Deputado Wellington representa o Maranhão na II Reunião do Parlamento Amazônico

Wellington do Curso representou o Maranhão em mais uma reunião do Parlamento Amazônico
Wellington do Curso representou o Maranhão em mais uma reunião do Parlamento Amazônico

O vice-presidente das Comissões de Educação e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Wellington do Curso (PPS), está em Macapá-AP, desde o início desta quinta-feira (24), representando o Maranhão e participando da 2° Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico. O evento está acontecendo na Assembleia Legislativa do Amapá e discute sobre temas importantes como a regularização fundiária da Amazônia Legal e temáticas referentes aos investimentos e projetos da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) na Região que compreende os 09 estados da Amazônia Legal.

Wellington, que integra o Colegiado do Parlamento Amazônico como Secretário de Direitos Humanos e que já representou o Maranhão na 1ª Reunião do Parlamento que aconteceu em agosto, destacou a importância do evento e ressaltou a relevância de se debater sobre questões que acometem o estado do Maranhão, além de discorrer sobre as problemáticas que permeiam os demais estados.

“É com muita honra que represento o Maranhão, pela segunda vez, na reunião do Parlamento Amazônico. A experiência que o Parlamento Amazônico proporciona é de grande relevância, já que a discussão de forma isolada sobre as problemáticas acaba por não ter grande eficácia. Estarei durante todo o dia debatendo sobre temas importantes e espero levar para o Maranhão a visão crítica que, certamente, implicará em proposições embasadas na sustentabilidade e no bem estar social dos maranhenses”, afirmou o parlamentar.

Cobertura de ginásio desaba em escola do Estado na Cidade Operária

Cobertura de zinco e paredes de alvenaria do ginásio desabaram, assuntando alunos e a vizinhança
Cobertura de zinco e paredes de alvenaria do ginásio desabaram, assuntando alunos e a vizinhança

A cobertura do ginásio esportivo da Unidade Integrada Paulo VI, instalada dentro do campus da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), desabou no início da tarde desta quinta-feira e por pouco não provocou uma tragédia. Dois alunos teriam saído feridos, sem gravidade.

Toda a estrutura superior, feita em zinco, e as paredes de alvenaria foram ao chão. O acidente causou pânico em estudantes e assustou quem estava nos arredores da escola e escutou o barulho produzido pelo desabamento.

Pela manhã, o forro de uma das salas de aula da mesma escola também desabou. Duas alunas foram levadas ao hospital com ferimentos leves, segundo testemunhas.

A escola Paulo VI foi batizada, inicialmente, de 29 de Outubro, em alusão à data em que o falecido Jackson Lago venceu a adversária Roseana Sarney, na eleição de governador, em 2006. O pleito foi decidido em segundo turno, com diferença mínima de votos, e pouco mais de dois anos depois de tomar posse o pedetista foi cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político.

Oito7Nove4 traz de Salvador festa temática para São Luís

Grupo baiano traz de Salvador para São Luís, a label “Inferninho 87”, dia 02 de outubro na Kathedral

O cantor Bell Marques entre os filhos Pipo e Rafa, vocalistas da banda Oito7Nove4
O cantor Bell Marques entre os filhos Pipo e Rafa, vocalistas da banda Oito7Nove4

Sucesso em todo o Brasil, os filhos do ex-vocalista do Chiclete com Banana, Bell Marques, os músicos Rafa e Pipo estão de volta a São Luís e com um projeto diferente, ou melhor, muito ousado, para o dia 02 de outubro, na inauguração da boate, Kathedral, antiga Pink Elephant na Península, às 22h, que se chama “Inferninho 87”.

A dupla faz parte da banda Oito7Nove8, que há quatro anos vem conquistando o Brasil e principalmente o Carnaval de Salvador, com muitas surpresas, simpatia, desenvoltura e grandes hits.

O grupo baiano traz no repertório as músicas “Se você fosse um peixinho”, música de trabalho atual, “Dererê”, “Se não puder voar”, “Tá a fim de namorar” e “Pedida perfeita”. Recentemente divulgaram um clipe com o cantor Wesley Safadão, chamado “Quando você me procurar”, o sucesso já conta com mais de 800 mil visualizações no Youtube e muitos comentários nas redes sociais.

Nesse retorno ao Maranhão, assim como o pai, Rafa e Pipo também querem surpreender os fãs maranhenses, por isso, apresentam em São Luís o projeto “Inferninho 87”, que obrigatoriamente pede uma cenografia caprichada, performances e surpresas durante toda a festa. Além de show do grupo Oito7Nove4, a festa conta também com as apresentações do cantor Bruno Shinoda, Xavecada, DJ Flávio Durans e Yago Sik. Assista abaixo a uma apresentação da banda, com participação do cantor Wesley Safadão:

[youtube bE5sNKScjZU]

O evento terá características interativas e decorativas, como fumaça artificial, tochas de fogo, jatos de CO2, rodadas de tequila e distribuição de acessórios como chifrinhos, e terá uma única exigência: dress code completamente preto. Os ingressos podem ser adquiridos na Bilheteria Digital do Shopping da Ilha ou Rio Poty Hotel.

Serviço

O quê: Oito7Nove4 em São Luís

Onde: Boate Kathedral (antiga Pink Elephant)

Quando: 02 de outubro, às 22h.

Atrações: Oito7Nove4, Bruno Shinoda, Xavecada, DJ Flavio Durans e Sik.

Informações: (98) 3016 – 6663

Realização: 4 Mãos Entretenimento

Site do governo nega acesso ao Diário Oficial

Mensagem em inglês informa que acesso ao Diário Oficial está proibido"
Mensagem em inglês informa que acesso ao D.O. está proibido

O link do site do Governo do Maranhão (www.ma.gov.br) que dá acesso ao Diário Oficial do Estado está indisponível desde as primeiras horas desta quinta-feira. Ao tentar acessá-lo, o internauta se depara com uma mensagem em inglês, que, traduzida para o português, que dizer: “Proibido. Você não tem permissão para acessar este servidor”. A pane ainda não foi explicada por nenhum canal de comunicação governista.

A versão eletrônica do Diário Oficial do Estado é um importante instrumento de consulta. No documento, o cidadão toma conhecimento de leis sancionadas, decretos, portarias, nomeações, exonerações, liberações de crédito para secretarias e outros órgãos estaduais, instauração de sindicâncias e processos administrativos, entre outros atos de governo.

Jornalistas e blogueiros também costumam buscar informações no Diário Oficial. E não raro fazem descobertas relevantes, logo transformadas em notícias de ampla repercussão.

Para muitos profissionais de imprensa, a consulta ao Diário Oficial faz parte da rotina de trabalho. O autor deste blog é um dos que pesquisa o documento todos os dias.

E por se sentir prejudicado, exige a liberação imediata do acesso ou, pelo menos, uma explicação convincente para a pane.

Editorial: a soberba de Flávio Dino

Em análise objetiva, matemático e advogado, ambos professores, apontam seis equívocos que comprometem o governo Flávio Dino, fazem alerta ao comunista e esclarecem ao povo a situação política atual do Maranhão

Por Enésio Matos Neto*
e Wilson Sousa**

Antes de iniciarmos este breve editorial, esclarecemos aos queridos leitores que o referido texto não esta a serviço de grupo político, facção ou qualquer espécie de agrupamento ideológico°. Pois bem, estas palavras servem de alerta ao Governador do Estado do Maranhão, Flavio Dino, e de esclarecimento ao eleitorado maranhense.

Primeiro equívoco

No discurso de posse, o Governador assumiu uma postura extremamente soberba, arrogante e perigosa, ou seja, cunhou uma expressão fatídica: “que o Maranhão naquele momento iniciaria uma nova era”. Em outras palavras, que o nosso Estado teria dois momentos históricos – aF/dF (antes de Flávio Dino e depois de Flávio Dino).

Essa postura inicial demonstra uma carga de arrogância e prepotência comparável aos arroubos de Stálin.

A comparação a Jesus Cristo (a.C/d.C) tende a ser danosa tanto ao Governador quanto ao povo do Maranhão.

Ademais, negar a importância de Jackson Lago, José Reinaldo e outros na Queda da Bastilha significa negar a própria história.

Segundo equívoco

A escolha do seu Secretariado recaiu, notadamente, entre ex-colegas dos Maristas e ex-alunos da UFMA.

Instalou-se no Maranhão uma republiqueta alcunhada, hoje, neste texto, de MARUFMA (neologismo da aglutinação Maristas e UFMA).

Em que pese uma expressiva votação nas classes menos providas e, conseqüentemente, menos esclarecidas, tais classes não se encontram efetivamente satisfeitas, tampouco representadas na administração estadual.

Terceiro equivoco

O Governador em epígrafe, embora tenha sido eleito para governar, delegou essa tarefa ao casal “sem e com” – sem voto, sem carisma, sem liderança — e com prepotência, com arrogância e com incapacidade.

Quarto equívoco

As promessas de campanha se encontram praticamente esquecidas. O tão alardeado combate a corrupção, efetivamente, ainda não ocorreu, e, ao que tudo indica, não acontecera. Ha sinais endêmicos de corrupção em varias Secretarias de Estado.

Quinto equívoco

O Governador em tela se encastelou nos labirintos do poder. SO the falta repetir as palavras de Maria Antonieta. “Se não tem pão, que comam brioches”!

Sexto equívoco

O Governador se diz ter o apoio incondicional da Presidenta Dilma Roussef, entretanto não consegue, em nove meses de administração, indicar ninguém para ocupar os cargos federais do Estado em que governa.

Como este é o primeiro, de uma seqüência de dez ensaios, ficamos por aqui.
Contudo, antes sugerimos seja feita uma reflexão acerca do rumo que toma o atual Governo, restando salutar para o povo do Maranhão.

* Matemático e Professor
** Advogado e Professor

Comissão de Direitos Humanos da AL repudia ofensas de deputado a indígenas e homossexuais

Por meio de nota, a Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão repudiou as ofensas dirigidas pelo deputado estadual Fernando Furtado (PCdoB) aos povos indígenas e aos homossexuais, durante audiência pública realizada no último dia 4 de julho, em São João do Caru, e amplamente divulgadas pela imprensa e blogs, que tiveram acesso á gravação do discurso do parlamentar.

A comissão lamentou a postura de Fernando Furtado e ressaltou que sua atitude não condiz com a defesa dos direitos humanos e das minorias sociais assegurados pela Constituição.

Segue a nota, assinada pelo deputado Zé Inácio (PT), presidente da comissão:

Nota

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa do Maranhão, reuniu na manhã desta quinta-feira (24/09) e vem à sociedade maranhense tornar público que repudia as declarações do Deputado Estadual Fernando Furtado (PC do B), membro desta Casa, designadas de forma ofensiva aos povos indígenas e homossexuais, durante Audiência Pública, realizada dia 4 de julho deste ano, em São João do Caru, conforme veiculadas através de áudio na imprensa e nas redes sociais.

Lamentamos o ocorrido e ressaltamos que a atitude deste parlamentar não condiz com a defesa dos direitos humanos e das minorias sociais assegurados na Constituição. A postura ofensiva do parlamentar atinge também os homossexuais que, assim como os povos indígenas, são sujeitos de direitos e cabe a esta Casa e à sociedade respeitá-los, assegurá-los e protegê-los e não difamá-los, agredi-los como procedeu o parlamentar.

Ao se referir de forma ofensiva à etnia indígena awa-guajá e aos homossexuais o parlamentar atinge todas as comunidades indígenas que fazem parte da formação do povo brasileiro e maranhense e a população LGBT que tem o seu reconhecimento como cidadãos de direito e, portanto, merecem ser respeitados.

São Luís, 24 de setembro de 2015

Dep.Zé Inácio
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias
Assembleia Legislativa do Maranhão

MP colhe denúncias sobre políticas para a juventude no Maranhão

Os interessados em comunicar supostas irregularidades no Fórum Estadual de Juventude do Maranhão (Fejma) têm até o dia 1º de outubro para se manifestar. É o que prevê edital de convocação lançado pelo 1º promotor de justiça da Infância e Juventude de São Luís, Márcio Thadeu Silva Marques.

A medida integra os autos do Inquérito Civil n.º 00162015, que foi instaurado com o objetivo de acompanhar o impasse jurídico sobre a representação da sociedade civil no Conselho Estadual da Juventude (Cejovem).

A partir dos dados coletados, a Promotoria da Infância e Juventude irá definir se propõe ou não ação judicial a respeito do tema.

Eleição para conselho tutelar

Em atendimento a decisão judicial que deferiu pedido do Ministério Público, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São Luís publicou edital (05/2015) com a relação de todos os pré-candidatos a conselheiro tutelar nas 10 áreas da capital.

A decisão anulou os editais 03/2015 e 04/2015 que publicaram as relações dos pré-candidatos aprovados e reprovados, bem como dos recursos deferidos e indeferidos no curso de capacitação e avaliação.

Ao mesmo tempo, a Comissão Especial Eleitoral do Processo de Escolha dos Conselheiros Tutelares do CMDCA alterou essas relações, passando a considerar todos os pré-candidatos como aprovados e aptos a concorrer ao processo de escolha unificado.

A eleição vai acontecer no dia 4 de outubro em todo o Brasil e os eleitos serão empossados no dia 10 de janeiro de 2016. Em São Luís, os conselhos tutelares abrangem as áreas Cohab-Cohatrac, Anil-Bequimão, São Francisco-Cohama, Itaqui-Bacanga, Coroadinho-João Paulo, Centro-Alemanha, São Cristóvão – São Raimundo, Vila Luizão-Turu, Área Rural, Cidade Operária-Cidade Olímpica.

Fonte: Ministério Público do Maranhão

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima