Paço do Lumiar realiza mobilização no Dia D de combate à dengue e chikungunya

0comentário
Agentes de controle de endemias de Paço do Lumiar concentrados antes da caminhada
Agentes de controle de endemias concentrados para a caminhada do Dia D

Nesta segunda-feira, 08, foi realizado o “Dia D” de combate à Dengue e a febre Chikungunya no município de Paço do Lumiar, com uma grande caminhada na com saída da Secretaria de Saúde em direção à Praça do Viva Maiobão. Durante o percurso, agentes de saúde e endemias, com o apoio de um carro de som, orientaram os pedestres e motoristas sobre a prevenção e combate das doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti e também, outras doenças sazonais.

A mobilização foi promovida pela Secretária Municipal de Saúde, através da Coordenação de Vigilância em Saúde, atendendo ao calendário do Ministério da Saúde (MS).

Agente entrega a moradora panfleto com orientações sobre prevenção da dengue e chikungunya
Agente entrega a moradora panfleto com orientações sobre prevenção da dengue e chikungunya

“Precisamos unir forças e mobilizar toda a população para essa corrente de prevenção. É necessário estar sempre em alerta, para que possamos eliminar possíveis focos do mosquito transmissor da Dengue e a Chikungunya e, dessa forma, contribuímos para que os números de casos e mortes continuem diminuindo no país”, ressaltou a coordenadora municipal de Vigilância em Saúde, Palov Fernandes.

O Aedes Aegypti também é o transmissor da Febre Chikungunya, variação da Dengue surgida no continente africano e que vem avançando pela América do Sul.

O Ministério da Saúde vem realizando pesquisas no estado do Maranhão para identificar se o mosquito Aedes Aegypti também é o responsável pela zika.

As doenças possuem sintomas semelhantes e, de acordo com o coordenador do Núcleo de Endemia, Raimundo Nonato Oliveira, os luminenses precisam colaborar para a não criação dos focos do mosquito em seus lares.

“Ainda existe uma grande desinformação e resistência quando os agentes visitam as residências, entretanto, é fundamental que os moradores façam a sua parte não acumulando recipientes que possam vir a servir de criadouros do mosquito”, alertou.

Sem comentário para "Paço do Lumiar realiza mobilização no Dia D de combate à dengue e chikungunya"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS