O senador Lobão Filho (PMDB) candidato ao governo estadual – numa aliança de 18 partidos – em discurso nesta terça-feira (dia 6), no Senado, apresentou o Programa de Aceleração do Maranhão (PAM).
“Propomos no PAM ações setoriais regionais, para atingir todas as áreas. Nosso programa comtemplará Educação, Saúde, Produção, Agropecuária, Infraestrutura e tantos outros necessários para alavancar de vez a economia de nosso estado”, afirmou o senador peemedebista.
Lobão Filho disse que é um homem movido por grandes desafios e governar o Maranhão será o maior deles. “O maior desafio de minha vida será transformar o Maranhão em Estado desenvolvido por inteiro, com melhor distribuição de renda e oportunidades”, disse o peemedebista.
Aos senadores, Lobão Filho assegurou que, a partir de 2015, promoverá a maior transformação da história do Maranhão. “Sou determinado, sou trabalhador. Vamos desburocratizar a máquina estatal para que o cidadão se sinta parte de sua estrutura, e seja bem tratado pelo poder público, atendido com dignidade, acabando de vez com a sensação de que esteja pedindo um favor”, declarou o senador.
O senador pemedebista apresentou, primeiramente, o programa acessório PAM da Educação. Inspirado em projeto bem sucedido no Ceará, o plano é baseado na meritocracia e visa à criação de unidades escolares com nível mais elevado, estabelecendo a competição entre os alunos para ingressar nestas escolas.
“Vamos implantar o sistema de ensino em tempo integral de uma forma diferente, regionalizada, onde os alunos terão, além das matérias curriculares, modernos laboratórios, cultura e esportes”, assegurou o senador que prioriza, ainda, a valorização dos professores, com bons salários e incentivos para suas reciclagens.
Produção
Lobão Filho anunciou também o PAM para a Produção que, num primeiro momento, fará uma análise criteriosa do potencial econômicos de todas as regiões do estado para, em seguida, levar a cada uma, instrumentos eficazes para o seu desenvolvimento, de acordo com a vocação econômica de cada uma.
“Naqueles setores que tiverem potencial de agricultura e pecuária nós iremos qualificar e criaremos agências técnicas, para fomentar as lavouras, principalmente voltada para os pequenos agricultores que não têm acesso às tecnologias”, detalhou o peemedebista.
Sobre produção, ele destacou ainda que, para incentivá-la é preciso investir em infraestrutura. “A experiência mostra que, de nada adianta produzir se não houver capacidade de escoamento da produção agrícola, por isso vamos ampliar a malha ferroviária do Maranhão, e organizar sua logística”, explicou.
Para a realização destes projetos, Lobão Filho anunciou parcerias com empresas públicas e privadas. “Vou visitar todas as grandes Federações de Indústrias do país, o Banco de fomento do Brasil e do Exterior, para atrair os melhores e mais capacitados que queiram investir com seriedade em meu Estados”, finalizou entusiasmado o peemedebista.