O Dia do Professor, celebrado hoje, é uma data propícia à reflexão sobre o papel e as condições de trabalho de quem exerce o dever heroico de educar. Esses profissionais abnegados merecem todo o reconhecimento, conquista ainda não alcançada em sua plenitude, mas que aos poucos vai tomando forma em São Luís. Disposto a oferecer aos docentes o melhor tratamento possível, o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, vem abrindo caminho rumo à valorização da classe, da qual também é membro legítimo, demonstrando total empenho e sensibilidade com a causa e a bandeira de luta dos colegas de ofício.
Há quase um ano como titular da Semed, Geraldo Castro Sobrinho iniciou uma gestão inovadora, digna dos mais sinceros e entusiasmados elogios. Um dos seus principais focos foi justamente o professor, tratado com todo respeito. Mesmo diante das limitações orçamentárias, que ainda impõem graves dificuldades ao dia a dia dos educadores, percebe-se a intenção do secretário de proporcionar aos colegas condições dignas para lecionar. Se a realidade ainda não é a ideal, é certo que há o compromisso de mudá-la, no menor prazo possível.
O bom trabalho desempenhado foi interrompido pela greve no ensino municipal, que se estendeu por mais de 100 dias, entre junho e setembro, e só foi encerrada porque o secretário, tendo o Ministério Público como mediador, jamais se furtou ao diálogo. Superado o obstáculo, as ações positivas foram retomadas com pleno vigor e a expectativa é que os estudantes encerrem o ano letivo com o melhor aproveitamento possível dos conteúdos.
O empenho e a competência de Geraldo à frente da rede municipal de ensino têm rendido bons frutos. Ontem mesmo, foi garantida a aposentadoria para 126 professores que já faziam jus ao benefício e enfrentavam problemas de ordem burocrática. Firmado durante a negociação que pôs fim à greve, o compromisso foi cumprido apenas 40 dias após selado o acordo. Outras conquistas importantes como premiações em concursos e aperfeiçoamento profissional são marcas registradas da atual gestão.
Se os professores merecem todas as homenagens pelo seu dia, a educação do Município também está de parabéns por ser conduzida no momento por alguém do ramo, capaz de cumprir com rara dedicação e eficiência a nobre missão de preparar as gerações futuras.
Geraldo Castro é um homem muito comprometido com a educação… sei por que o conheço. Obvio que ele nao é Deus e nem tem o poder de consertar anos de atrasos de outros gestores dessa secretaria… mas o parabenizo pelo esforço que tem feito!
Parabens prof Geraldo! confio na sua competencia! Educação é desafio no país todo mas o senhor ta se dedicando aqui em sao luis!