O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) vem permitindo o vazamento de informações sobre acidentes que deveriam ser sigilosas, situação que põe em risco a vida de pessoas envolvidas nassas ocorrências. Prevalecendo-se de influência junto a certos funcionários do órgão, indivíduos que alegam prejuízo material em colisões e outros desastres obtêm, com facilidade e mesmo sem autorização, o endereço da outra parte, o que, não raro, resulta em insultos, ameaças, podendo evoluir para algo mais grave.
Um dos casos mais recentes aconteceu na última segunda-feira. Sabe-se lá como e com quem, um grupo de motociclistas que se envolveu em um acidente com um Corsa Classic, na última sexta-feira, no Anil, obteve, no Detran, o endereço do motorista e dono do veículo. De posse da informação, os motoqueiros dirigiram-se imediatamente à casa do cidadão, no bairro Monte Castelo. Lá chegando, procuraram pela pessoa, mas não a encontraram. Ato contínuo, passaram a bater boca com familiares do condutor que os atenderam.
Em meio à acalorada discussão, os motociclistas, que estão inconformados com o prejuízo material e resolveram se antecipar de forma truculenta ao processo judicial instaurado para solucionar o conflito, mandaram um recado ameaçador ao motorista do Classic. Este, ao tomar conhecimento do perigo, passou a cobrar providências da direção do Detran em relação ao vazamento do seu endereço, que classificou como criminoso.
Enquanto o caso não se resolve e diante do risco que está correndo, o proprietário do Classic tem em mãos um boletim de ocorrência em que relata as ameaças que está sofrendo. E não descarta processar o Detran por dano moral.