Câmara exalta Justiça Eleitoral
A Câmara Municipal de São Luís deu início a comemoração dos 70 (setenta) anos de reinstalação da Justiça Eleitoral no Brasil e no Maranhão, nesta segunda-feira, (17), com a realização de um painel, proposto pelo presidente da Casa, vereador Astro de Ogum. Sobre o ato, ele destacou “a importância da Câmara de Vereadores de São Luís ser escolhida para iniciar a comemoração da reinstalação da Justiça Eleitoral, já que esta Casa tem sempre procurado está presente em atos importantes para a nossa população e para a nossa sociedade”. O evento teve como painelista o vice-presidente e corregedor eleitoral do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), desembargador Lourival Serejo, falando inicialmente sobre a escolha do Legislativo Ludovicense para o início das comemorações.
Honorato com prefeito
O vereador Honorato Fernandes (PT) reuniu-se com o prefeito Edivaldo Holanda Jr (PTC) na sede da Prefeitura de São Luís. Durante o encontro, além de conversarem sobre conjuntura política, o vereador apresentou pleitos e falou de atividades que vem desenvolvendo em vários pontos da cidade. Honorato também colocou para o prefeito como estão as atividades do projeto Fala São Luís que o parlamentar desenvolve em áreas da cidade como Liberdade (já implantado), Vila Luizão, Cidade Olímpica e Coroadinho. “Mostramos ao prefeito o que já conseguimos alcançar mediante a implantação do Fala São Luís na Liberdade. Esse projeto, que tem na participação popular sua marca registrada, tem mostrado grande importância no momento de definir as prioridades do bairro. “O prefeito se mostrou satisfeito com o relatório de atividades que lhe apresentei e se colocou inteiramente a disposição quando as demandas apresentadas. Muito trabalho vem por ai”, disse Honorato.
“Qualificar para Servir”
Teve início no último sábado (15) a I Oficina “Qualificar Para Servir”, que tem como objetivo a capacitação de líderes comunitários de São Luís em relação ao uso das redes sociais, práticas de assessoria parlamentar, atendimento ao público e relações interpessoais. O minicurso está dividido em uma série de três módulos e será ministrado em três sábados com os temas: O papel do assessor (líder comunitário) e suas atribuições, Atendimento ao Público e Relações interpessoais e marketing pessoal. A oficina é uma realização do vereador Armando Costa (PSDC) em parceria com o Sistema JB10 de Comunicação, responsável por ministrar as palestras. O Sistema JB10 trabalha para melhorar o relacionamento dos líderes com as comunidades e o vereador abraçou essa ideia.
Política de Igualdade Racial
A Câmara Municipal de São Luís está encaminhando ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) requerimento do vereador Pavão Filho (PDT), aprovado por unanimidade, no qual solicita a instituição, através de decreto, da Política Municipal de Direitos Humanos, Cidadania e Promoção da Igualdade Racial em São Luís. Para facilitar o trabalho do Poder Executivo Municipal, Pavão Filho anexou um modelo de decreto que contempla todos os grupos interessados, em especial o Fórum Intergovernamental de Promoção da Igualdade Racial, que discutiu em várias oportunidades todo um contexto necessário e indispensável para a política de promoção da igualdade racial em São Luís. Pavão lembrou que apresentou em 2014 uma proposição com esta finalidade, por meio do Requerimento nº 434/14 e que espera agora ser atendido por tratar-se uma legítima reivindicação do movimento negro do PDT, que deseja ver regulamentada, em caráter de urgência, a Política de Igualdade Racial no âmbito municipal.