Os bambas pedem passagem

Boteco gastronômico Casa das Dunas recebe o Encontro Nacional de Samba e Compositores neste sábado

Delcio Luiz, autor de inúmeros sucessos do samba, se apresentará na festa
Delcio Luiz, autor de inúmeros sucessos do samba, se apresentará na festa

Com a participação do sambista carioca Délcio Luiz e o cavaquinista paulista Royce do Cavaco, além dos principais compositores do samba maranhense, a Casa das Dunas recebe neste sábado (14), a partir das 16h, o Encontro Nacional de Samba e Compositores, uma festa que promete homenagear e exaltar o ritmo musical mais forte da cultura brasileira. Sob o pôr do sol da baía de São Marcos e a vista mais bonita da Avenida Litorânea que vai emoldurar o talento dos sambistas e compositores, a festa pretende promover um verdadeiro terreiro do samba em terras maranhenses, possibilitando a troca de experiências entre várias gerações de sambistas.

Délcio Luiz, por exemplo, tem quase 30 anos de experiência no samba e mais de 500 composições. Ele começou a carreira em 1987 no grupo Só Preto Sem Preconceito, mas foi como vocalista do Grupo Raça, onde permaneceu por oito anos, que Délcio Luiz consagrou-se como sambista na cena cultural brasileira, conquistando inclusive um prêmio de melhor compositor pela música “Eu e Ela”. Após a saída do Raça, ele ajudou a criar o Kiloucura, outro grupo onde fez bastante sucesso, além de ter participado ainda do Grupo Fundo de Quintal. No ano de 2000 Délcio lançou-se na carreira solo e continuou compondo muitos sambas de sucesso. Entre os artistas que já gravaram as composições do sambista carioca estão o Exaltasamba, Os Morenos, Grupo Molejo, Negritude Jr., Jeito Moleque, Pixote, Belo e Arlindo Cruz.

Intérprete oficial da escola de samba X-9 Paulistana, Royce do Cavaco apresentará seu repertório
Intérprete oficial da escola de samba X-9 Paulistana, Royce do Cavaco apresentará seu repertório

Outro sambista que vai desfilar o talento pelo palco da Casa das Dunas neste sábado é Royce do Cavaco, intérprete oficial da escola de samba X-9 Paulistana, sendo considerado um dos maiores intérpretes de sambas-enredo do país. Royce passou a fazer parte do mundo do samba ainda jovem, tocando cavaco nas rodas de samba na capital paulista, onde conheceu muitos nomes consagrados nas escolas de samba Mocidade Alegre e Rosas de Ouro. Em 1982, emplacou a primeira composição de samba-enredo na escola Águia de Ouro, sendo também o intérprete da agremiação naquele mesmo ano. No ano seguinte tornou-se intérprete oficial da Rosas de Ouro, onde permaneceu até 1994, sendo campeão com a escola 6 vezes nos desfiles paulistas (1983, 1984, 1990,1991, 1992, 1994). Depois foi para a X-9 Paulistana, e lá foi campeão mais duas vezes (1997 e 2000). Royce ganhou também o Prêmio Nota 10 de Melhor Intérprete, entregue pelo jornal Diário de São Paulo aos melhores do Carnaval Paulistano, nos anos de 2006, 2009 e 2011.

Programação

A Casa das Dunas abre alas para o samba a partir das 16 horas e contará também com as participações dos grupos maranhenses Sindicato do Samba, Compositores da Ilha, Argumento e Grupo Definição. Outra atração de destaque é a participação especial do intérprete Meio Dia, da escola carioca Imperatriz Leopoldinense.

Os ingressos e camisas para o Encontro Nacional de Samba e Compositores estão sendo comercializadas na Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel e Shopping da Ilha) pelo preço único de R$ 60.

Serviço

O quê: Encontro Nacional de Samba e Compositores
Quando: Sábado, dia 14, a partir das 16 horas
Onde: Casa das Dunas (Av. Litorânea)
Ingressos: R$ 60 (preço único)
Pontos de venda: Bilheteria Digital (Rio Poty Hotel)
Informações: 3227-8695

Deputado Zé Inácio discute lei orçamentária com entidades e ONG’s

Zé Inácio ouviu sugestões da sociedade civil para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA)
Zé Inácio ouviu sugestões da sociedade civil para inclusão na Lei Orçamentária Anual (LOA)

O deputado Zé Inácio ( PT ) promoveu, na noite da quinta – feira ( 12), sessão de estudos sobre o Projeto de Lei Orçamentária do Estado do Maranhão para o quadriênio 2016/2019. O estudo tem por objetivo conhecer a proposta e apresentar emendas antes da votação na Assembleia Legislativa. O evento aconteceu no Hotel Abbeville.

Participaram do momento de estudo entidades como CCN, Coodesu, Coospat, Alfabema, Comissão Justiça e Paz, Fetaema , Fetraf, dirigentes do PT e educadores, além de representantes do Colun/UFMA e do IFMA.

De acordo com o parlamentar, um estudo da LOA 2016 com a participação da sociedade civil organizada reafirma os princípios que norteiam o seu mandato, dentre eles democracia, participação social, transparência, pluralidade e solidariedade, além da preocupação com o desenvolvimento do Estado. “A participação das entidades neste processo da elaboração da LOA 2016/2019 é importante. Por este motivo, estamos hoje aqui. Essa ação demonstra o comprometimento do nosso mandato com a sociedade civil organizada”, salientou. O parlamentar vem acompanhando desde o início as 16 Escutas Territoriais realizadas pelo governo.

A sessão de estudos contou com a participação do representante da consultoria jurídica da Assembleia Legislativa, Flávio Olímpio Neves Silva. Na oportunidade, o consultor elogiou o deputado pela iniciativa. “Parabenizo o deputado Zé Inácio pela iniciativa, pois é o primeiro parlamentar a fazer este tipo de estudo, com a participação popular”.

As discussões tiveram como foco alguns eixos que estão no projeto de lei e são correlacionados aos eixos estratégicos do mandato popular de Zí Inácio, dentre os quais infraestrutura e cidades, agricultura familiar, educação, cultura, esporte e lazer, direitos humanos, destacando as ações de gênero, raça e etnia.

Alguns participantes apresentaram sugestões, entre as quais a destinação de recursos, no orçamento, às ações de gênero, raça e etnia, ações voltadas à agricultura familiar nas áreas fundiárias, agrárias e agrícola, dando destaque à assistência técnica. Também foram discutidos o orçamento previsto para a cultura, o esporte e a habitações rural.

Um ponto consensual entre os participantes foi quanto a necessidade de ajustes no projeto de lei para encaminhamento à Assembleia Legislativa antes da votação.

Uema promove II Encontro de Iniciação à Docência

Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da UEMA promove encontro de bolsistas e professores participantes para interação e discussão sobre os trabalhos realizados durante o ano de 2015

Professor-doutor João Coelho, coordenador de Gestão do PIBID, fala aos professores e alunos na abertura do encontro
Professor-doutor João Coelho, coordenador de Gestão do PIBID, fala aos professores e alunos na abertura do encontro

Foram iniciadas, na manhã desta quarta-feira (11), às atividades do II Encontro de Iniciação à Docência (ENID), o evento, que agora faz parte do calendário oficial da Universidade, é uma iniciativa do PIBID UEMA para integração dos participantes e apresentação dos projetos realizados ao longo do ano, contando ainda com espaços de capacitação e reflexão sobre a academia e o ensino. O encontro está marcado para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

Participaram da solenidade de abertura a pró-reitora de Graduação, professora doutora Andréa de Araújo; a Coordenadora Institucional do PIBID, professora doutora Lídia Santos Pereira Martins; o Coordenador de Gestão do PIBID, o professor doutor João Coelho; a coordenadora da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Timon, a professora mestra Edite Sampaio Sotero Leal; o Coordenador da Área de Letras do Centro de Estudos Superiores de Caxias, o professor mestre Eliseu Arruda de Souza.

Os professores enfatizaram a importância da presença do Programa no ensino público do estado contribuindo para a aproximação entre o espaço acadêmico e a comunidade e para a melhora na qualidade do ensino nos mais diversos níveis do conhecimento humano. A coordenadora institucional do projeto, Lídia Santos Pereira Martins, lembrou do acordo firmado entre a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (SEDUC) e o PIBID UEMA, como um novo passo na consolidação do projeto e possibilitando o atendimento a um público maior e abrindo novas vagas para bolsistas e escolas participantes.

Foi ressaltada ainda, a presença de coordenadores de diversas áreas da capital e do continente que fizeram do momento lugar de comemorações e diálogos mais extensos sobre a situação atual da educação no estado. A pró-reitora de ensino, professora doutora Andréa de Araújo, ressaltou ainda a necessidade do Programa para a qualidade do ensino na universidade e o empenho atual em formar novos professores motivados e qualificados para o ensino nas escolas públicas.

Saldo positivo

Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão fez apresentação durante o evento
Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão fez apresentação durante o evento

O professor doutor João Coelho, coordenador de gestão do PIBID, finalizou a solenidade apontando o saldo positivo nos últimos dois anos do Programa, o seu crescimento e a mudança provocada nas escolas participantes: “agora nós temos estudantes da escola publica motivados e empolgados a entrar na universidade e serem estudantes de Música, Matemática, Química e outros cursos, pois agora conhecem o que é e sentem o desejo pelo conhecimento” ressaltou.

A Orquestra de Violões da Escola de Música do Estado do Maranhão, que conta com a participação de bolsistas da área de Música, se apresentou após o encerramento encantando os presentes com composições famosas regidas pelo professor coordenador da Área de Música do PIBID UEMA, José Roberto Froes.

A solenidade de abertura deu lugar à palestra ministrada pelo Professor Doutor Severino Vilar de Albuquerque, “Contribuições na Formação de Professores no Estado do Maranhão”, que discutia sobre as condições, desafios e contextos sociais da educação no estado e as principais necessidades na formação de novos professores. O momento foi proveitoso para o debate acerca da importância do Projeto e sua inserção nos municípios do continente.

A programação seguirá até o dia 13 de novembro com oficinas e palestras além de apresentações dos bolsistas sobre os trabalhos desenvolvidos nas escolas e discussões entre os coordenadores sobre os próximos passos para o programa.

Diones pede foco total do Sampaio para confronto com Bragantino

Volante e capitão da equipe maranhense acredita em triunfo diante dos paulistas

Para o volante Diones, capitão do Sampaio, o duelo com o Bragantino será muito complicado
Para o volante Diones, capitão do Sampaio, o duelo com o Bragantino será muito complicado

Quinto colocado na Série B e com um ponto a menos que o Santa Cruz, quarto na tabela, o Sampaio Corrêa terá uma verdadeira decisão neste sábado. A equipe maranhense encara o Bragantino, que também briga pelo acesso, fora de casa, precisando vencer para continuar sonhando com o G4.
Para o volante Diones, capitão do time, o duelo com o alvinegro paulista será muito complicado.

“Esse jogo é uma decisão para as duas equipes, que estão brigando pelo acesso, mas não podemos vacilar. Temos que encarar essa partida como a mais importante do ano até aqui. Vamos procurar fazer uma grande apresentação contra o Bragantino e errar o mínimo possível. Nosso objetivo é sair de lá com os três pontos”, disse.

De acordo com o jogador, o elenco maranhense está muito confiante no acesso para a primeira divisão de 2016.

“Estamos muito confiantes no acesso. É possível e todos sabem disso. Precisamos manter o foco total nas últimas partidas para fazer uma sequência boa e garantir uma vaga na primeira divisão do ano que vem”.

Bolo de 30 metros marca um mês de greve no Judiciário

Sindicato estendeu mesa com bolo de 30 metros para marcar um mês de greve na Justiça maranhense
Sindicato estendeu mesa com bolo de 30 metros em frente ao TJ para marcar um mês de greve na Justiça maranhense (Foto: Flora Dolores/O Estado)

Em greve há exatamente um mês pela reposição de perdas inflacionárias de 6,3%, os servidores da Justiça lembram a data com um bolo de 30 metros, posicionado sobre uma mesa em frente ao Tribunal de Justiça, na Praça Pedro II, no Centro.

Técnicos e analistas judiciários, oficiais de Justiça e outros funcionários da Corte acenderam 30 velas em um ato de protesto que simboliza os 30 dias do movimento.

No último dia 6, o desembargador Jamil Gedeon  determinou a suspensão da greve, argumentando que o Sindicato dos Servidores da Justiça (Sindjus) não observou a necessidade de manutenção dos serviços essenciais ao não emitir qualquer comunicado aos usuários dos serviços judiciais informando sobre a paralisação por tempo indeterminado.

Ignorando a ordem do magistrado, a categoria manteve os braços cruzados e não nenhum sinal de que recuará.

MP pede indisponibilidade dos bens do prefeito de Nina Rodrigues

Riba do Xerém é acusado de contratar servidores ilegalmente
Riba do Xerém é acusado de contratar servidores ilegalmente

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça da Comarca de Vargem Grande, ajuizou, em 6 de novembro, uma Ação Civil Pública com pedido de liminar, requerendo a indisponibilidade dos bens do prefeito de Nina Rodrigues, José Ribamar da Cruz Ribeiro, o Riba do Xerém (PRB), pela contratação ilegal de servidores.

O promotor de justiça Benedito Coroba, autor da ação, informou que o prefeito cumpre mandato, desde 2013, contratando servidores temporários para compor o quadro do Município. Os cargos de professores, médicos, técnicos em enfermagem, digitadores, dentistas, técnicos em laboratório e motoristas são preenchidos, ano após ano, sob a alegação de necessidade provisória.

“O concurso público é regra”, afirma o promotor. “A contratação temporária deve acontecer apenas em caráter excepcional, que não é o caso. O prefeito vem se omitindo”.

O MPMA investiga, ainda, a contratação de correligionários do prefeito para integrar o quadro de servidores do Município.

Na ação, o promotor ressalta que a omissão na realização de concurso público e o gasto excessivo com a remuneração de servidores temporários constitui ato de improbidade administrativa, visto que provoca perda patrimonial.

Desse modo, o MPMA pede, ainda liminarmente, a expedição de ofício à Secretaria da Receita Federal para que sejam encaminhadas à promotoria as declarações do imposto de renda relativas aos exercícios de 2013, 2014 e 2015.

Também previstas na Lei de Improbidade, a ação requer a perda do mandato de prefeito; suspensão dos direitos políticos por oito anos; pagamento de multa civil de duas vezes o valor do acréscimo patrimonial e proibição de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios por cinco anos.

Termo judiciário da Comarca de Vargem Grande, o município de Nina Rodrigues fica localizado a 186 km de São Luís.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima