Câmara em Pauta

0comentário

Sistema “S”

José Joaquim alertou que apropriações do Governo Federal compromete finanças do Sistema "S"
José Joaquim alertou que apropriações do Governo Federal compromete finanças do Sistema “S”

A Câmara Municipal de São Luis aprovou uma indicação de autoria do vereador José Joaquim (PSDB) fazendo uma solicitação para as bancadas maranhense no Senado e na Câmara dos Deputados tomarem um posicionamento contra proposta do Governo Federal de fazer apropriação de um terço das contribuições patronais do Sistema “S” e a alteração da Lei do Bem. Explica o vereador tucano que essa medida representa um corte de 53% (cinquenta e dois por cento) de redução das contribuições compulsórias, “com graves conseqüências para o bem estruturado Sistema de formação profissional, saúde, segurança no trabalho, educação, de hábitos e estímulos saudáveis, de responsabilidade social e cidadania, tão bem conduzidos pelo SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEBRAE, SEST/SENAT e SENAR”, acrescenta ele. Continuando, o parlamentar social democrata diz que “dessa forma além do provável desemprego dos trabalhadores do Sistema ‘S’, a ausência e/ou redução dos seus serviços e soluções para os trabalhadores dos segmentos específicos, para jovens e para as novas gerações, para as comunidades e para as empresas, certamente implicarão numa lacuna, com prejuízo de inúmeras ordens para o País”.

Restaurante para a zona rural

Eidimar pede restaurante popular para a zona rural em caráter de urgência
Eidimar pede restaurante popular para a zona rural em caráter de urgência

A Câmara Municipal de São Luís encaminhou para a apreciação do Governo do Estado, por meio da Secretária de Estado de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar (SEDES), indicação da vereadora Eidimar Gomes (PSDB), fazendo pleito, em caráter de urgência, para a construção de um restaurante popular que venha beneficiar a zona rural de São Luís. A parlamentar tucana ressalta em sua proposta que uma das principais necessidades do indivíduo é ter uma alimentação digna, um direito social básico assegurado pela própria Constituição Federal. De acordo Eidimar, a instalação de um restaurante popular na zona rural da capital maranhense, seria uma forma de oferecer qualidade de vida aos moradores da região, disponibilizando um cardápio cuidadosamente elaborado por uma equipe de nutricionistas. Devido a importância, a proposta terá uma atenção especial por parte da vereadora. Segundo informações do governo do Estado, os restaurantes populares de São Luís já serviram mais de 1,5 milhão de refeições. Por dia, cada unidade produz mil refeições, que são destinadas a pessoas de baixa renda, trabalhadores formais e informais, idosos, famílias cadastradas no Cadastro Único (Cadúnico), estudantes, desempregados e moradores de rua e famílias em situação de insegurança alimentar.

In memoriam

Familiares de Emílio Biló Murad receberam homenagem póstuma na Câmara
Familiares de Emílio Biló Murad receberam homenagem póstuma na Câmara

Sessão solene realizada pela Câmara Municipal de São Luís (CMSL), na manhã de quarta-feira (14), homenageou, in memoriam, com o título de cidadão ludovicense, o ex-presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, ex-vereador e ex-deputado federal Emílio Biló Murad. A solenidade contou com as presenças da viúva, Antonieta Nunes Murad, dos filhos do casal, familiares e convidados. O projeto de lei, de autoria do vereador Isaías Pereirinha (PSL), foi aprovado este ano por unanimidade pela Câmara. Em seu discurso, Pereirinha falou da importância da homenagem póstuma, relembrou momentos de Biló na politica e no esporte e exaltou a figura líder que o homenageado era. Emílio Biló Murad, filho de imigrantes libaneses, Ananias Murad e Amélia Ázar Murad, nasceu no dia 2 de Março de 1926. Morreu no dia 17 de novembro de 2009, aos 83 anos de idade. Gozava de boa saúde até ser acometido por um câncer no intestino. Ele era casado com Antonieta Nunes Murad e teve seis filhos: Maria Emília, Simone, Virgínia, Ananias, Emílio Biló e Jakqueline, que lhe deram muitos netos.

In memoriam 2

Biló se evolveu com a política desde os 18 anos de idade. Largou o futebol para assumir a Câmara de Codó como vereador por quatro mandatos consecutivos. Retornou a São Luís como Deputado em 1963. Voltou a se engajar no futebol como vice-presidente de Chiquinho Aguiar, do Sampaio Corrêa. Largou tudo novamente para, nos municípios do interior, trabalhar na campanha do futuro Governador José Sarney. Foi eleito deputado federal e, de 1967 a 1971, ficou em Brasília. No Governo Luiz Rocha foi secretário-adjunto do então deputado Nan Sousa na Secretaria de Estado de Desportos e Lezer (Sedel). Com a desincompatibilização de Nan, assumiu a secretaria Sebastião Murad, que tempos mais tarde também afastou-se do cargo para concorrer a uma vaga de deputado estadual. Foi quando recebeu a nomeação pelo secretário.

In memoriam 3

Idealizador da Medalha do Mérito Desportivo, Biló se orgulha de ter indicado, e o governo outorgado, condecoração ao falecido Presidente da CBF, Otávio Pinto Magalhães, ao vice-presidente da entidade, Nabi Abi Chedid, ao presidente da FIFA, João Havelange, que foi representado pelo genro, Ricardo Teixeira emas de 35 homenageados. Em 1971, Biló estava novamente em São Luís quando assumiu a presidência do Sampaio. Em 1979 cobriu um mandato tampão na então Federação Maranhense de Desportos, em substituição a Domingos Leal. Em 1980 foi eleito de fato e de direito, ficando presidente até 1983. Além de reformar toda a FMD, instalou aparelhos de ar condicionado e comprou um carro 0 km à entidade. Por essas e outras iniciativas, ele revolucionou. Mesmo assim, diz com tristeza que foi injustiçado, principalmente pela imprensa que cobria o futebol. “Hoje os repórteres da época me elogiam e alguns são meus amigos, só que eles bateram em mim impiedosamente quando fui presidente da Federação”, conta, sem saber os motivos.

Dia das Crianças

Programação do Dia da Criança mobilizou comunidade do Alto da Esperança
Programação do Dia da Criança mobilizou comunidade do Alto da Esperança

A alegria e diversão tomou conta da criançada do bairro Alto da Esperança durante a comemoração do Dia das Crianças. A festa foi organizada pelo comunitário Joseano Melo e reuniu centenas de moradores do bairro e comunidades vizinhas para celebrar o dia com muita brincadeira, dança e esporte. O evento foi aberto ás 14h, com um pronunciamento de Joseano, falando da ação realizada no bairro, que cresceu em conjunto com os moradores. O comunitário também agradeceu o apoio do vereador Edmilson Jansen (PTC) na comunidade, disse que já conhecia os trabalhos do parlamentar, que é atuante na região. O vereador Edmilson Jansen disse que seu mandato significa a inclusão social de um povo que não pode ser esquecido, e os bairros Alto da Esperança, Tamancão e residencial Ana Jansen, precisam de uma atenção especial, por isso deve mais uma vez conversar com o Prefeito Edivaldo Holanda Junior (PDT), para discutir os problemas das três comunidades. O vereador ainda se recupera de uma cirurgia, que precisou fazer no início de setembro, por isso não foi possível comparecer a vários eventos apoiados por ele.

Sem comentário para "Câmara em Pauta"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS