário operacional do transporte público de passageiros na região metropolitana de São Luís, nos município de São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar, Raposa e Alcântara.
“A criação do Bilhete Único Metropolitano está sendo articulada de forma parceira com o Governo do Estado, por meio da Agência de Mobilidade Urbana. E nós, enquanto deputados, estamos levando essas discussões para a Assembleia Legislativa para garantir o acesso da população ao transporte público de qualidade”, salientou Zé Inácio.
O evento teve como objetivo orientar governos e municípios para coordenar processos de elaboração dos Planos de Mobilidade como instrumento de efetivação da política nacional de mobilidade urbana.
O parlamentar também destacou o projeto de lei complementar n° 09/2015, do Executivo, que cria o Fundo Metropolitano de Transportes (FMT). O projeto tem como finalidade distribuir as receitas auferidas por meio do sistema, de forma a garantir o equilíbrio econômico financeiro das empresas de transporte coletivo, que tramita na Assembleia Legislativa em caráter de urgência. “Esse fará com que se tenha recurso para garantir que o plano de fato aconteça. Para isso, a proposta tramita na Assembleia em caráter de urgência”, explicou o deputado.
Torço e rezo para algum participante ter levado a lei 12587/2012, onde trata de transportes modernos, seguros e confortáveis,falo de metroferrovias. Também contempla hidrovias e ciclovias. Chega de fachada, paliativos obrigatórios como mais asfalto, pintura de meio fio, alargamentos e estreitamento de vias. O maranhao aguarda empenho dos governos municipal, estadual e federal no cumprimento integral da lei. Sao Luís nao tem morros, gás encanado, eletrificação subterrânea, grandes indenizações imobiliárias. Por que o metro nunca, nem um lampejo!! Tanta marcha, seminário,reuniões,….por que….?? Olha que meu Governador já foi Presidente da Embratur,portanto, conhece transporte de massa por todo o mundo. Duvido que nao conheça VLT, BRT, monotrilhos, o premiado nacional Aeromovel feito no Rio Grande do Sul. Chama os empresários de ônibus para participar!! Por que nao? Melhora muito a segurança, n vezes a qualidade de vida, saúde,mais tempo com a família, etc Chega,!!,!,!,!, nao vai adiantar nada…. Parece até a lei 12305/2010′ que prega o fim dos leixões, já prorrogada até 2021 e depois mais e mais……..