A cantora Alcione lamentou, em seu perfil no Facebook, a morte do cantador de bumba-boi Humberto de Maracanã. A Marron, que gravou a toada “Maranhão, Meu Tesouro, Meu Torrão”, obra-prima do artista, tornando-a conhecida nacionalmente, solidarizou-se ao povo de Maracanã. “Junto a minha tristeza à de todos”, postou.
Abaixo, a mensagem de Alcione para Humberto:
Calou-se a voz do cantador. O Guriatã voou para perto de Deus. A nossa brincadeira mais popular do São João, o Bumba-Meu-Boi, está de luto. Humberto, o Maracanã está triste, eu sei, mas junto à minha tristeza, a de todos. O céu tem mais uma estrela. Deus te abençoe. (ALCIONE)
Governo decreta luto oficial por três dias
O Governo do Maranhão externa pesar pela morte do mestre do Boi de Maracanã Humberto Barbosa Mendes e decreta luto oficial de três dias.
Humberto de Maracanã, como era conhecido, era mestre do boi desde 1972. O cantador acompanhava a tradição do boi desde a infância, quando, já aos 12 anos, começou a atuar como compositor e intérprete. Tornou-se cantador aos 34 anos e era reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular.
Humberto nasceu em 2 de novembro de 1939 e faleceu às 16h10 desta segunda-feira (19) por falência múltipla dos órgãos em decorrência de choque séptico.
A família de Humberto de Maracanã informou que o velório ocorrerá inicialmente na casa do cantador de onde seguirá para a quadra do Boi de Maracanã. Sobre o enterro, a família ainda não decidiu o local.