Acontece nesta terça-feira, 23, no município de Paço do Lumiar, palestras sobre o Dia Internacional contra a Exploração Sexual e Tráfico de Mulheres e Crianças.
Vão ser dois momentos: pela manhã, às 9h30, na UEB Cepema, Vila São José 2, e à tarde, às 15h, na UEB Vicente Pires Sampaio, também na Vila São José.
Participam da ação, realizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio de sua Secretaria Extraordinária de Políticas para a Mulher, os conselhos Tutelar e da Criança e Adolescente.
As palestras vão ser realizadas por técnicos da Secretaria da Mulher de Paço do Lumiar e conselheiros.
Dados da violência no Brasil
No ano passado, o serviço de Disque Denúncia da Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Presidência da República registrou 162 mil relatos de violência física, psicológica e sexual contra crianças e adolescentes. Dados da Sociedade Internacional de Prevenção ao Abuso e Negligência na Infância estimam que a violência doméstica atinja 18 mil crianças por dia no Brasil.
Chantagem, humilhação, ameaças, beliscões e xingamentos são alguns tipos de violência recorrentes, muitas vezes vistos como normais. Segundo dados da SDH, 70% das violações de direitos das crianças e adolescentes são cometidas por algum familiar.
Quando se fala em violência contra a mulher os números dizem que a cada dois minutos, cinco mulheres são vítimas da violência no Brasil, segundo um levantamento feito pela Fundação Perseu Abramo.