Central de videomonitoramento, catracas eletrônicas e ambulatórios, além da construção do estacionamento são algumas das melhorias instaladas no Estádio Castelão, pelo Governo do Estado, por meio das Secretarias de Estado de Infraestrutura (Sinfra) e de Esporte e Lazer (Sedel), para garantir a segurança dos cidadãos e atender ao Estatuto do Torcedor.
Nesta terça-feira (3) o secretário de Estado de Infraestrutura, José Raimundo Frazão Ribeiro,vistoriou as melhorias no estádio, que fazem parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o Governo do Estado e o Ministério Público.Também presentes o adjunto de Obras Civis, Aparício Bandeira, o adjunto de Esporte e Lazer, Alim Maluf, e o assessor da Promotoria do Consumidor, Vinicius Mendonça, além de técnicos da Sinfra e Sedel.
Durante a Copa do Mundo, o Castelão continuará em obras para que outras melhorias sejam concluídas, tais como a sinalização das saídas de emergência, conforme informou o secretário José Raimundo. “O sistema de videomonitoramento do Castelão está funcionando perfeitamente e é um dos mais modernos do país e as catracas eletrônicas já irão funcionar nos próximos jogos. A previsão é que em 45 dias devemos concluir a implantação do sistema de combate a incêndio e a iluminação”, assinalou.
O adjunto Aparício Bandeira destacou que as obras do novo estacionamento também já estão em execução. “Os investimentos na questão da segurança do estádio são da ordem de aproximadamente, R$ 4.350.000,00. Além disso, o Castelão ganhará um estacionamento com capacidade para cerca de 1.200 veículos”, contou. Ao todo, 84 câmeras de alta definição fazem o monitoramento de todo o estádio, tanto na área interna como na externa, garantindo a segurança aos torcedores.
O secretário adjunto Alim Maluf explicou que a Secretaria de Esporte e Lazer ficou responsável pela inclusão dos ambulatórios no estádio. “Os ambulatórios já estão prontos e preparados para atender a comunidade. Queremos deixar o Castelão de acordo com o estatuto do torcedor para dar comodidade aos torcedores”.
Já o assessor da Promotoria do Consumidor, Vinicius Mendonça, ressaltou que vários pontos do TAC já foram cumpridos. “As catracas eletrônicas já foram instaladas, o sistema de monitoramento de TV também, o que é bastante útil para a Polícia Militar identificar qualquer incidente. Existem algumas pendências, mas as providências estão sendo devidamente tomadas pela secretaria”, avaliou.
Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)