O vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e das Minorias da Assembleia Legislativa, Wellington do Curso (PPS), participou, na tarde dessa terça-feira (28), de uma audiência sobre a atuação da Política Estadual de Combate à Mortalidade Materna, presidida pela deputada Valéria Macedo (PDT). A audiência contou com a presença do diretor da Maternidade Marly Sarney, Edson Araújo; da representante da Secretaria Estadual de Saúde, Emanuela Medeiros; dos representantes da Defensoria Pública e do Hospital Universitário, Benito Filho e Lice Lajes, respectivamente, além de membros da sociedade civil.
Iniciou-se a reunião discorrendo sobre o nível das mortalidades infantil e materna no Estado do Maranhão, ressaltado por Emanuela Medeiros, que salientou ainda ser insatisfatória e distante do almejado a posição dos índices.
“É de suma importância a reunião que traz como pauta a mortalidade infantil e materna em nosso Estado. Vem à tona o disparate que é se deparar com o descumprimento de direitos fundamentais, dentre eles o que a Constituição Federal traz em seu artigo 6°, isto é, a proteção materna. Ressalto aqui, mais uma vez, a importância de nos comprometermos em articularmos políticas públicas que zelem pela dignidade humana e façam jus à garantia daquilo que ultrapassa os limites políticos: a vida”, ressaltou Wellington.
O parlamentar participou ainda de audiência presidida pelo deputado Stênio Rezende (PRTB), tendo a Secretária Municipal de Saúde, Helena Duailibe, esclarecendo aspectos acerca da Saúde Pública em São Luís. A audiência contou também com a participação dos deputados Levi Pontes (SD), Josimar de Maranhãozinho (PR), Edivaldo Holanda (PTC) e Antônio Pereira (DEM).
Bom dia Blogueiros maranhenses !
Fomos informados aqui em São Paulo, que por motivos obscuros, nem todos os habitantes da calorosa Caxias do Maranhão tiveram acesso à valiosa reportagem feita por nossa TV Record sobre a Maternidade Carmosina Coutinho. Para tanto, segue link do you tube para conhecimento.
O acesso à informação, não pode ser negado.
LEI Nº 12.527, DE 18 DE NOVEMBRO DE 2011- PR / Casa Civil / Subchefia para Assuntos Jurídicos
http://www.youtube.com/watch?t=2713&v=w4Gpe5e7KBk
Juliane Fritz
Av. Paulista, 1754 – Cerqueira César – SP