O Maranhão virou alvo de críticas e comentários preconceituosos feitos pela pela mídia e por internautas do Rio Grande do Sul depois que o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), postou um comentário no Twitter para tentar justificar o veto ao pagamento de um reajuste salarial de 21,7% ao funcionalismo público estadual. Pressionado por sucessivos protestos de servidores atingidos pela medida, o comunista fez uma comparação que constrangeu o estado sulista, que passa por grave crise financeira, gerando revolta entre os gaúchos e expondo o estado que governa ao ridículo.
Na última sexta-feira (4), o Tribunal Justiça deu provimento ao recurso por meio do qual o governo pleiteava a anulação do percentual de aumento aos servidores. No dia seguinte, o governador escreveu o seguinte em sua rede social preferida: “Sobre demandas de servidores públicos, estamos fazendo o máximo. Mas devo zelar para que o Maranhão não se transforme no Rio Grande do Sul”.
A comparação repercutiu muito mal entre os gaúchos, sobretudo na imprensa e na internet. A própria postagem do comunista é seguida de uma série de comentários preconceituosos de internautas. Um deles, identificado como Mateus, tascou: “o dia em que o teu estado lutar contra um país inteiro, podemos conversar. No mais, estou no aguardo”. Outro, chamado Rafael Haas, externou seu descontentamento com a seguinte declaração: “triste se o RS se tornar um Maranhão!”.
Já o internauta SCI_InterGaucho escreveu: “Nunca o Maranhão será RS! Errou-se nisso, ok, mas e a história, e o resto? Cuidado com o que falas, mais respeito”. Thiago Ren foi ainda mais cruel: “O Maranhão tá mais para Haiti do que Rio Grande Sul”.
Muitos outros internautas se manifestaram contra a declaração de Flávio Dino, que a cada retuíte se constata mais infeliz. Se ele próprio se mostra precipitado ou mesmo estabanado ao abordar certos assuntos, que seus assessores tratem de evitar tais disparates. Mas parece que falta preparo para isso. Ou seria medo de contradizer o chefe?
O Maranhão e seus habitantes não merecem tanto achincalhe, tantas reações preconceituosas. Tudo por culpa de um governador que não sabe o que faz nem o que diz.
o Maranhão realmente nunca será um RS por causa do Sr. José Sarney e filha que levou o estado à miséria que é hoje!
Comentário infeliz! Flávio Dino nunca mais!