Em assembleia-geral, policiais decidiram encerrar greve e retomar diálogo com o Governo do Estado
Os policiais civis do Estado do Maranhão em Assembleia Geral realizada na manhã desta sexta-feira 25 de setembro, no auditório dos Bancários, Centro, em ampla maioria decidiram pelo fim do movimento grevista que durou oito dias. A partir de hoje as atividades da polícia voltam normalmente em todas as delegacias e regionais do Estado.
Durante a Assembleia, o SINPOL e a comissão de greve que esteve presente ontem (24/09), na reunião realizada com o governador do Estado do Maranhão Flávio Dino do (PcdoB), no Palácio dos Leões, sede do governo estadual, repassaram os informes do que foi acordado à categoria.
“Ontem na conversa que tivemos com o governador Flávio Dino, ele garantiu pessoalmente que irá rediscutir e reabrir o diálogo para a elaboração de tabelas salariais para 20016, e que essas tabelas terão recursos garantidos na Lei Orçamentária Anual-LOA. Ele não falou em números, mas garantiu continuarmos as negociações até que se chegue a um entendimento”, disse um dos representantes da comissão.
Com a garantia de reabertura do diálogo para a elaboração de novas tabelas, a categoria decidiu pelo encerramento da greve.
Também ficou pré-estabelecido que no dia 30 de setembro, ocorrerá uma nova reunião com os secretários do governo e a comissão do sindicato e membros da base. “Foi rompida uma grande barreira, pois dessa vez conseguimos falar com o próprio governador para que ele mantesse o diálogo com a polícia civil, visto que, já tínhamos realizado várias audiências com seu secretariado, no entanto não tínhamos chegado a esse entendimento. Mas, agora acredito que superamos esse impasse e iremos continuar as discussões para a elaboração de novas tabelas. E como palavra do próprio governador que disse: em 20016 iremos corrigir essas distorções que existem na polícia civil, estamos convictos de um futuro melhor para os policias”, disse o Presidente Heleudo Moreira.
A cerimônia de homenagem que dá o titulo de Doutor Honoris Causa aos cinco imortais foi realizada na AML na noite da última quinta-feira
UFMA e AML homenagearam cinco imortais maranhenses com títulos de Doutor Honoris Causa
SÃO LUÍS – Na noite da ultima quinta-feira (24), a Universidade Federal do Maranhão e a Academia Maranhense de Letras (AML) homenagearam cinco imortais da Academia Maranhense de Letras com o título de Doutor Honoris Causa. O evento aconteceu na sede da AML em comemoração ao centenário de Mário Meireles, onde na ocasião também foi lançado o Dicionário da Obra de Domingos Vieira Filho, de autoria dos pesquisadores da UFMA Conceição de Maria de Araujo Ramos, José de Ribamar Mendes Bezerra, Maria de Fátima Sopas Rocha, Luís Henrique Serra e Edson Lemos Pereira
.
Na solenidade, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, como presidente do Conselho Universitário da UFMA, concedeu o título de Doutor Honoris Causa a Mário Meireles e outros quatro imortais, Dom José de Medeiros Delgado e Domingos Vieira Filho, in memoriam, e Jomar da Silva Moraes e José Maria Ramos Martins.
O título de Doutor Honoris Causa é oferecido a personalidades que se distinguem pelo saber, pela atuação na ciência ou pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos, características que distinguem os homenageados.
Em seu discurso, lido pela professora Silvia Cristina Duailibe Costa, um dos imortais homenageados, Jomar da Silva Morais, de 82 anos, disse que neste “tempo intenso”, em suas palavras, se sente inteiro por estar bem de vida nesse momento marcante. “Somente eu me acho presente, já que as ausências são perfeitamente compreensíveis”, lembrou, referindo-se ao colega da AML, José Maria Ramos Martins, que não pôde estar presente devido a sua idade avançada, e outros de seus colegas, já falecidos. Também em seu discurso Jomar Morais homenageou os colegas. “Em nome de nenhum agraciado falarei porque não me cabe fazê-lo, mas a todos eles rendo minha homenagem pelo muito que fizeram”, ressaltou.
Em seu discurso, o reitor da UFMA, Natalino Salgado, falou das qualidades de cada homenageado e dos grandes legados que os fizeram merecer a homenagem. “Estas pessoas deixaram para nós o maior legado de todos, que é a cultura do conhecimento”, exaltou. Natalino Salgado ainda disse que esta homenagem eleva e engrandece a UFMA e reforça ainda mais o laço com a Academia Maranhense de Letras.
Reitor Natalino Salgado confere título de Doutor Horonis Causa ao escritor e procurador da UFMA Jomar Moraes
O presidente da Academia Maranhense de Letras, Benedito Bogéa Buzar, mencionou que a UFMA e a AML lembraram de uma figura esquecida, mas que marcou a sociedade maranhense: Dom José de Medeiros Delgado, fundador da universidade e que agora dá nome ao campus universitário do Bacanga. “A Academia Maranhense de Letras e a Universidade Federal do Maranhão se redimiram do pecado que estavam cometendo por tanto tempo contra Dom Delgado”, afirmou.
Saiba mais
Dom Delgado, junto com a Academia Maranhense de Letras, criou a Faculdade de Filosofia e doou o Palácio Cristo Rei para abrigar as aulas da mesma. Mas Sendo um visionário e sonhador, alguns de seus maiores desejos eram criar uma biblioteca, um teatro, um museu e uma universidade católica. Por este motivo, como já existia a Escola de Enfermagem São Francisco de Assis e a Faculdade de Filosofia, muito se esforçou para a criação Faculdade de Ciências Médicas e a Faculdade de Serviço Social.
Entretanto, esses cursos não eram suficientes para a formação de um instituição com status de universidade, por isso, Dom Delgado saiu na frente outra vez e criou a Faculdade Católica de Direito. Assim se fundou a Universidade do Maranhão, que posteriormente se tornou a Universidade Federal do Maranhão. É por este legado o Campus Universitário do Bacanga hoje carrega o seu nome, como Cidade Universitária Dom Delgado.
Mario Meireles fundou, junto a outros membros da AML, a Faculdade de Filosofia, onde foi aprovada como professor catedrático. Foi responsável pela criação da biblioteca da faculdade, exigência feita pelo Ministério da Educação para que fosse reconhecida como instituição de ensino superior. Posteriormente participou ativamente na criação da Universidade do Maranhão, quando a Faculdade de Filosofia foi incorporada à Universidade Católica fundada por Dom Delgado, que veio a ser a atual Universidade Federal do Maranhão.
Jomar da Silva Morais se formou em Direito pela UFMA e fez mestrado em História, com área de concentração em História do Brasil, em convênio pela UFMA e UFPE. Também ocupou o cargo de procurador geral da UFMA, e representou a Academia Maranhense de Letras no Conselho Universitário da UFMA em cinco mandatos de dois anos cada.
José Maria Ramos Martins exerceu diferentes funções de magistério e administrativos na UFMA, como professor nos cursos de Direito, Filosofia e Letras. Também exerceu os cargos de reitor e vice-reitor da UFMA.
Domingos Vieira Filho iniciou sua carreira de professor no Liceu Maranhense e foi um dos fundadores da Faculdade de Filosofia, tendo sido professor titular nessa faculdade e no Departamento de Direito da Universidade Federal do Maranhão.
Lojas Americanas da Av. Daniel de La Touche, na Cohama, é alvo fácil de assaltantes a qualquer hora do dia
A filial das Lojas Americanas da Avenida Daniel de La Touche, na Cohama, foi alvo ontem do sexto assalto só este ano. Após renderem funcionários e clientes, três homens armados fizeram um verdadeiro raspa no estabelecimento e levaram todos os objetos que puderam carregar. Detalhe: o roubo aconteceu em plena luz do dia, em uma das áreas mais movimentadas de São Luís.
Segundo relato feito por uma das vítimas ao blog, os três assaltantes chegaram à loja por volta das 13h e foram logo apontando as armas para funcionários e consumidores. Todos foram obrigados a ir para os fundos do estabelecimento para não chamar a atenção de quem passava na rua. Em pânico, uma mulher chegou a desmaiar.
Depois de humilhar as vítimas, os criminosos passaram a recolher objetos da vitrine, como celulares, videogames Plastation e Xbox e notebooks. Também roubaram os pertences dos clientes e todo os dinheiro dos caixas.
Assaltos frequentes
A unidade das Lojas Americanas da Cohama é totalmente vulnerável à ação de bandidos. Segundo a uma fonte do blog, já houve até tiroteio dentro do estabelecimento. Ainda assim, quase não há policiamento na área, apesar de o estabelecimento ficar aberto diariamente das 8h às 22h.
O blog apurou ainda que a direção das Lojas Americanas proíbe de forma expressa que funcionários comentem os assaltos com o público externo, pois isso comprometeria o movimento de compras.
Acontece que desta vez havia clientes entre as vítimas. E um deles relatou todo o terror que passou sob a mira dos criminosos ao consumir os produtos da gigante do varejo.
Wellington lembrou que obras na Unidade Mista estão paradas há quase 1 ano
O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, deputado Wellington do Curso (PPS), apresentou mais uma proposição em defesa da população de Paço do Lumiar. Dessa vez, o parlamentar destinou a atenção à saúde e solicitou, através de indicação a reativação da Unidade Mista do Maiobão.
Ao defender a solicitação, Wellington ressaltou as reivindicações da população local e enfatizou que as obras na Unidade Mista estão paradas há quase um ano, o que, segundo ele, tem implicado em consequências negativas.
“Segundo informações, a Unidade Mista do Maiobão teve suas obras paralisadas há cerca de um ano. Ante tal paralisação, inúmeras são as consequências negativas. Atendendo às reivindicações da população, solicitamos que fosse encaminhado, através da indicação 792/2015, expediente ao Governador do Maranhão e ao Secretário de Saúde solicitando que adotassem providências a fim de retomar as obras e, por conseguinte, reativar Unidade Mista do Maiobão. Ressalta-se aqui não a simples reforma de uma Unidade, mas o zelo por aquilo que é direito de todos e dever do Estado: a saúde”, declarou o deputado.
Plenário da Câmara Municipal de São Luís sofreu alterações com mudança de partido de sete vereadores
Na reta final do prazo para filiações partidárias, ao menos sete dos 31 vereadores de São Luís negociam ou negociaram a troca de legenda para a eleição do ano que vem. Eles têm até o próximo dia 2 de outubro – um ano antes do pleito – para confirmar à Justiça Eleitoral a mudança de sigla. De olho no calendário, os vereadores avaliam os riscos, negociam apoios e se preparam para a troca de legenda.
Não há uma lista oficial informando as mudanças porque os vereadores não são obrigados a comunicar à mesa diretora da Câmara, apenas ao juiz eleitoral. Mas são pelo menos sete parlamentares que trocaram de partido, inclusive o presidente da Casa, vereador Astro de Ogum, que saiu do PMN para ingressar no PR. Ao todo, cinco parlamentares trocaram de legenda até o momento. Outros dois também devem comunicar a mudança de partido, mas ainda não há registro oficial.
O vereador Osmar Filho, líder do governo, deixou o PSB e se filiou ao PDT. Este já é o terceiro partido do parlamentar nesta legislatura. Ele se elegeu pelo PMDB e depois mudou para o PSB. Com a nova adesão, o PDT passa a ter a maior bancada da Câmara com quatro vereadores: Além de Osmar, Pavão Filho, Barbosa Lages e Ivaldo Rodrigues.
Entre os que também mudaram de partido na Câmara mais de uma vez está à vereadora Rose Sales, que foi eleita pelo PCdoB, mas havia trocado a pelo Partido Progressista (PP) e agora está sem filiação. O vereador Francisco Chaguinhas saiu do PRP e ingressou no PSB, assim como Estevão Aragão, que largou o PPS para aderir ao SD. Nos bastidores, a informação é que os dois parlamentares não disputem à reeleição pelos seus atuais partidos.
Ainda estão sem partido
A cerca de oito dias do prazo final da Justiça Eleitoral para as filiações partidárias, três vereadores da capital não têm legenda. Antônio Marcos, o Marquinhos Silva, ex-PRB, enfrenta dificuldades para obter espaço em outra sigla; Ricardo Diniz, ex-PHS, estuda duas opções.
No caso da vereadora Rose Sales, a expectativa é que ela vá para uma das duas legendas criadas recentemente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE): Rede Sustentabilidade e Partido Novo.
O final de setembro vai marcar o encerramento do prazo para que aqueles que desejam disputar cargo eletivo no pleito de 2016 estejam devidamente inscritos em uma agremiação partidária e, assim, credenciados perante a Justiça Eleitoral para disputar um cargo eletivo.
A regra eleitoral vale também para os detentores de mandato que desejam trocar de partido para a sucessão do próximo ano, embora a mudança seja permitida apenas nos casos onde comprovadamente exista a justa causa para a troca partidária.
Cinegrafistas, repórteres e frota numerosa de viaturas foram posicionados em frente ao prédio de João Abreu
A notícia da decretação da prisão do ex-chefe da Casa Civil João Abreu ganhou as manchetes de todos os veículos de comunicação aliados ao Palácio dos Leões. Não poderia ser diferente, pois o comunista Flávio Dino, mentor da orquestração, pretende dar a maior visibilidade possível ao seu plano de colocar na cadeia uma figura próxima ao grupo liderado pelo senador José Sarney, como se essa fosse sua principal missão como governador.
Para cobrir a pretendida prisão do adversário, foram escalados repórteres, cinegrafistas, repórteres fotográficos, blogueiros e outros profissionais de mídia pautados por quem hoje dita o rumo do poder político no Maranhão. Um forte aparato midiático foi posicionado em frente ao prédio onde mora João Abreu, na Ponta d’Areia, pronto para registrar cada momento do espetáculo.
A polícia também compareceu em bom número ao local. Uma frota numerosa de viaturas foi deslocada à península, como se no edifício estivesse homiziado um criminoso de altíssima periculosidade e não um cidadão em pleno gozo de todos os seus direitos e garantias constitucionais. O secretário de Segurança Pública, Jefferson Portela, acompanhou pessoalmente a megaoperação. Só faltou o próprio Flávio Dino, acompanhado do seu fiel escudeiro, Márcio Jerry, dar as caras, mas aí já seria demais.
A mobilização policial foi exagerada e injustificada aos olhos de quem acompanhou o fato com lucidez e coerência. E para decepção de Flávio Dino e seguidores, João Abreu não foi localizado, ciente que estava de que seria armado um circo para prendê-lo.
A tentativa frustrada de prender João Abreu foi mais um fato a comprovar que no atual governo sobra ódio e falta competência para concretizar planos, quaisquer que sejam.
Zé Inácio: “É inadmissível ainda termos que conviver com o sucateamento do transporte marítimo”
O deputado Zé Inácio (PT) usou a tribuna da Assembleia Legislativa, na manhã desta quinta-feira (23), para chamar atenção das autoridades para as precárias condições de uso dos ferry-boats e a falta de fiscalização deste tipo de transporte.
“A audiência pública tratará da questão do ferry-boat e as relações do direito do consumidor, prestação de serviço, preço de passagem, entre outros assuntos, além dos altos preços das passagens, o quê não corresponde ao conforto de milhares de pessoas que dependem desse tipo de serviço. É inadmissível ainda termos que conviver com o sucateamento desse transporte”, ressaltou o parlamentar.
O deputado que é da Região da Baixada e por tanto também usuário desse tipo de transporte, solicitou a audiência pública a partir da denuncia sobre o incidente ocorrido na última terça-feira (23) com o ferry boat Cidade de Alcântara, que fazia a travessia Cujupe/São Luís. Após 50 minutos de viagem, os tripulantes perceberam que a navegação estava com o casco furado e muita água estava invadindo o porão. Mesmo assim, continuaram a travessia, colocando em risco a vida de todos os passageiros que estavam na embarcação. “Uma tragédia anunciada, visto que o ferry-boat atravessou a Baía de São Marcos com o casco furado colocando em risco a vida de várias pessoas que estavam fazendo a travessia, naquele momento”.
Zé Inácio também denuncia o preço elevado cobrado pela prestação desses serviços, sem nenhuma condição de uso. “Além de termos que conviver com a situação precária dos ferry-boats, também temos que conviver com a cobrança elevada do preço das passagens que não correspondem ao conforto dos passageiros”, destaca.
A audiência irá contar com a presença de órgãos como o Ministério Público Estadual, Agência de Mobilidade Urbana, o Procon, a Marinha e demais órgãos competentes.
Prefeito Josemar fala à plateia formada por jovens na quadra da UEB Poeta Gonçalves Dias (CAIC Maiobão)
O prefeito de Paço do Lumiar, professor Josemar Sobreiro (PSDB) participou, na tarde de ontem (24), da abertura da 3ª Conferência Municipal da Juventude de Paço do Lumiar, na quadra da UEB Poeta Gonçalves Dias – CAIC Maiobão. O evento traz como tema: “JUVENTUDE PRESENTE, UM PASSO PARA O FUTURO!” foi marcado pela presença de um grande numero de jovens, estudantes, lideranças municipais e estaduais, entidades, vereadores, do secretário de Desenvolvimento Social, Nauber Braga, o coordenador de Juventude, Adielson Araujo, e a secretária de estado da Juventude, Tatiana Pereira.
Para o prefeito Josemar, a conferência é um espaço legitimo e de integração da sociedade cujo o objetivo comum estar na proposição de ações a serem implementadas pelo poder público. “Os jovens luminenses devem se utilizar desse espaço para juntos apresentarem anseios e contribuírem para a elaboração a política municipal de juventude”, disse.
Prefeito Josemar Sobreiro com autoridades e representantes da juventude na abertura da conferência
Grupos culturais organizados no município, como a Banda Marcial “Henrique de La Roque”, Dança Portuguesa Império de Lisboa, Dj’s e bandas Gospel animaram a programação de abertura.
A conferência prossegue durante toda esta sexta-feira (25), no auditório da faculdade IESF, onde o público jovem fará uma reflexão, análise e apresentará propostas de políticas públicas, com o objetivo de articular esse público para o interesse na participação e controle social.
Comentários