A governadora Roseana Sarney nomeou, na manhã desta quarta-feira (17), interinamente, o secretário de Segurança Pública, delegado Marcos Affonso Junior, para responder pela Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária (Sejap).
Marcos Affonso substituirá o agora ex-secretário de Estado de Justiça e Administração Penitenciária Sebastião Uchoa, que entregou o cargo em meio a mais uma crise no sistema prisional do Maranhão.
Uchoa comandou a Sejap por 1 ano e 6 meses, período em que ocorreram várias fugas e rebeliões no Complexo Penitenciário de Pedrinhas, com repercussão nacional, tamanha a frequência e violência que marcaram cada episódio.
O caso mais recente aconteceu na madrugada de hoje, quando 17 detentos do Presídio São Luís I, considerado de segurança máxima, escaparam por um túnel. Pela manhã, o clima voltou a ficar tenso por causa de uma tentativa de fuga na Casa de Detenção de Pedrinhas (Cadet), cujo ex-diretor, Cláudio Barcelos, foi preso sob a suspeita de liberar presos em troca de dinheiro.
No último dia 10, 36 detentos fugiram do Centro de Detenção Provisória (CDP), o famoso cadeião de Pedrinhas, depois que uma caçamba roubada por criminosos derrubou parte do muro do presídio.
Não suportando mais a pressão, Uchoá, que é delegado de carreira da Polícia Civil, preferiu deixar a pasta.
Anota aí: novo secretario de justiça: Carlos Nina Cutrim. Procurador de Justiça, ex-presidente do conselho penitenciário do maranhao, e ex secretario de justiça. Quando o mesmo saiu da secretaria, ate os presos choraram. Todos (agente, presos, enfim), amavam ele e o respeitavam! E o atual secretario ;(Uchoa), foi adjunto dele. E cria dele.