O deputado estadual Zé Inácio (PT) já conta com 40 assinaturas para o seu Projeto de Resolução Legislativa que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria Premium I, empreendimento da Petrobras em Bacabeira, cuja suspensão foi anunciada semana passada pela estatal.
Ao defender sua proposição, o petista destacou a importância da legitimidade parlamentar. “Entendendo que nós, deputados, que representamos legitimamente o povo do Maranhão, temos que nos irmanar nessa luta em defesa da refinaria”, assinalou.
A Refinaria Premium I é um projeto de mais de U$ 20 milhões de dólares, com expectativa de geração de mais de 25 mil empregos diretos e indiretos no Maranhão.
A Frente Parlamentar Estadual
A frente parlamentar se propõe a se articular não só com os deputados estaduais, como também com os prefeitos, deputados federais, senadores, câmaras de vereadores, sociedade maranhense, sindicatos que discutiram essa temática nos últimos anos e que estão incomodados com essa decisão da Petrobrás. “Repito: nós acreditamos que irá ser revista”, ressaltou Zé Inácio.
A frente também levará ao conhecimento da sociedade maranhense e brasileira a importância que tem o projeto da refinaria para o Maranhão. “Na nossa concepção, esse projeto não foi interrompido, ele foi apenas suspenso temporariamente pelo Governo Federal e pela Petrobrás e nós acreditamos que esta posição poderá ser revista”, reiterou o deputado.
Zé Inácio também ressaltou a importância do envolvimento do governador Flávio Dino na defesa desse grande empreendimento para o Maranhão. “Já recorremos à bancada solicitando a defesa e participação do governador, porque precisamos nos irmanar em prol dessa causa. O governador precisa estar engajado e inserido nesse processo de defesa da refinaria. Uma defesa suprapartidária em defesa do desenvolvimento do Maranhão”, conclamou o parlamentar.