Prefeitura intensifica ações contra o transporte irregular de passageiros

Operação foi realizada na região do Centro, Anel Viário e Itaqui-Bacanga
Operação foi realizada na região do Centro, Anel Viário e Itaqui-Bacanga

A Prefeitura de São Luís, através da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT), realizou durante esta quinta-feira (20) mais uma ação de combate ao transporte irregular de passageiros, através da prática conhecida como táxi-lotação. A operação foi realizada na região do Centro, Anel Viário e Itaqui-Bacanga e contou com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.

“Desde o dia 17 de outubro, a SMTT está realizando uma grande ação de disciplinamento do trânsito e do transporte em vários pontos da cidade. Nosso trabalho é para combater o serviço de transporte irregular de passageiros, taxi-pirata, taxi-lotação e várias outras irregularidades no trânsito”, explicou o secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros.

Na ação desta quinta-feira, foram apreendidos 19 carros que estavam sendo usados indevidamente para o transporte remunerado de passageiros. Desde o início da operação já foram apreendidos mais de 300 veículos por infrações diversas, sendo as mais comuns o transporte remunerado de passageiros sem licença e a direção de veículo não licenciado.

De acordo com a SMTT, para a prestação do serviço de transporte é necessária a autorização do poder municipal através da Secretária de Trânsito e Transportes. O condutor que for flagrado realizando o transporte remunerado de passageiros sem licença será autuado de acordo com o Código Brasileiro de Trânsito (CTB) e poderá ter o veículo removido ou apreendido, além de perder pontos na carteira de habilitação.

Segundo o superintendente de Trânsito da SMTT, Nilson dos Santos, a operação no Centro foi concentrada no entorno da Praça Deodoro, mas será estendida a todo bairro com o reforço da fiscalização. “Essa operação acontece constantemente na cidade e a partir de agora será reforçada. Estamos intensificando as ações para inibir a prática do transporte irregular de passageiros”, ressaltou.

Carro usado em transporte irregular é rebocado durante a operação
Carro usado em transporte irregular é rebocado durante a operação

A operação mobilizou 30 agentes de trânsito, 14 guardas municipais da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), 24 policiais militares, além do apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil. Segundo o subcomandante da Guarda Municipal, J. Morais, a ação integrada resguarda a competência de cada órgão e contribui para o cumprimento da legislação.

“Em ações como essa, a presença dos guardas municipais é imprescindível para manter a ordem nos pontos da operação. A Guarda Municipal está sempre dando apoio à operação na cidade”, relatou o subcomandante da Guarda Municipal, J. Morais.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Flávio Dino anuncia Cynthia Mota Lima como próxima secretária de Planejamento

Cynthia MotaLIma secretária de Planejamento e Orçamento
Cynthia MotaLIma secretária de Planejamento e Orçamento

Em entrevista à TV Mirante, Flávio Dino anunciou nesta quinta-feira (20) a próxima secretária de Planejamento e Orçamento do Maranhão. A contadora Cynthia Mota Lima comandará a pasta a partir de 1º de janeiro, durante a administração de Flávio Dino.

Cynthia Mota Lima traz para a próxima administração a experiência que possui na administração pública. Com formação em Ciências Contábeis e especialidade em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, ela assume a pasta responsável pelo planejamento e organização das políticas de governo.

A nova secretária terá papel fundamental na nova administração. Partirá do Planejamento o sistema com as primeiras metas de desempenho para todas as áreas de governo atuarem na melhoria dos indicadores educacionais, redução da mortalidade infantil e materna, redução de crimes, planejar as primeiras reformas/construção de habitações e de abastecimento de água e banheiros nas residências maranhenses.

Conheça o perfil da nova indicada:

CYNTHIA MOTA LIMA – Secretaria de Planejamento

Cynthia é formada em Ciências Contábeis e possui MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria (ISAN – FGV). No histórico profissional, a próxima secretária traz experiências como diretora do Departamento de Contabilidade da Contadoria Geral do Estado da Secretaria da Fazenda do Maranhão, contadora-geral do Estado do Maranhão, consultora Fiscal e Financeira do Estado de Alagoas, professora universitária e secretária adjunta da Contadoria Geral do Estado. Desde 2009, é diretora de Planejamento, Orçamento e Finanças da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão.

Reitor da UFMA apresenta pesquisa sobre doença renal crônica em congresso nos EUA

Natalino Salgado e o farmacêutico-bioquímico do Hospital Universitário, João Victor Leal Salgado, no Congresso Americano de Nefrologia
Natalino Salgado e o farmacêutico-bioquímico do HU, João Victor Salgado, no Congresso Americano de Nefrologia

O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado e o farmacêutico-bioquímico do Hospital Universitário, João Victor Leal Salgado participaram entre os dias 11 e 16 de novembro, do Congresso Americano de Nefrologia realizado na Pensilvânia, na Filadélfia, EUA. Eles apresentaram o trabalho “Prevalence of Chronic Kidney Disease in a Brazilian Former Slave Population: Preliminary Findings From The Prevrenal Study.” O evento reuniu profissionais renomados de diversos países e teve como tema “Semana do Rim 2014-Construindo Novos Caminhos para a saúde do Rim”.

O trabalho é decorrente do projeto intitulado “Prevalência de Doença Renal Crônica no Município de São Luís e em Comunidades Quilombolas de Alcântara”, no estado do Maranhão, realizado por um grupo de profissionais do HU, sob a coordenação do reitor Natalino Salgado. O projeto tem parceria da Universidade Federal de São Paulo, sob a coordenação do professor Ricardo Sesso.

O estudo consiste em determinar a prevalência da Doença Renal Crônica em indivíduos adultos afrodescendentes residentes em quilombos de Alcântara, no Maranhão. A DRC é grave e complexa, porém, com tratamento adequado o paciente pode ter qualidade de vida.

Durante a pesquisa, foi realizada uma avaliação clínico-laboratorial e de atividade física com os moradores das comunidades quilombolas. Eles passavam por coleta de sangue para realização de exames como glicemia (dosagem do açúcar), colesterol, hemoglobina (avaliar a anemia) e creatinina (avaliar a função do rim).

Após a coleta, o paciente com suspeita de doença dos rins era encaminhado para o Hospital Universitário. Lá, era acompanhado por uma equipe multiprofissional formada, além de médicos e enfermeiras, por nutricionistas, educadores físicos, fisioterapeuta, psicólogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais.

O reitor Natalino Salgado, que também é nefrologista, destacou a importância de levar para além das fronteiras do Brasil a pesquisa, realizada com muito empenho por um grupo de profissionais das mais diversas especialidades. “Trata-se de uma conquista valiosíssima, é importante que se divulgue e que se tenha esse espaço para troca de conhecimentos com outros profissionais para que possamos mostrar o que temos de melhor e também aprender com as pesquisas dos demais”, enfatizou.

Além do reitor da UFMA e do professor da USP, Ricardo Sesso, também participaram do estudo os seguintes profissionais: Joyce Santos Lages, Dyego José de Araújo Brito, Alcione Miranda dos Santos, João Victor Leal Salgado, Giselle Andrade dos Santos Silva, Francisco Monteiro Júnior, Francival Leite de Souza, Gisele Silva Pereira, Ana Luisa Bezelga, Elton Jonh Freitas Santos, Elisângela Milhomem dos Santos, Isabela Leal Calado, Natália Ribeiro Mandarino, Deuzilene Pedra Viegas, Raimunda Sheyla Carneiro Dias, Elane Viana Hortegal, Mara Silvia Pinheiro Cutrim, Emanoel Catarino Serra Santos, Inácio Silva Diniz, Adriana Aragão Silva, Eliane Nascimento e Gilberto Castelo Branco Souza.

Flávio Dino apresenta secretários de Educação e Agricultura do próximo governo

Áurea Prazer assumirá a Secretaria de Educação
Áurea Prazer assumirá a Secretaria Estadual de Educação

Em comunicado pelas redes sociais, Flávio Dino anunciou mais dois nomes para compor seu secretariado. Os próximos titulares das pastas de Educação e Agricultura foram divulgados nesta quinta-feira (20) e serão ocupadas, respectivamente, por Áurea Prazeres e Márcio Honaiser.

Durante a campanha eleitoral, Flávio Dino defendeu a educação como caminho para o desenvolvimento e oportunidade aos maranhenses. Entre as propostas para a área, estão a valorização da docência, a integração das universidades e faculdades no esforço de universalização. Além disso, a coordenação do currículo estadual para o ensino fundamental e médio, bem como o combate ao analfabetismo e a recuperação e expansão da rede física escolar.

Com atenção especial à agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, o esforço será concentrado no estímulo à produção no campo e na cidade. O objetivo é abastecer o estado com alimentos para fomentar a geração de renda e ampliar o mercado interno. O Programa de Governo de Flávio Dino enfatiza ainda o investimento em assistência técnica, apoio financeiro e estruturas qualificadas de transporte e comercialização.

Conheça o perfil dos novos indicados:

ÁUREA PRAZERES – Secretaria de Educação

Márcio Honaiser será o secretário de Agricultura
Márcio Honaiser será o secretário de Agricultura

Áurea Regina é pedagoga (Uema), mestranda em Educação pela Universidade Del Salvador (USAL), especialista em Orientação Educacional (PUC-MG) e pós-graduanda em Gestão Pública Municipal (Uema). Atua há mais de 15 anos nas áreas de educação escolar e popular. Áurea Prazeres é servidora pública do Município e do Estado. Atualmente, é secretária adjunta de Ensino da Secretária Municipal de Educação de São Luís. Integra também o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA – Porto Alegre), o Grupo de Pesquisa Políticas Educacionais do Mestrado em Educação – área de concentração Gestão Educacional (UFMA) e integra a Comissão Executiva do Fórum Municipal de Educação, atuando na Elaboração do Plano Municipal de Educação de São Luís.

MÁRCIO HONAISER – Secretaria de Agricultura

Márcio Honaiser é bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema), possui pós-graduação em Agronegócio (FAMA/IDEX) e Desenvolvimento de Executivos (Cenex). Atua na área do agronegócio. Foi diretor-geral e, atualmente, é diretor-presidente da Unibalsas, onde implantou o curso de Agronegócio. Militante das causas sociais desde a juventude, participou de movimento estudantil e da Juventude Socialista. É presidente estadual da Fundação Leonel Brizola.

Flávio Dino anuncia secretários da Mulher e Igualdade Racial

Gerson Pinheiro é geógrafo, dirigente do PCdoB e ativista do movimento negro
Gerson Pinheiro é geógrafo, dirigente do PCdoB e ativista do movimento negro

Mais dois nomes da equipe de governo de Flávio Dino foram conhecidos nesta quinta-feira (20). O comunicado feito pelas redes sociais apresenta a pedagoga Laurinda Pinto para assumir a Secretaria da Mulher e o geólogo Gerson Pinheiro para comandar a pasta de Igualdade Racial.

Na pasta da Mulher, Laurinda Pinto auxiliará o governador eleito na execução de uma gestão pública eficiente para melhorar a vida da população. Para isso, deve trabalhar na implementação do pacto de enfrentamento à violência contra a mulher e no diálogo para estruturar os equipamentos públicos para o atendimento às mulheres.

Gerson Pinheiro passará a integrar a equipe de governo a partir de 1º de janeiro com a meta de desenvolver políticas públicas para promoção da igualdade constitucional e legal em favor dos segmentos sociais discriminados – com atenção especial aos negros, que representam 74% da população do estado.

Conheça o perfil dos novos indicados:

GERSON PINHEIRO – Secretaria de Igualdade Racial

Gerson Pinheiro é geógrafo (UFMA), integra a direção da União de Negros Pela Igualdade (Unegro-MA), é vice-presidente do PCdoB-MA e membro da direção nacional do partido. Foi militante do movimento estudantil, comunitário e sindical, participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias dos Estados do Maranhão Pará e Tocantins (STEFEM) e integrou o Sindicato dos Metalúrgicos de São Luís.

LAURINDA MARIA DE CARVALHO PINTO – Secretaria da Mulher

Laurinda Pinto é pedagoga, servidora pública e ativista dos direitos da mulher
Laurinda Pinto é pedagoga, servidora pública e ativista dos direitos da mulher

Laurinda Pinto é pedagoga, servidora pública Municipal e Estadual, especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA) e em Gestão de Políticas Públicas com Recorte de Gênero, Raça e Etnia (Fundação Joaquim Nabuco). É mestranda em Gestão da Educação pela Universidade Fernando Pessoa (Porto-Portugal). Foi secretária Municipal de Educação de Buriti (1999 a 2001).

Atualmente, é presidente do Conselho Municipal da Condição Feminina e membro da Coordenação Nacional da União Brasileira de Mulheres, do Comitê Estadual do PCdoB como secretária de Formação e Mulheres, vice-presidente do PCdoB em São Luís. Laurinda é também coordenadora Municipal da Mulher da Prefeitura de São Luís.

“Me senti revigorada”, diz Lítia Cavalcanti sobre matéria do blog

Lítia Cavalcanti se disse revigorada com reconhecimento público
Lítia se disse revigorada com reconhecimento público (Foto: Douglas Jr.)

Em mensagem de Wathsapp enviada ao autor deste blog na manhã desta quinta-feira, a promotora de Defesa do Consumidor, Lítia Cavalcanti, disse que se sentiu revigorada ao ler o texto “Se todos fossem iguais a você”, aqui postado no último dia 18, em reconhecimento à sua atuação em defesa dos cidadãos, em diversos casos em que houve violação da lei.

O post faz referência, principalmente, à intervenção judicial na Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), decretada no último dia 17 e suspensa no dia seguinte pelo Tribunal de Justiça. A medida, proposta pela promotora em razão da precariedade do transporte coletivo que atende mais de 700 mil usuários na capital e após sucessivos descumprimentos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que prevê melhorias no serviço, foi muito bem recebida pela população.

A representante do Ministério Público se disse emocionada ao ter o seu mérito destacado. “Em um mundo de tantas incompreensões e inversões de valores, onde aqueles que têm por convicções a busca incessante da Justiça são apedrejados, me senti revigorada”, escreveu.

O autor do blog reitera os elogios por acreditar que as intenções da promotora são as melhores possíveis. E sente-se honrado por tê-la ajudado a renovar o ânimo  e lisonjeado por sua recepção à postagem. Abaixo, o agradecimento de Lítia Cavalcanti ao blog:

Recebi ontem o link da sua matéria. Em um mundo de tantas incompreensões e inversões de valores, onde aqueles q tem por convicções a busca incessante da justiça são apedrejados, me senti revigorada. N esperava ler uma matéria tão linda neste momento. Quero agradecer a vc pelo lindíssimo texto e dizer q fiquei extremamente emocionada c sua homenagem publica.  Muito obrigada. Muito obrigada. Do fundo do meu coração.

Bom saber. Obrigada pelo apoio, principalmente quando o único mecanismo de defesa q dispomos em favor da coletividade e a lei. Outras munições não usamos…obrigada mais uma vez.   

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima