A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) participou do Seminário “Proteção Social e Agricultura Familiar, Quebrando o Ciclo da Pobreza Rural”’, realizado na manhã desta quinta-feira, no auditório da Assembleia Legislativa. O evento foi organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), Governo do Estado do Maranhão, frente parlamentar, universidades, prefeituras e demais instituições.
O objetivo do seminário foi mobilizar a sociedade para o enfrentamento à insegurança alimentar no país, chamando atenção da sociedade maranhense para o papel desempenhado pela proteção social e pela agricultura para a erradicação da fome e da pobreza.
Representaram a Semapa o secretário-adjunto, Domingos Paz, e a superintendente de Produção Agrícola, Nadiane Souza. Um grupo de agricultores acompanhou os dois gestores. “A segurança alimentar é uma das políticas mais importantes do estado brasileiro, que tem o dever ético e moral de responder a essa demanda, criando as condições ideais para que a sociedade tenha uma alimentação saudável”, destacou Paz.
Temas
Durante o seminário, foram debatidos a importância da agricologia para uma alimentação saudável e sustentável; a importância do sociativismo e cooperativismo para o fortalecimento da agricultura familiar; a política de agroindústria para a agricultura familiar. Esse evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA), pelo Governo do Estado do Maranhão, pela Frente Parlamentar, Universidades, Prefeituras e demais instituições.
No Maranhão, a Semana Estadual de Alimentação ocorre de 13 a 17 de outubro.
Interessante a população se interessar por este semirário.
Segurança alimentar é um fator muito importante na nossa sociedade, e desenvolver este assunto é mais importante ainda.
A sociedade tem se alimentado muito mal e por conta da ganancia de muitos, até os produtos naturais já não são mais saudáveis. Que a consciência de oferecer produtos legítimamente naturais a população prevaleça.