Cerca de 70 mulheres, com faixa etária entre 25 e 70 anos assistiram a palestras durante a programação
As Secretarias Municipais de Políticas para as Mulheres e de Saúde realizaram, na manhã desta sexta-feira, 31, uma manhã de atividades para o encerramento da campanha do Outubro Rosa, na Academia da Saúde, no Viva Maiobão.
Cerca de 70 mulheres, com faixa etária entre 25 e 70 anos assistiram a palestras sobre a importância da atividade física e alimentação saudável, e ainda, sobre o autoexame das mamas e demais temas relacionados à saúde feminina. Em seguida participaram de aulas de alongamento, ginastica laboral, dança, e ao final, foi servido um café da manhã.
Para a aposentada, Antônia Maria da Conceição, 65, a manhã foi muito proveitosa, com as palestras e atividades. “Todos os dias faço caminhadas e participo das atividades da Academia da Saúde”, contou.
Durante o mês de outubro, foram realizadas blitz, palestras preventivas em todas as 15 unidades de saúde, mutirão do autoexame e panfletagem.
A secretária da Mulher, Carla Sousa, ressaltou a grande quantidade de mulheres que aderiram à campanha e realizaram o autoexame. “ Alcançamos neste segundo ano do Outubro Rosa em Paço do Lumiar números significativos de mulheres atendidas e continuaremos em atividade para chegarmos cada vez mais próximos dessas mulheres com nossos serviços de prevenção e orientação”, frisou a secretária.
Servidores – Na ultima quinta-feira, 30, a Coordenação de Saúde da Mulher promoveu um encontro com servidores, onde tratou sobre a saúde feminina, e foi apresentada a palestra “Amor e Sexo”, pelo médico ginecologista Dr. João Neto.
A coordenadora de Saúde da Mulher, Bianca Mendes destacou os serviços realizados nas UBS, voltados para a saúde feminina, bem como as consultas , encaminhamentos ao especialista e exames citológicos que hoje são realizados no próprio município.
o engenheiro mecânico Cleudson Campos Anchieta foi indicado pelo Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão e pela Federação Nacional dos Engenheiros
A eleição do novo presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MA) ocorrerá dia 19 de novembro e deverá contar com a votação dos quase 10 mil profissionais associados, entre engenheiros e agrônomos com direito de voto. O novo gestor precisará fazer valer a sua representatividade e missão de fiscalizar, controlar, orientar e aprimorar o exercício profissional da engenharia e da agronomia, em seus níveis médio e superior, no território de sua jurisdição. Como uma das opções para ocupar o cargo, o Sindicato dos Engenheiros do Estado do Maranhão (SENGE/MA) e da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) indicaram o engenheiro mecânico Cleudson Campos Anchieta.
“A FNE e seus sindicatos filiados fizeram um amplo debate sobre as eleições do Sistema Confea/Creas e decidiram pelo apoio a candidatos que representam efetivamente os anseios de aprimoramento dos conselhos. O companheiro Cleudson é sem dúvida a nossa opção para disputar o Crea Maranhão pelo seu compromisso com a transparência e a seriedade como gestor, além da disposição de trabalhar incansavelmente em defesa da sociedade e dos profissionais”, justifica Murilo Celso de Campos Pinheiro, presidente da FNE.
Para Berilo Macedo, presidente do SENGE/MA, o que credencia Cleudson Campos a ter o apoio do sindicato é “seu notável desempenho de Conselheiro Federal, como representante do SEMGE/MA, nos anos de 2011 a 2013, e por seu firme compromisso com a missão desta entidade e os seus representados”.
“ Meu compromisso é renovar o CREA-MA e reestruturá-lo, atuando com imparcialidade, transparência, determinação, ações efetivas e práticas de promoção da valorização profissional”, afirma Cleudson Campos.
Perfil Cleudson Campos
Foi membro da Frente Parlamentar pela Engenharia na Câmara dos Deputados, Cleudson Campos é autor e relator do projeto que aprovou no plenário do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia o reconhecimento do Clube de Engenharia (CEMA), Associação dos Engenheiros Agrônomos do Maranhão (AEMA) e Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), como precursoras do sistema CONFEA/CREA.
Além da atuação como engenheiro mecânico e empreendedor, conta com experiência de um mandato de Conselheiro Federal, como representante do SENGE/MA, no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA), de 2011 a 2013, sendo reconhecido por seu notável desempenho e compromisso com o a entidade e seus representados.
É por este desempenho e experiência que o sindicato o credencia como melhor opção para assumir o cargo do Crea/MA. Espera-se que Cleudson Campos, caso eleito, “garanta que as obras e serviços da Engenharia sejam realizados por profissionais habilitados, fiscalize o cumprimento do piso salarial dos profissionais, fortaleça as entidades de classe e aproxime o Crea-Ma das instituições de ensino e dos estudantes da área tecnológica, dentre outros”, resume Berilo Macedo, presidente do SENGE-MA.
Programa da campanha:
1. Fiscalizar do exercício profissional, garantindo que as obras e serviços da engenharia sejam realizados por profissionais habilitados;
2. Fiscalizar o cumprimento do piso salarial dos profissionais da engenharia, em conjunto com as entidades de classe;
3. Promover cursos de especialização e aperfeiçoamento para formação continuada dos profissionais através de entidade de classes, instituições de ensino e outros
4. Assegurar que os cargos e funções da administração pública, para cujo exercício se exijam conhecimentos da engenharia ou agronomia, sejam privativos aos profissionais registrados no Crea;
5.Garantir participação e manifestação do Crea nas demandas de engenharia e agronomia de relevante interesse social;
6.Garantir condições para pleno funcionamento das câmeras especializadas, comissões e da diretoria em prol dos profissionais e da sociedade;
7. Desenvolver parcerias com os sindicatos, associações, instituições de ensino e com os estudantes da área tecnológica (fortalecer o CreaJr) e implantar de imediato o portal da transparência em cumprimento a Lei Federal n 12527 de 2014, e programa da qualidade de gestão;
8. Reestruturar a fiscalização, com ampliação e capacitação do quadro fiscais e aquisição de equipamentos modernos, bem como, as Inspetorias e Postos de Serviços do CREA-MA;
9. Construir edifício, com instalações modernas, estacionamento ao público e em local de fácil acesso, para funcionamento da sede própria do CREA/MA;
10. Implantar o Plano de Carreira, Cargos e Salários para os funcionários do CREA/MA;
11. Modernizar os processos dos serviços prestados pelo Conselho, possibilitando o atendimento digital às demandas dos profissionais, empresas, entidades de classes, instituições de ensino e a sociedade;
12. Implantar de imediato o portal da transparência em cumprimento a Lei Federal n° 12527 de 2014, e programa da qualidade de gestão;
13. Garantir que todas as licitações públicas nas áreas das engenharias e agronomia sejam divulgadas pelo CREA/MA, para o conhecimento de todos os profissionais, empresários, autônomos e demais interessados;
14. Colocar caixa eletrônico nas instalações do CREA/MA para melhor atender aos profissionais, funcionários e usuários dos serviços
Felipe Camarão assumir[á secretariaO governador eleito do Maranhão, Flávio Dino, definiu nesta sexta-feira (31) o nome de Felipe Costa Camarão para comandar a Secretaria de Gestão e Previdência (Segep). Essa foi a 15ª indicação de composição do governo que terá início no próximo 1º de janeiro.
Com formação em Direito e especialista em Gestão Pública, ele assume a pasta responsável pela gestão de pessoal, patrimônio e previdência. É a Segep que coordena também a Escola de Governo. Felipe Camarão assumirá a Secretaria com a missão de valorizar os servidores públicos – ativos e inativos, além de aprimorar os serviços de estado destinados especificamente aos servidores, especialmente saúde.
FELIPE COSTA CAMARÃO – Secretaria de Gestão e Previdência
Felipe Camarão é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), onde é professor. É mestre em Direito e especialista em Gestão Pública. Entre os cargos que já ocupou, estão a direção do Procon-MA por duas vezes, chefe da Procuradoria Federal do Maranhão e também da Procuradoria do INSS. Atualmente, é sub-procurador-chefe da UFMA, função que ocupa há três anos.
Bira deixará Assembleia Legislativa para integrar equipe de Flávio Dino
Flávio Dino indicou mais um nome que irá compor a equipe de governo a partir de 1° de janeiro. O deputado Bira do Pindaré assumirá a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. O governador eleito fez o anúncio por meio de redes sociais na noite desta quinta-feira (30).
A pasta será a responsável pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência, Tecnologia do Maranhão (Iema), que atuará em parceria com os Institutos Federais para profissionalizar maranhenses e gerar quadros qualificados no estado, um dos compromissos assumidos em campanha e que integram o Programa de Governo de Flávio Dino. Outro desafio da Secretaria será levar inclusão digital aos maranhenses, com laboratórios e internet nos municípios do estado.
BIRA DO PINDARÉ – Secretaria de Ciência e Tecnologia
Bira do Pindaré é deputado estadual reeleito para o segundo mandato. Egresso dos movimentos sociais, Bira é advogado e tem mestrado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Foi professor Universitário no estado.
Foi bancário e presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão. Ocupou também o cargo de delegado regional do Trabalho. Sua atuação política e social sempre esteve ligada aos movimentos da Pastoral da Igreja Católica. Na universidade, foi dirigente do Diretório Central dos Estudantes (DCE).
O Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) ajuizou uma ação civil pública contra a Caixa Econômica Federal em razão da jornada excessiva de trabalho praticada na agência de Caxias. O valor do dano moral coletivo pedido na ação é de R$ 500 mil.
Durante as investigações, constatou-se que a jornada de trabalho cumprida pelos empregados era maior que a registrada no ponto eletrônico. “A análise das fitas de abertura e fechamento de caixa demonstrou que a jornada de trabalho efetivamente cumprida diverge dos dados constantes no extrato do controle de ponto eletrônico, comprovando as irregularidades”, explicou Marcos Duanne, procurador responsável pelo caso.
O Sindicato dos Bancários do Maranhão fez a denúncia. Em depoimento, diversos funcionários da Caixa confirmaram os abusos na jornada. “Como não é permitido o trabalho além das oito horas diárias, o gerente entra com sua senha e permite o trabalho dos caixas, bem como de outros setores, além do horário determinado pelo sistema”, afirmou uma das testemunhas.
Além de serem submetidos à jornada excessiva, os bancários não recebiam o pagamento integral das horas extras trabalhadas e nem folga compensatória. “As irregularidades praticadas pelo banco não constituem caso isolado, mas decorrem de práticas genericamente admitidas na empresa”, acrescenta Duanne.
O MPT-MA pede o pagamento de dano moral coletivo de R$ 500 mil e o cumprimento das seguintes obrigações de fazer e não fazer: proceder a correta anotação da jornada de trabalho; não exigir de forma habitual a prorrogação da jornada além do limite previsto em lei; e promover a compensação ou efetuar o pagamento das horas extras, fazendo constar nos contracheques os respectivos valores pagos.
O caso está sendo acompanhado pela Procuradoria do Trabalho de Caxias e tramita na Vara do Trabalho deste mesmo município.
Comentários