Mérito indiscutível

0comentário
Geraldo Castro contabiliza vários feitos positivos à frente da Semed
Geraldo Castro Sobrinho contabiliza vários feitos positivos à frente da Semed

Em meio à instabilidade causada pela greve de professores, que hoje completou 13 dias, a Secretaria Municipal de Educação (Semed), comandada pelo diligente secretário Geraldo Castro Sobrinho, contabiliza uma série de avanços que não deixam dúvidas quanto ao choque de gestão registrado na pasta desde que ele assumiu o cargo, em novembro do ano passado.

Se a paralisação de docentes tem sido o seu principal desafio, Geraldo confronta a crise com dados que provam, de forma inquestionável, quão eficiente tem sido o seu desempenho. Por exemplo, a Semed, por meio de acordo firmado pelo Ministério Público, está recuperando, em caráter emergencial, 52 escolas municipais. Uma vez concluídas as obras, milhares de alunos passarão a estudar em ambientes altamente propício às práticas de ensino e aprendizagem, com maior chance de aproveitamento dos conteúdos.

Outro feito importante: por determinação do secretário, a Semed realizou, no início do atual ano letivo, um esforço concentrado para regularizar o calendário de aulas na rede municipal. Assim, as escolas permanecerão abertas e funcionando com os professores que decidiram não aderir à greve, de modo a minimizar os prejuízos ao cronograma. E mesmo com a paralisação, não haverá perda de conteúdo. Os dias letivos perdidos serão repostos graças ao planejamento feito conjuntamente entre a gestão escolar, a equipe técnico-pedagógica da Semed, professores e comunidade.

A gestão de Geraldo Castro não se resume aos esforços para superar percalços. Visionário, o secretário usa toda a sua experiência e capacidade para melhorar a qualidade da educação municipal. Prova disso é o seu empenho junto ao Governo Federal para obter recursos para a construção de mais escolas e creches para começar a reduzir o número de anexos, que nem sempre oferecem as condições favoráveis ao ensino qualificado.

Geraldo também trabalha incansavelmente para realizar, ainda este ano, um concurso público para contratação de mais professores para a rede municipal. Ao mesmo tempo, investe em uma política de fortalecimento e capacitação dos docentes, oferecendo formação continuada e aprimoramento profissional para toda a categoria.

O secretário tem assumido uma postura democrática e equilibrada durante a greve de professores. Ele mantém aberta, em caráter permanente, a mesa de negociação com o sindicato dos educadores, com o objetivo de chegar a um acordo e de construir soluções que atendam a ambas as partes.

Diante da intransigência e da suspeita de orquestração que paira sobre a greve, uma coisa é certa: só se atiram pedras em árvores que dão frutos.

Sem comentário para "Mérito indiscutível"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS