George Hilton anunciou a inclusão da universidade no Sistema Nacional de Esporte
A pista de atletismo da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi inaugurada na manhã de quarta-feira, na Cidade Universitária do Bacanga. O ato contou com a presença do ministro do Esporte, George Hilton, do governador do Maranhão, Flávio Dino, do prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, do reitor da UFMA, Natalino Salgado, dos ex-atletas olímpicos brasileiros Robson Caetano, Edson Luciano, Claudinei Quirino e André Domingos da Silva, entre outros desportistas maranhenses. A pista, que foi feita com investimento do Ministério do Esporte no valor de R$ 6 milhões, tem 400 metros de comprimento por 10 metros de largura e medidas e equipamentos de padrão internacional.
Após o descerramento da placa, o atleta Claudinei Quirino, detentor dos recordes sul-americano nos 200m rasos e de revezamento 4x100m rasos, destacou que o esporte deve começar na escola, tendo continuidade na universidade. Elogiou as condições da pista e o clima agradável para a prática esportiva. “A UFMA está de parabéns por essa pista de alto nível. Espero que se formem bons atletas aqui no Maranhão”, ressaltou.
Natalino Salgado ressaltou que a UFMA terá agora condições de receber competições internacionais inseridas na Rede Nacional de Treinamento de Atletismo, tornando-se um legado com as políticas de consolidação posteriores aos Jogos Olímpicos de 2016. “A nossa pista de atletismo será de grande importância para mudar a realidade social de nossos jovens, porque irá promover o interesse pela competição esportiva e também a inserção da cultura e promoção da saúde”, enfatizou.
O governador Flávio Dino afirmou que o governo maranhense, assim como o Estado Brasileiro, contribuirá com bolsa de incentivo aos atletas. “Tenho fé e esperança que essa pista de atletismo irá contribuir de forma positiva para os nossos jovens que buscam no esporte a realização de seus sonhos e que sairão daqui atletas de alto nível representando nosso Estado e País”, desejou.
Alto padrão
Para o ministro do Esporte, George Hilton, é um prazer enorme presenciar o sonho de muitos atletas de poder praticar esporte em uma pista de alto padrão e totalmente equipada. “Esta pista permitirá que nossos atletas não precisem se deslocar para outras capitais e até mesmo para outros países para praticar o atletismo de alto rendimento”, destacou.
Hilton afirma ainda, que com a criação do Sistema Nacional de Esporte, a prática esportiva será mais democratizada e acessível para toda a sociedade brasileira. “O Sistema Nacional de Esporte que está sendo criado, interligará através da União, as universidades, as vilas militares, os governos estaduais e as prefeituras. Haverá uma verdadeira revolução no esporte social, comunitário e educacional desse país, democratizando, de fato, o esporte”, ressaltou.
O estudante da Escola Presidente Médici-SESI Marcelo Santos Lima, natural do município de Bacabal, atual campeão de salto em altura masculino e dos 250 m rasos dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs), era um dos mais entusiasmados. “Com essa pista, o atletismo será consolidado em nosso Estado e todos os atletas poderão ter a oportunidade de se destacar”, disse a promessa do atletismo brasileiro.
Campeonatos
O presidente da Federação Maranhense de Atletismo (Fama), Márcio Miguens, prometeu corresponder a expectativa do jovem atleta de dias melhores para o futuro da modalidade “Vamos organizar campeonatos regionais, nacionais e internacionais de atletismo, com apoio da UFMA”, anunciou.
Também estiveram presentes na solenidade de inauguração o secretário executivo do Ministério de Esportes, Ricardo Laser, o secretário de Esporte do Estado do Maranhão, Márcio Jardim, o secretário municipal de Desporto e Lazer, Jerry Abrantes, o deputado federal Cleber Verde, o deputado estadual Junior Verde e o chefe de Departamento de Educação Física da UFMA, Mário Sevilio.