O jornal Folha de S. Paulo divulgou nesta segunda-feira (14) o Ranking Universitário da Folha (RUF), com a avaliação de 192 instituições de ensino superior no Brasil. A instituição maranhense mais bem colocada no ranking geral é A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com nota 58,40. A Universidade Ceuma foi a segunda, com nota 29,41 e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), a terceira colocada, com a nota 26,50.
O levantamento feito pela Folha de S. Paulo chega à sua quarta edição. Segundo a publicação, esta é “a mais ampla avaliação de qualidade de instituições de ensino superior do país”.
A avaliação é feita com base em cinco critérios: pesquisa (nota máxima de 42 pontos), ensino (nota máxima de 32 pontos), avaliação do mercado (nota máxima de 18 pontos), internacionalização (nota máxima de 4 pontos) e inovação (nota máxima de 4 pontos). Cada um dos critérios é subdividido em itens, que podem ter diferentes pesos na nota de cada critério.
Ceuma é a melhor entre as particulares
Entre as universidades particulares, a Universidade Ceuma foi a melhor colocada disparado, superando até a Uema. “É uma avaliação nacional, que mostra que a Universidade Ceuma está em uma escala crescente em termos de qualidade de ensino. A avaliação só vem confirmar o que as avaliações do MEC têm mostrado. A nossa instituição, atualmente, tem, em sua maioria, cursos com conceito 3, muitos com nota 4 e até nota 5, de uma escala que varia de 1 a 5”, afirmou o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins.
Parabéns ao CEUMA por estar melhorando cada vez mais.