São Luís, 29 de Agosto de 2014
O grupo do WhatsApp ‘Jornalista MA’ vem a público esclarecer o mal entendido referente a uma postagem do nosso colega de imprensa Adailton Borba e defender a honra deste profissional que tem caráter ilibado, perante a opinião pública. Recentemente, foi noticiado que o jornalista fez uma publicação revelando que um candidato a governador do estado do Maranhão estava sendo investigado por um grande esquema de corrupção.
Primeiramente, precisamos deixar claro que o grupo é contra a atitude de um dos participantes do ‘Jornalistas MA’ em ‘printar’ parte da conversa para caluniar um colega.
O ‘Jornalistas MA’, desde que foi criado, conversa sobre os mais variados assuntos, o tempo todo. Este comentário foi apenas um entre tantos que são tecidos sobre política. Palavras contrárias e a favor de políticos viraram rotina nas redes sociais, devido o atual cenário do país. O tópico levantado por Adailton não foi considerado de relevância. Passou despercebido assim como muitas mensagens tipo ‘corrente’ que são repassadas em grupos do
WhatsApp.
Ainda assim, nosso grupo – composto somente por jornalistas – tem ética para apurar toda e qualquer informação repassada. Temos total liberdade para discutir sobre quaisquer assuntos, qualquer que seja o tema, dentro do grupo. Por este motivo, caracterizamos esta ação movida contra o jornalista como ABUSIVA, inadequada e que pode ser caracterizada como invasão de privacidade.
O grupo tem um número limite de participantes e nenhum de nós fez denúncia contra nosso colega. Quem assim a fez, não pertence ao ‘Jornalistas MA’ e não tem direito de acesso às informações trocadas pelo grupo.
REPUDIAMOS tudo que venha a inibir ou manipular a maneira que devemos usar nossa liberdade jornalística para a discussão – seja ele qual for – dentro do ‘Jornalistas MA’.
Também NÃO autorizamos o uso, seja parcial ou na íntegra, desta carta por qualquer partido político, candidato, coligação e afins.
Por fim, reafirmamos o nosso apoio e nos colocamos à disposição do colega, caso haja necessidade.
Juramos exercer a função de jornalista assumindo o compromisso com a verdade e a informação. Atuando dentro dos princípios universais de justiça e democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação. Buscando o aprimoramento das relações humanas e sociais, através da crítica e análise da sociedade, visando um futuro mais digno e mais justo para todos os cidadãos brasileiros. Assim nós juramos!!!
Jornalistas MA
Evelin Queiroz
Gilberto Léda
Giuliana Soares
Fernanda Fernandes
Carla Lima
Gildean Farias
Paula Brito
Gina Lisboa
Igor Leonardo
Brendha Gomes
Jane Sousa
Ely Coelho
Anne Glauce Freire
Camila Castro
Davi Araújo
Elirdes Soares
Ernesto Batista
Glauce Telles
John Cutrim
Lisiane Martins
Markos Martins
Maud Zaidan
Sanya Aquino
Socorro Arouche
Vanessa Ribeiro
Wal Oliveira
Amanda Dutra
Eliene Pinheiro
Patrícia Camargo
Mayara Moraes
Amanda Machado
Andrea Palácio
Geisa Batista
Amanda Guimarães
Ciro Mineiro
Francilia Cutrim
Suzana Beckman
Adriana Gomes
Adalberto Júnior
Maria Regina Telles
Dyego Rodrigues
Tatiana Cortez
Katia Persovisan
Jully Camilo
Kelly Campos
Camila Andrade
Zina Nicácio
Lideney Ferreira