Dedé Macedo quer emplacar gestor de Assistência Farmacêutica no governo Flávio Dino

1comentário
Dedé Macedo com os filhos Hernando, prefeito de Dom Pedro, e Fábio, deputado estadual eleito
Dedé Macedo com os filhos Hernando, prefeito de Dom Pedro, e Fábio, deputado estadual eleito

A família do empresário piauiense Dedé Macedo tenta definir a todo custo a sua participação no governo Flávio Dino (PCdoB). Um dos maiores financiadores da campanha do comunista, Macedo, que foi extremamente generoso com o aliado durante a campanha, a ponto de ceder a ele seu helicóptero particular, busca agora a compensação. A melhor opção encontrada foi a indicação do gestor de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde. O pretenso ocupante do cargo é o atual secretário de Saúde de Dom Pedro, Sandro Monteiro. Foi o que revelou ao blog uma fonte muito bem situada no segmento empresarial farmacêutico.

A nomeação de um aliado para gerir a Assistência Farmacêutica pode ser um grande negócio, pois o ocupante do cargo tem o controle sobre a compra de medicamentos para a rede hospitalar do Estado e para fornecer aos milhares de pacientes assistidos pelo programa estadual de distribuição de remédios. Em Dom Pedro, é voz corrente que Dedé Macedo e seus filhos Hernando, prefeito da cidade, e Fábio, deputado estadual eleito, se movimentam nos bastidores do governo Dino para emplacar o chefe do setor.

Obras

Flávio Dino com Hernando Macedo, Weverton Rocha e Roberto Rocha em Dom Pedro
Flávio Dino com Hernando Macedo, Weverton Rocha e Roberto Rocha em Dom Pedro

Mas essa não é a única pretensão dos Macedo. Em outra frente, a família cobra de Flávio Dino recursos para a execução de obras de infraestrutura em Dom Pedro, a fim de fortalecer o prefeito Hernando e pavimentar seu caminho rumo à reeleição em 2016. As cifras girariam em torno de milhões de reais e o dinheiro seria repassado por meio de um ou mais convênios. Parte da verba seria aplicada na construção e recuperação de ruas, em obras de saneamento e outras benfeitorias.

Principal adversário de Flávio Dino na disputa pelo Governo do Estado, o senador Lobão Filho (PMDB) apontou Dedé Macedo como um dos maiores patrocinadores do projeto eleitoral comunista e atribuiu a ele a prática da agiotagem. “O principal financiador da campanha dele (Flávio Dino) é o maior agiota de Teresina, que quebrou várias prefeituras do Maranhão, o empresário Dedé Macedo”, acusou Lobão Filho, durante uma entrevista à Rádio Mirante AM, em 7 de maio do ano passado.

Após a eleição de Flávio Dino, muito se especulou sobre a participação de Dedé Macedo no governo. Ele chegou a ser cotado para assumir o cargo diretor-geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o que não se confirmou. Definido o secretariado, Macedo se viu excluído da equipe de auxiliares do governador, mas nem por isso deixará de usufruir as benesses do poder. O contrato para fornecimento de remédios à rede estadual de saúde confere ao detentor muito mais ganhos financeiros do que a maioria das secretarias. E isso é o que de fato interessa ao empresário.

Negociata

A negociata entre político e agiota ocorre nos seguintes termos: o usurário empresta o dinheiro para financiar a campanha eleitoral, sempre a juros exorbitantes. Depois cobra tudo na forma de contratos para fornecimento de merenda escolar, medicamentos e equipamentos hospitalares. Uma das fontes de pagamento é a verba do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O contrato sempre prevê a aquisição de farta quantidade, mas menos da metade do que é acertado é fornecido ao poder público.

Flávio Dino com Dedé Macedo, o advogado Mauro Guimarães e o deputado eleito Fábio Macedo em encontro político
Flávio Dino com Dedé Macedo, o advogado Mauro Guimarães e o deputado estadual eleito Fábio Macedo em encontro político

O político eleito com dinheiro da agiotagem fica preso ao criminoso e à medida que vai lhe repassando dinheiro público imediatamente contrai um novo empréstimo, em valor ainda maior. Essa prática nefasta trava o progresso da gestão pública, que assim deixa de prestar serviços de maneira adequada à população.

Trajetória

Dedé Macedo exibe um trajetória de sucesso e uma ascensão meteórica no ramo empresarial, com notório acúmulo patrimonial. De tropeiro (condutor de cavalos) no povoado Cipó, no município piauiense de Piripiri, ele passou a trabalhar como taxista em Dom Pedro, após migrar para o Maranhão, onde começou a fazer fortuna. Hoje é um megaempresário em Teresina (PI), com atuação em negócios diversificados.

Macedo também mantém forte influência política. O prefeito de Dom Pedro, Hernando Macedo, e o futuro deputado estadual Fábio Macedo são seus filhos e foram eleitos não apenas com os votos do povo, mas sobretudo com as bênçãos do pai.

Matéria alterada às 10h08 para correção e acréscimo de informações

1 comentário para "Dedé Macedo quer emplacar gestor de Assistência Farmacêutica no governo Flávio Dino"


  1. P. Guerra

    De maracutaia tu aprendestes bem com a Rosengana, não é mesmo, Daniel Matos. Tu postas muita merd@ em teu blog, faz pré julgamento. Espere acontecer para depois cagares em tu página.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS