O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, no Tirirical, recebeu 106 novas câmeras de videomonitoramento para reforçar a segurança de passageiros, funcionários e demais pessoas que circulam no terminal. A instalação dos equipamentos, que compõem o Sistema de Televisão e Vigilância (STVV), foi possível graças a um investimento de R$ 12,1 milhões feito pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) nos aeroportos da Regional Norte.
O aeroporto de São Luís recebeu a segunda maior quantidade de câmeras, ficando atrás apenas de Belém, com 250 aparelhos. Ao todo, foram instaladas 423 novas câmeras. Outros 67 equipamentos foram instalados no aeroporto de Macapá.
A implantação dos novos sistemas tem o objetivo de garantir a excelência da segurança nos terminais contemplados, sendo que os equipamentos atendem aos requisitos normativos de segurança da aviação civil legislados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e também as exigências de segurança de bens aduaneiros previstas em regulamentação da Secretaria da Receita Federal.
O gerente da área de Operações e Segurança da Regional Norte, Luciano Segura, destacou a alta qualidade dos equipamentos. “Com os novos sistemas, as imagens fornecidas têm mais detalhes, permitindo identificar pessoas e objetos com maior precisão. Isso será útil para o aumento da segurança ao longo do sítio aeroportuário desses terminais”, afirmou.
Com informações da Infraero