Segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades, após realização de uma pesquisa para identificar o Déficit Habitacional Municipal no Brasil da Fundação João Pinheiro, foi apontado que no Maranhão existe o pior déficit habitacional relativo do país (27,3%) – aquele que compara o déficit habitacional ao total de domicílios do local analisado. Porém, o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PDT) revela que esta realidade não é a mesma do município de Santa Rita, uma vez que conseguiu reduzir em mais de 80% o déficit habitacional.
Prefeito entre 2005 e 2012 de Santa Rita, Hilton conta que implantou, desde o primeiro ano de governo, o programa “Nossa Casa”, através da secretaria municipal de Habitação.
Ao ser implantado, o programa, que priorizava famílias que não dispõem de moradia, construiu cerca de 3.000 imóveis populares, a maioria em comunidades rurais e em bairros da periferia da cidade.
O “Nossa Casa” beneficiou cerca de 9 mil famílias de baixa renda e que não tinham moradia digna. Ao terminar o seu mandato em 2012, o ex-prefeito de Santa Rita, informou que o programa atingiu a meta estipulada.