A Agência Nacional de Petróleo (ANP) flagrou, durante fiscalização, dois postos no Maranhão cometendo fraude na venda de combustíveis. A irregularidade, conhecida como “bomba baixa”, consiste na venda ao consumidor de quantidade de combustível menor do que a mostrada no visor da bomba no ato do abastecimento. Os dois postos onde a fraude foi detectada funcionam em Imperatriz.
Um dos estabelecimentos é o Auto Posto Imperatriz, situado na Rua Três Marias, nº 90, bairro Parque Santa Lúcia. O estabelecimento foi fiscalizado em 2 de julho deste ano, quando foi detectada a manipulação da bomba com o intuito de lesar os consumidores. O outro é o Posto Iccar, localizado na Avenida Babaçulândia, nº 600, bairro Vila Lobão, que foi fiscalizado em 3 de julho e também apresentou a fraude.
Desde o último dia 2, a ANP passou a divulgar mensalmente a lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização praticando a “bomba-baixa”. Inadvertidamente, o consumidor paga por quantidade maior do que a efetivamente recebida no tanque de seu veículo.
A “bomba-baixa” é uma das irregularidades mais encontradas pelas forças-tarefas que vêm sendo realizadas pela ANP para fiscalizar o mercado de combustíveis de todo o Brasil.
A constatação da “bomba-baixa” é atribuição da ANP, que não se confunde com a do Inmetro. Esse órgão é responsável pela aferição e certificação do equipamento medidor, enquanto a Agência se ocupa em identificar se a bomba está sendo operada da maneira correta, fornecendo a quantidade de combustível informada ao consumidor.
A lista com todos os postos flagrados cometendo a ilegalidade, que contém dados retroativos a a 1º de julho deste ano, está disponível no endereço www.anp.gov.br/postosautuadosvazao.