Prefeito Josemar destacou importância da apresentação dos serviços do Sine a empresários de Paço do Lumiar
A classe empresarial de Paço do Lumiar foi recebida, nesta segunda-feira, no Convento das Irmãs da Purificação, pelo prefeito Josemar Sobreiro (PR), para um café da manhã de apresentação dos serviços ofertados pela agencia do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no município, a ser inaugurada nos próximos dias, em prédio anexo à Casa do Trabalhador, no Maiobão.
O encontro foi celebrado com o objetivo de estreitar o relacionamento entre o poder público e o empresariado, com vistas no crescente número de empreendimentos comerciais registrados no município e a geração de oportunidades para os luminenses com o aumento de vagas no mercado de trabalho local.
Participaram da recepção, a secretária municipal de Desenvolvimento Social, Ivone Oliveira, o secretário da Fazenda, Antônio de Pádua Cortez, o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Julião Amim, a coordenadora estadual do Sine, Isaura Moreira e o vereador, presidente da Câmara Municipal, Leonardo Bruno Rodrigues.
O prefeito Josemar classificou o momento como de grande importância no conhecimento daqueles que empreendem no município e geram emprego e renda para a população. “Há muito tempo Paço do Lumiar deixou de ser uma cidade dormitório, sendo um dos municípios que mais cresce na região metropolitana e que agrega uma grande quantidade e diversidade de empresas, como, supermercados, lojas, clínicas, agencias bancárias e escolas, por exemplo, atendendo às necessidade dos munícipes”, frisou Sobreiro.
“A gestão do prefeito Josemar está de parabéns pela iniciativa de trazer uma agência do Sine para Paço do Lumiar, e o Governo do Estado entende que o equipamento atenderá com qualidade e precisão aos luminenses. Paço do Lumiar cresce a cada dia com a instalação de grandes empresas que trazem consigo a oferta de mão de obra e desenvolvimento.”, disse o secretário Julião Amin.
Na oportunidade foi apresentada aos empresários a estrutura organizacional do Sine de Paço do Lumiar e os serviços pretendidos, o que, segundo a coordenadora do órgão, Isaura Moreira, vem oferecer conforto e comodidade ao usuário, uma vez que, a maioria das demandas referentes a vínculos empregatícios serão possíveis ser sanadas no posto municipal. O Sine ofertará serviços que vão desde a emissão de documentos como Carteira de Trabalho, intermediação à mão-de-obra, encaminhamentos ao emprego, seguro desemprego, cursos, atendimento à empresas, entre outros.
Presidente da Comissão de Recesso, Ivaldo Rodrigues tem agenda cheia na Câmara
Devido ao recesso parlamentar, foi formada, na Câmara Municipal de São Luís, a Comissão de Recesso, que é presidida pelo vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) e tem como membros os vereadores Astro de Ogum (PR), Francisco Carvalho (PSL), Professor Lisboa (PCdoB) e como suplente o vereador Armando Costa (PSDC). Como presidente da comissão, o vereador Ivaldo Rodrigues começou a semana com agenda cheia. Logo cedo, o pedetista despachou na Câmara Municipal. Após o meio-dia, Ivaldo se dirigiu até o bairro Renascença, onde concedeu entrevista ao programa “Agora Maranhão”, da TV Meio Norte, Canal 28.1, apresentado pelo jornalista Heider Lucena. A entrevista teve duração de 10 minutos e foi baseada na aprovação Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e também sobre o recesso da casa legislativa ludovicense. O recesso acabará dia 2 de agosto e até lá todos os membros da comissão vão dar plantão na Câmara Municipal em sistema de rodízio. Como são três dias na semana, é provável que o vereador Ivaldo Rodrigues esteja de plantão todas as segundas feiras. As sessões voltarão ao normal a partir do dia 3 do próximo mês e logo de cara, está prevista a votação do regimento interno da Câmara. Mesmo de recesso, Ivaldo Rodrigues tem aproveitado o tempo para visitar comunidades e ao mesmo tempo acompanha as obras que estão sendo feitas na capital maranhense.
Passarela
O vereador de São Luís Josué Pinheiro (PSDC) pediu, por meio de indicação ao governador Flávio Dino (PCdoB), que inclua no programa de obras prioritárias a construção de uma passarela para pedestre nas imediações da escola Dom Bosco, edifício Medical Center e o complexo logístico Tropical Shopping Center, localizado na Avenida Colares Moreira no bairro do Renascença. O pedido do vereador foi formalizado por meio da Câmara Municipal de São Luís e encaminhado ao governador, com uma cópia ao secretário da pasta. “Após ouvir várias solicitações e com o intuito de atender à demanda, tomei as devidas providências, visto que, a nossa ideia é de evitar acidentes e facilitar a vida daqueles que fazem a trajetória de atravessar a Avenida Colares Moreira”, relatou Josué Pinheiro.
Bombeiro Mirim na Vila Fialho
Roberto Rocha Júnior considera o projeto Bombeiro Mirim de grande importância para a formação e qualificação das crianças e adolescentes atendidos
O vereador Roberto Rocha Júnior (PSB) participou, na manhã do último domingo, da aula inaugural do projeto Bombeiro Mirim, ministrada na sede da União de Moradores da Vicente Fialho. O programa é uma iniciativa que visa à complementação educacional, desenvolvida pelo Corpo de Bombeiros e destinada a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, de ambos os sexos, e que residem em regiões socialmente vulneráveis. Com foco na reeducação por meio de práticas saudáveis, o Bombeiro Mirim tem como objetivo disponibilizar a valorização da cidadania e inclusão social, por meio da preparação para ações de defesa civil, práticas de prevenção às drogas e a violência, atividades de conservação do patrimônio ambiental, noções de primeiros-socorros, prevenção e combate a incêndio, educação no trânsito, salvamento e defesa civil, dentre outros. Roberto Rocha Júnior destacou a importância dos conhecimentos que os jovens da Vicente Fialho terão por meio do programa Bombeiro Mirim. “O projeto é de grande importância na formação e na qualificação dessas crianças e adolescentes da região, pois sabemos que a educação é a base de tudo. Tenho certeza de que os jovens que participarem do projeto Bombeiro Mirim, terão, sem dúvidas, mais oportunidades no mercado de trabalho, pois serão adultos mais responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade”, ressaltou.
Asfalto
A Associação de Moradores da Vila Valian está reivindicando ao vereador Barbosa Lajes (PDT) a urbanização das avenidas Marly Abdalla e Norte Sul e da Rua Jacamim, que estão em péssimas condições de tráfego. Preocupado com a situação da comunidade, o vereador apresentou, na Câmara Municipal de São Luís, antes do recesso, proposta para execução desses serviços públicos. O parlamentar solicita ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que determine ao secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a inclusão da pavimentação dessas vias no cronograma de obras do Município. O vereador argumenta, em sua proposição, que as ruas da Valian estão em péssimas condições, comprometendo o fluxo de veículos e a locomoção dos moradores. “Agora que as chuvas diminuíram, é o momento ideal para a prefeitura executar essas obras públicas” salientou o Barbosa Lages.
Asfalto II
Em pauta, no plenário da Câmara Municipal de São Luís, requerimento do vereador Antônio Isaías Pereirinha (PSL) solicitando ao prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), a pavimentação da Rua 17, no bairro Parque Aurora, vizinho ao Cohatrac. O vereador sugere, em sua proposição, que o prefeito autorize o secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo, a incluir no cronograma de obras da prefeitura a recuperação do calçamento dessa via pública, que está em péssimas condições de tráfego. A proposta do vereador Pereirinha atende reivindicação da comunidade.
Condenado por assassinar Décio Sá, Jhonatan está livre de acusação de tráfico
O assassino confesso do jornalista Décio Sá, Jhonathan de Souza Silva, está livre da bronca que respondia por tráfico de entorpecentes. Em 2012, quando foi preso pela polícia maranhense, Jhonathan caiu com nove quilos de crack e duas armas de fogo( uma pistola ponto 40 e uma espingarda 12).
Na época, Jhonathan foi preso no município de São José de Ribamar no bairro Miritiua. O tempo passou, não teve julgamento e, por excesso de prazo o assassino do jornalista mesmo sendo preso em flagrante, está livre da acusação. A decisão foi assinada pelo Juiz Antônio Fernando dos Santos Machado, Titular da 2ª Vara Criminal do Termo de São José de Ribamar. Jhonathan só não fica livre de vez, porque já tem uma condenação de 25 anos pela morte do blogueiro Décio Sá.
Decisão do juiz Antônio Fernando dos Santos Machado que livrou Jhonathan da acusação de tráfico
Quando foi preso em junho de 2012, Jhonathan confessou ter praticado vários crimes de homicídio no Maranhão, Piauí e Pará, seria considerado ainda primário, mesmo com tanta violência praticada, se não fosse o caso Décio.
Em Teresina, o assassino confesso assumiu que matou em uma avenida da cidade, o empresário Fábio Brasil, crime que teria sido encomendado um pouco antes do assassinato de Décio Sá.
Edivaldo abraça garoto sob o olhar satisfeito da mãe, em evento público recente, na Vila Palmeira (Fotos: Facebook)
O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) vem apostando todas as fichas no seu carisma para reposicionar sua imagem junto ao eleitorado de São Luís. A cada aparição pública, distribui afeto ao povo, não economizando beijos, abraços, apertos de mão e até selfies (fotos tiradas pela própria pessoa, sozinha ou na companhia de outrem, para compartilhamento em redes sociais da internet). O assédio ao prefeito também é intenso, provando que para grande parcela da população o carinho é recíproco.
A reaproximação de Edivaldo com o povo é a reação natural de um político que corre contra o tempo para tentar reverter índices de preferência do eleitorado que não lhes são favoráveis no momento. A estratégia vem dando resultado, pois o prefeito já exibe claros sinais de reabilitação.
Prefeito beija idosa, em uma das muitas demonstrações de carinho ao povo em aparições públicas recentes
As obras de asfaltamento em 17 bairros da capital e o programa “Todos por São Luís”, por meio do qual a prefeitura oferece uma série de serviços à comunidade de um bairro, a cada semana, podem turbinar ainda mais a popularidade do gestor, reerguendo-o ao patamar no qual se sustentou a surpreendente campanha que o levou a eleição em 2012.
Edivaldo vem seguindo à risca a cartilha que ensina que bom político não fica o tempo todo em gabinete. Se a tática será bem sucedida, só as urnas dirão, em outubro do ano que vem.
Um carro modelo Gol, de palca FKU-1754, pegou fogo, na noite desta segunda-feira, quando trafegava pela BR-316, no município de Santa Inês, distante 247 quilômetros de São Luís. O incêndio começou na parte dianteira do veículo e logo se alastrou, causando destruição total.
O condutor do Gol, Matheus Freitas Lima, de 22 anos, contou que seguia normalmente pela rodovia, quando o motor pegou fogo. Segundo ele, não houve tempo para apagar o incêndio. Por sorte, não passou de um susto para o jovem motorista.
A Polícia Rodoviária Federal chegou logo em seguida para atender a ocorrência, mas não pode fazer muita coisa. Assista:
A página do Governo do Maranhão na internet está fora do ar desde as primeiras horas desta terça-feira (21). Ao acessar o endereço www.ma.gov.br, o internauta recebe as seguintes mensagens “falha ao carregar” e “nenhum dado foi recebido”.
O portal contém informações importantes, como ações de governo, editais de licitação, calendário de eventos, entre outras. Serviços importantes também são disponibilizados na página, como consulta ao Diário Oficial, Delegacia Online e às vagas disponíveis no cadastro do Serviço Nacional de Empregos (Sine).
Não se sabe se a a indisponibilidade do site é decorrente de manutenção ou se foi uma pane causada por ataque de hacker ou outro problema técnico.
O Governo do Estado ainda não emitiu qualquer explicação.
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Ricardo Lewandowski, firmou nesta quinta-feira (16) termo de compromisso entre o CNJ, Ministério da Justiça (MJ), Governo do Maranhão e diversos órgãos do estado, com o fim de aprimorar o sistema prisional e a execução penal nessa unidade da federação. Entre os termos do acordo, destacam-se o compromisso com investimentos na criação de quase 1,7 mil novas vagas no sistema carcerário, a implantação de políticas de apoio aos presos, a utilização das penas alternativas e a consolidação das audiências de custódia, de forma regularizar a condução das prisões em flagrante.
Também firmaram o termo de compromisso o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), a Corregedoria-Geral de Justiça do Maranhão, o Ministério Público do estado (MP-MA), a Defensoria Pública do Maranhão e a seccional maranhense da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). O acordo prevê a união de esforços das partes com o fim de adequar o sistema de Justiça criminal do Maranhão – quanto ao sistema de execução penal e ao sistema carcerário – aos padrões estabelecidos pela Constituição Federal, pela Lei de Execução Penal e por tratados e convenções internacionais de direitos humanos subscritos pelo Brasil.
Compromissos
Quanto aos investimentos em novas vagas, foi assumido o compromisso pela construção de cinco novos presídios, totalizando 1.134 vagas, e a reforma e ampliação de outros quatro, acrescentando mais 564 vagas. Nesse ponto, o Maranhão contará com o apoio de linhas de financiamento do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), ligado ao MJ.
Por parte do estado, há ainda o compromisso com políticas de reintegração social, assistência, ouvidoria e denúncia a violações, fiscalização, atendimento à saúde, atendimento à legislação penal quanto à separação de presos segundo pena e idade e o compromisso de manter um centro estadual de alvarás de soltura, a fim de evitar prisões ilegais. Há ainda previsões quanto a instalação de oficinas de trabalho, salas de aula e ensino profissionalizante, políticas de atenção aos egressos e ações para fortalecer a política de penas alternativas.
O CNJ assumirá o compromisso de garantir apoio à Unidade de Monitoramento, Acompanhamento, Aperfeiçoamento e Fiscalização do Sistema Carcerário do TJ-MA, de promover parceria para capacitação de servidores da Justiça local e encontros específicos com juízes da área criminal. Há ainda a previsão de incentivo à implementação do Programa Começar de Novo, de reinserção dos sentenciados no mercado de trabalho.
Além dos recursos do Depen, o MJ se compromete com assistência técnica para aperfeiçoamento dos serviços penais do estado. O governo do Maranhão assumiu ainda compromisso específico relativo à implantação das audiência de custódia, que garante a apresentação dos presos em flagrante ao juiz em até 24 horas, iniciando o programa pela capital e maiores cidades do estado, partindo com um cronograma para as menores comarcas.
Comentários