Universidade Ceuma é 1ª colocada entre instituições particulares do Norte/Nordeste, avalia INEP

0comentário
Laboratório do Curso de Medicina, que foi avaliado com conceito 3 de uma escala de 1 a 5 do MEC
Laboratório do Curso de Medicina do Ceuma, avaliado pelo MEC com conceito 3, em uma escala de 1 a 5

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) do Ministério da Educação (MEC) publicou no Diário Oficial da União no início da semana o resultado da avaliação da Educação Superior a partir do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2013. De acordo com o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), a Universidade Ceuma é a 1ª colocada entre as universidades particulares do Norte/Nordeste.

Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) maranhenses, a primeira colocada é a Universidade Ceuma, que ocupa a 25ª posição entre as particulares do país, com índice Geral de Cursos (IGC) Contínuo, 2,89 (conceito 3) à frente de universidades renomadas como a PUC (PR), Anhembi-Morumbi (SP), Mackenzie (SP), PUC (MG), Universidade Católica de Brasília, Unifor (CE) e UNAMA (AM), dentre outras.

O Índice Geral de Cursos (IGC) é uma das medidas usadas pelo Inep para avaliar as instituições de educação superior, públicas e privadas. Trata-se de um indicador de qualidade de instituições de educação superior, que considera o desempenho dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Os conceitos do Índice Geral de Cursos (IGC) são referentes ao ciclo de avaliações entre 2010 e 2012 de 2.171 instituições (192 universidades, 180 centros universitários e 1799 faculdades), e os resultados dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) de 1.799 instituições, que incluem a nota do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) aplicado no ano de 2013 em 8.184 cursos.

O IGC de uma instituição é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. A avaliação da pós-graduação acontece a partir de um acompanhamento anual e também de uma avaliação a cada três anos dos programas e cursos que integram o Sistema Nacional de Pós-graduação feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Expresso em conceitos, o IGC é um indicador com pontuação variável de um a cinco pontos. Uma instituição que obtenha de três a cinco pontos atende de forma satisfatória. Abaixo de dois pontos a atuação é insatisfatória.

No CPC-Contínuo, os cursos de Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina e Serviço Social da Universidade Ceuma ficaram com o título de 1° Lugar Geral de todo o Estado do Maranhão. Os cursos de Farmácia e Nutrição arrebataram o título de 1° Lugar Geral dentre as IES´s Particulares do Maranhão. O Conceito Preliminar de Curso (CPC) vai de 1 a 5 e, como o próprio nome diz, é um indicador prévio da situação dos cursos de graduação no país.

De acordo com o reitor da Universidade Ceuma, Marcos Barros, a excelente avaliação no IGC comprova o compromisso da instituição com a qualidade. “Mais uma vez os índices mostram que a Universidade Ceuma cada vez mais se esmera em proporcionar educação superior de qualidade. Nosso compromisso com a aprendizagem tem surtido os efeitos esperados. Nossos alunos, professores e funcionários são os responsáveis pelos excelentes resultados alcançados. Nossa missão é obter notas cada vez mais altas, condizentes com a nossa qualidade”, afirmou.

Sem comentário para "Universidade Ceuma é 1ª colocada entre instituições particulares do Norte/Nordeste, avalia INEP"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS