Prefeitura realiza formação de educadores para Programa Saúde na Escola

2comentários
Geraldo Castro Sobrinho agradeceu a presença dos educadores e ressaltou o empenho da prefeitura para promover o desenvolvimento saudável dos estudantes
Geraldo Castro Sobrinho agradeceu a presença dos educadores e ressaltou o empenho da prefeitura para promover o desenvolvimento saudável dos estudantes

Gestores, coordenadores pedagógicos e professores de 54 escolas das redes municipal e estadual de São Luís participaram da formação do Programa Saúde na Escola (PSE). O programa, de iniciativa do governo federal, é executado na Prefeitura de São Luís por meio de uma articulação entre as secretarias de Educação (Semed) e Saúde (Semus). A formação foi realizada nos dias 18 e 19 de agosto, no auditório da Secretaria de Estado das Cidades (Secid).

O evento contou com a participação do secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho. Ele agradeceu a presença dos educadores e ressaltou o trabalho desenvolvido pela Prefeitura de São Luís para orientar e promover o desenvolvimento saudável dos educandos. “O prefeito Edivaldo tem oferecido diversos serviços de modo a promover qualidade de vida e bem-estar para os estudantes da rede municipal. Determinou a melhoria da qualidade da merenda escolar, a partir da complementação com produtos da agricultura familiar. Pelo PSE, já conseguimos viabilizar a entrega de mais de 500 óculos aos estudantes com problemas de visão. Como educadores, podemos complementar esse trabalho, estimulando as crianças e adolescentes a adotar comportamentos saudáveis”, disse o titular da Semed.

Alcance

Dezenas de educadores participaram da formação do PSE, articulada em parceria entre a Semed e a Semus
Dezenas de educadores participaram da formação do PSE, articulada em parceria entre a Semed e a Semus

A expectativa é que as ações do PSE alcancem 36 mil estudantes da rede municipal até o final deste ano. Entre outras ações, o PSE promove avaliações clínica, nutricional, oftalmológica, auditiva, de saúde e higiene bucal, e realiza o acompanhamento do calendário vacinal. Estratégias a serem utilizadas pelos educadores para estimular a alimentação saudável, promover cultura de paz nas escolas, saúde sexual e a prevenção do uso de drogas foram alguns temas trabalhados durante o evento.

A iniciativa foi aprovada pelos educadores. Para Joseane Maria da Silva, professora da Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Gomes de Sousa, da Vila Maranhão, a capacitação oferecida pelo Programa Saúde na Escola pode ajudar a abordar alguns temas como saúde sexual e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). “São temas que, queiramos ou não, estão presentes na vida dos adolescentes, mas ainda encontramos professores com receio de falar sobre essas questões. Essas formações são importantes na medida em que ajudam o professor a adquirir mais conhecimento e a perder o medo de conversar abertamente e orientar seus alunos”, observou a professora.

2 comentários para "Prefeitura realiza formação de educadores para Programa Saúde na Escola"


  1. daniel

    educadores mais qualificados significa um aprendizado maior para os nossos jovens. parabenizo a prefeitura de slz por essa ação tão importante.

  2. Julia Marcone

    Acho muito bacana essa iniciativa da prefeitura. Hoje em dia muita gente sofre de problemas básicos de saúde simplesmente porque não está informado. Tem muita coisa que precisa ser repassada mesmo, seja de alimentação ou ate o modo de escovar os dentes.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS