ANP flagra dois postos no Maranhão com fraude em bombas de combustíveis

0comentário
Equipe de fiscalização da ANO faz fiscalização em posto de combustíveis
Equipe de fiscalização da ANO faz fiscalização em posto de combustíveis

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) flagrou, durante fiscalização, dois postos no Maranhão cometendo fraude na venda de combustíveis. A irregularidade, conhecida como “bomba baixa”, consiste na venda ao consumidor de quantidade de combustível menor do que a mostrada no visor da bomba no ato do abastecimento. Os dois postos onde a fraude foi detectada funcionam em Imperatriz.

Um dos estabelecimentos é o Auto Posto Imperatriz, situado na Rua Três Marias, nº 90, bairro Parque Santa Lúcia. O estabelecimento foi fiscalizado em 2 de julho deste ano, quando foi detectada a manipulação da bomba com o intuito de lesar os consumidores. O outro é o Posto Iccar, localizado na Avenida Babaçulândia, nº 600, bairro Vila Lobão, que foi fiscalizado em 3 de julho e também apresentou a fraude.

Desde o último dia 2, a ANP passou a divulgar mensalmente a lista de postos revendedores de combustíveis flagrados em ações de fiscalização praticando a “bomba-baixa”. Inadvertidamente, o consumidor paga por quantidade maior do que a efetivamente recebida no tanque de seu veículo.

A “bomba-baixa” é uma das irregularidades mais encontradas pelas forças-tarefas que vêm sendo realizadas pela ANP para fiscalizar o mercado de combustíveis de todo o Brasil.

A constatação da “bomba-baixa” é atribuição da ANP, que não se confunde com a do Inmetro. Esse órgão é responsável pela aferição e certificação do equipamento medidor, enquanto a Agência se ocupa em identificar se a bomba está sendo operada da maneira correta, fornecendo a quantidade de combustível informada ao consumidor.

A lista com todos os postos flagrados cometendo a ilegalidade, que contém dados retroativos a a 1º de julho deste ano, está disponível no endereço www.anp.gov.br/postosautuadosvazao.

Sem comentário para "ANP flagra dois postos no Maranhão com fraude em bombas de combustíveis"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS