O deputado Zé Inácio (PT) apresentará projeto de resolução que cria a Frente Parlamentar em Defesa da Refinaria Premium I, em Bacabeira, empreendimento cuja implantação a Petrobrás decidiu suspender.
Como demonstração de compromisso com o estado, o parlamentar pretende mobilizar toda a sociedade maranhense para que a Petrobrás reveja a sua posição e dê continuidade ao projeto que estava em curso. “Não podemos deixar a sociedade à margem dessa decisão da Petrobras de cancelar um projeto como esse, que criou expectativa de geração de emprego e renda para milhares de maranhenses, além de ser um vetor de desenvolvimento para toda a região Norte/Nordeste. Sairemos em defesa da continuidade da implantação da Refinaria Premium I em Bacabeira”, anunciou o deputado.
Na condição de líder do PT na Assembleia Legislativa, o parlamentar disse que pretende fazer a articulação em defesa do projeto de refino de petróleo junto ao Governo Federal.
A Refinaria
A Refinaria Premium I, no Maranhão, projeto de maior valor da Petrobras, em Bacabeira, município situado ao sul da capital, teve orçamento inicial previsto de cerca de US$ 20 bilhões.
Em termos de capacidade, a usina estava projetada para refinar 600 mil barris de petróleo por dia. Esse volume é quase o dobro da refinaria de Paulínia (Replan, em São Paulo), hoje a maior unidade de refino da Petrobras em operação, com capacidade de processar 390 mil barris por dia.
No planejamento original do projeto da Refinaria Premium, o primeiro módulo estava previsto para 2013 e o segundo, para 2015. Pelo projeto, seriam produzidos diesel, GLP, QAV (combustível de aviação) e coque, para atender aos mercados interno e externo.
Bacabeira
A cidade de Bacabeira está situada 50 quilômetros ao sul de São Luís, a capital do Maranhão. A população do município é de 15.574 habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Atualmente, o município tem a economia sustentada na atividade de pedreiras e de algumas cerâmicas, além dos empregos criados pela prefeitura. Bacabeira não tem hospitais, só posto e centro de saúde, nem saneamento básico. Este ano, o município, emancipado de Rosário em 1994, recebeu o primeiro cartório. Para bacabeirenses, a chegada da refinaria significaria uma revolução na cidade.