A Prefeitura de Paço do Lumiar começou a instalar, no último sábado, 26 câmeras de videomonitoramento para auxiliar as ações de combate ao crime no município. A operação foi acompanhada pelo prefeito Josemar Sobreiro (PR) e por representantes da Polícia Militar e outras autoridades, que percorreram alguns pontos onde foram os equipamentos foram posicionados.
Ao todo, 12 bairros receberão as câmeras, entre os quais o Maiobão, o núcleo habitacional mais populoso e urbanizado de Paço do Lumiar, e localidades da zona rural, como Maioba de Mocajituba. O prefeito e comitiva visitam, entre outros pontos, o Viva Maiobão, o ponto final de ônibus do conjunto e a avenida principal do Conjunto Roseana Sarney.
As câmeras são modernas e têm raio de ação de 360 graus, zoom ótico de 36 x e alcance de aproximadamente 300 metros.
Os recursos para a instalação do monitoramento eletrônico no município, da ordem de R$ 1,5 milhão, são oriundos de um convênio firmado entre a Prefeitura de Paço do Lumiar e a União, via Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI). O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) atuará como parceiro na operação do sistema.
Bairros beneficiados: 12 (Maiobão, Paranãs, Tambaú, Residencial Carlos Augusto, Sítio Natureza, Conjunto Novo Horizonte, Conjunto Araguaia, Vila Nova Canaã, Conjunto Roseana Sarney, Sede de Paço do Lumiar, Maioba de Mocajituba, MA 204 – entrada do Vassoural – e Conjunto Jaguarema).