Em reunião do Parlamento Amazônico, Zé Inácio conclama bancadas do Maranhão e Pará a discutir BR-308

0comentário
ZÉ Inácio propôs indicação à bancada maranhense no Congresso Nacional para que discussão sobre a interligação entre Maranhão e Pará pela BR-308 seja retomada
ZÉ Inácio propôs indicação à bancada maranhense no Congresso Nacional para que discussão sobre a interligação entre Maranhão e Pará pela BR-308 seja retomada

O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna durante a III Reunião do Parlamento Amazônico, realizada ontem na Assembleia Legislativa do Maranhão, para conclamar as bancadas maranhense e paraense no Congresso Nacional para discutir o prolongamento da BR-308 até o Maranhão, ligando-o ao vizinho Pará, de modo a incluir os dois estados na rota do turismo, facilitando assim o acesso aos Lençóis e ao Delta Parnaíba. Em seu traçado original, a BR-308 passa pelos municípios de Capanema, Bragança e Vizeu. Uma vez concretizada a interligação, a rodovia passará pelas cidades maranhenses de Carutapera, Turiaçu, Cururupu, Mirinzal, Central do Maranhão e Bequimão.

A interligação depende apenas da construção de 12 quilômetros de estrada entre Viseu e Carutapera, onde deverá ser construída pelo Governo Federal a ponte sobre o Rio Gurupi, na divisa dos dois estados. Por fim, a execução de 20 quilômetros de rodovia entre os municípios de Turiaçu e o povoado Madragoa.

Zé Inácio sugeriu que por meio da mesa diretora da Assembleia Legislativa seja encaminhada uma indicação à bancada federal pedindo a retomada do debate, que já registra avanço significativo entre a bancada paraense.

“Eu gostaria que essa proposta fosse pautada neste Parlamento, inclusive aprovado como Indicação para que, através da Presidência as duas bancadas federais (Pará/Maranhão) fossem acionadas e assim afinassem o discurso da BR-308”.

O petista ainda ressalta que a BR-308 é importante não só para o desenvolvimento dos dois estados, mas também para o desenvolvimento da região Amazônica, sobretudo a que perpassa pelo litoral, margeando o Oceano Atlântico. “Precisamos nos empenhar mais nesse debate e envolver a bancada maranhense, para que possamos ter um avanço e assim incluir os dois estados na rota do turismo brasileiro. O Maranhão e o Pará necessitam dessa inclusão”, diz o parlamentar.

O deputado destacou ainda que a bancada federal do Pará já fez inúmeros debates sobre a BR-308, enquanto o parlamento maranhense pouco tem discutido sobre este tema. “O que está faltando é apenas um pouco mais de empenho de nós, deputados estaduais e, sobretudo, da bancada federal para nos aprofundamos nesta discussão e assim ajudar no desenvolvimento da nossa região, do nosso estado”, ressalta.

Agricultura Familiar

Outro tema destacado por Zé Inácio durante o encontro foi o programa federal Terra Legal. Para o deputado, o programa deveria entrar na pauta do parlamento, para que a regularização fundiária de fato aconteça na Amazônia Legal, composta por nove estados. “O programa Terra Legal deve ser debatido por este parlamento. Temos um programa que, na prática, tem muitas dificuldades de ser efetivado. Um debate sobre tudo, com o Ministério do Desenvolvimento Agrário e com a participação das autoridades poderia resultar em avanço significativo”, alertou Zé Inácio.

Sem comentário para "Em reunião do Parlamento Amazônico, Zé Inácio conclama bancadas do Maranhão e Pará a discutir BR-308"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS