Petrobras receberá propostas para licitação na Refinaria Premium I

0comentário

O Estado

Obras da Refinaria Premium serão retomadas com construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes do empreendimento
Obras da Refinaria Premium serão retomadas com construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes do empreendimento (Foto: Flora Dolores/O Estado

Embora não queira comentar o andamento de licitação para a Refinaria Premium I, em Bacabeira, a Petrobras deve receber no dia 10 de dezembro as propostas para a construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes do empreendimento, no Maranhão.

O investimento estimado na construção e operação dos sistemas de tratamento de água industrial e de efluentes é de R$ 1,2 bilhão. Durante o processo, foram convidadas a participar da licitação as empresas GE, Siemens, Odebrecht Ambiental e as francesas Degrémont e Veolia.

No entanto, devem entregar propostas dois consórcios, um formado pela Odebrecht Ambiental com a francesa especializada em tecnologia de águas Veolia e outro pelo grupo JBS e a empresa brasileira de sistemas de controle ambiental Enfil.

A participação do grupo JBS (Friboi) surpreendeu o mercado, pois até então sua atuação era voltada para a atividade de carnes e celulose. A empresa brasileira entrará no negócio com as garantias enquanto o grupo francês Enfil com a operação e construção de sistemas para água.

A Refinaria Premium I passou por um longo período de avaliação, pois quando o projeto foi lançado pela Petrobras estava orçado em R$ 40 bilhões. Esse valor de investimento, porém, foi reavaliado e submetido a métricas internacionais.

Com isso, então, o empreendimento foi redesenhado no exterior, para reduzir custos e se tornar mais viável. Este ano, mudou da condição de projeto em avaliação passando a integrar o novo Plano de Negócios e Gestão da Petrobras na carteira de processo em licitação, assim como a Premium II, no Ceará.

A partir de março deste ano, foram emitidos convites ao mercado referentes às unidades de geração de hidrogênio e de tratamento de água e efluentes. A previsão de entrada em operação da primeira etapa da Premium I é 2018.

Em sua primeira fase, terá capacidade para produzir 300 mil barris/dia. Após a conclusão das obras, serão 600 mil barris/dia. A Refinaria Premium I produzirá óleo diesel, querosene de aviação (QAV), nafta petroquímica, GLP (gás de cozinha), bunker (combustível para navios) e coque. A intenção da Petrobras é que a produção do empreendimento atenda ao mercado nacional.

Mais

A Petrobras e a Sinopec assinaram, em junho do ano passado, Carta de Intenções com o objetivo de desenvolver estudo conjunto para o projeto da Refinaria Premium I e a possível viabilidade de criação de uma joint venture entre as empresas, para implementação do empreendimento em Bacabeira.

Sem comentário para "Petrobras receberá propostas para licitação na Refinaria Premium I"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS