Em meio à complexidade e aos problemas históricos que atravancam o sistema municipal de educação, o diligente secretário Geraldo Castro Sobrinho vem dando conta do recado. Cada dificuldade é superada com dose extra de competência, disposição para o trabalho e senso de inovação. Assim, os mais de 130 mil estudantes matriculados na rede mantêm real perspectiva de um futuro melhor.
Compromisso e dedicação compõem a receita para o bom desempenho da educação municipal, sob o comando de Geraldo há um ano e três meses. No momento, empreende-se um esforço concentrado para encerrar com o melhor aproveitamento possível o ano letivo de 2014, interrompido drasticamente por uma greve de professores que se estendeu por mais de 100 dias.
E já que o ciclo não pode parar, Geraldo e sua equipe já planejam as ações do calendário de 2015. E tudo indica que os desafios se manterão, assim como permanecerá inabalável a vontade do secretário de acertar. Com uma rotina extenuante, marcada muitas vezes por pressões e focos de crise, ele vai gerindo o sistema com notável habilidade e profundo conhecimento de causa.
Se há insatisfações entre professores com salários e condições de trabalho inadequadas, estas devem ser discutidas com bom senso, para que se encontre um meio termo, um ponto de partida para que as reivindicações sejam atendidas plenamente o quanto antes.
Sabe-se que a situação não é a ideal, mas de nada adianta, agora, radicalizar. Seria um retrocesso, com consequências desastrosas para dezenas de milhares de crianças e adolescentes que veem o estudo como única maneira de vislumbrar dignidade na vida adulta.
Para manter o foco nos bons resultados, Geraldo Castro Sobrinho precisa tão somente do apoio dos educadores e da confiança de alunos e pais. Capacidade, experiência e boas intenções ele já provou que tem.
Daniel em qual cidade você está vendo o secretário dando conta do recado na educação?