Professores permanecem na entrada da UFMA

Professores da UFMA exibiram faixa na entrada do Campus do Bacanga, que ficou bloqueada
Professores da UFMA exibiram faixa durante protesto na entrada do Campus do Bacanga, que ficou bloqueada

Os docentes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) paralisaram suas atividades nesta quarta-feira, 21 de maio, acompanhando mobilizações do Dia Nacional de Paralisação das Universidades Federais, conforme deliberado na última reunião do setor das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) do ANDES – Sindicato Nacional.

Em todo o país, as Seções Sindicais do ANDES-SN estão organizando paralisações, mobilizações, atos e panfletagem para que o data fique marcada como um importante momento da luta pela reestruturação da carreira docente, por melhores condições de trabalho, pela valorização salarial de ativos e aposentados e em defesa da autonomia universitária e da educação pública, gratuita, laica e socialmente referenciada.

Os professores que têm a adesão de técnicos administrativos e estudantes ficaram na entrada do campus da UFMA- Bacanga até o inicio da noite.

Carros ficaram parados na entrada da Cidade Universitária
Dezenas de carros ficaram parados na entrada da Cidade Universitária durante a mobilização de professores

60 policiais são treinados para fazer segurança do Reviver

Secretário Jura Filho com o comandante da Cia. de Turismo Independente major Roberto Moreira e o subcomandante Edmilson
Secretário Jura Filho com o comandante da Cia. de Turismo Independente, major Roberto Moreira, e o subcomandante Edmilson

As Secretarias de Estado de Turismo (Setur), de Cultura (Secma) e a Companhia de Turismo Independente (CpTur Ind) vão realizar a ação “Reviver com Segurança”, medida conjunta de treinamento do efetivo para atendimento à população e aos turistas que circulam pelo Centro Histórico de São Luís.

O comandante da Companhia de Turismo Independente, major José Roberto Moreira, e o subcomandante tenente Edmilson estiveram, na tarde de terça-feira (20), com o secretário de Estado de Turismo, Jura Filho, para tratar sobre detalhes da ação.

Ao todo, 60 policiais serão divididos em três turmas de treinamento. A capacitação será realizada no prédio da Setur. O objetivo do “Reviver com Segurança” é capacitar os policiais para que os mesmos possam atender cada vez melhor ao público e dar informações precisas e adequadas sobre os pontos turísticos e suas localizações.

Fonte: Secretaria Estadual de Comunicação (Secom)

Em Santa Rita, Hilton reduziu deficit habitacional em mais de 80%

Hilton com moradora de Santa Inês beneficiada por programa habitacional
Hilton com família de Santa Rita beneficiada por programa habitacional

Segundo dados divulgados pelo Ministério das Cidades, após realização de uma pesquisa para identificar o Déficit Habitacional Municipal no Brasil da Fundação João Pinheiro, foi apontado que no Maranhão existe o pior déficit habitacional relativo do país (27,3%) – aquele que compara o déficit habitacional ao total de domicílios do local analisado. Porém, o ex-prefeito Hilton Gonçalo (PDT) revela que esta realidade não é a mesma do município de Santa Rita, uma vez que conseguiu reduzir em mais de 80% o déficit habitacional.

Prefeito entre 2005 e 2012 de Santa Rita, Hilton conta que implantou, desde o primeiro ano de governo, o programa “Nossa Casa”, através da secretaria municipal de Habitação.

Ao ser implantado, o programa, que priorizava famílias que não dispõem de moradia, construiu cerca de 3.000 imóveis populares, a maioria em comunidades rurais e em bairros da periferia da cidade.

O “Nossa Casa” beneficiou cerca de 9 mil famílias de baixa renda e que não tinham moradia digna. Ao terminar o seu mandato em 2012, o ex-prefeito de Santa Rita, informou que o programa atingiu a meta estipulada.

O vacilo de sempre

Gol do Vasco nasceu de uma sucessão de erros cometidos pelo Sampaio no fim do jogo
Gol de empate do Vasco nasceu de uma sucessão de erros cometidos pelo Sampaio  já no fim do jogo

Depois de dominar grande parte do jogo, abrir o placar e perder várias chances de ampliar o marcador, o Sampaio Corrêa, de novo, deixou escapar, nos acréscimos do segundo tempo, uma vitória certa no Campeonato Brasileiro da Série B, desta vez contra o Vasco da Gama. E novamente uma sucessão de vacilos levou o time a ceder o empate no final, entre eles a falta de tranquilidade para segurar o resultado e a falha do goleiro Rodrigo Ramos, que voltou a rebater uma bola nos pés de um atacante adversário.

Não vou nem entrar no mérito do gol mal anulado do zagueiro Edimar, no início da segunda etapa. Essa foi apenas uma das muitas vezes em que o Tricolor chegou com perigo à defesa do Vasco. Se os atacantes sampaínos tivessem concluído com competência as jogadas, o time teria conquistado uma vitória histórica sobre os cruzmaltinos.

A falta perto da área cometida no fim do jogo foi um erro grave do Sampaio. Bastaria cercar o atacante vascaíno para matar o lance e afastar o risco. Na cobrança de Dakson, mais uma falha clamorosa: a rebatida do goleiro Rodrigo Ramos nos pés do zagueiro Douglas Silva, que cruzou para o meio da área para a finalização certeira do estreante Guilherme Biteco, nos últimos segundos da partida.

No confronto com o Vasco, o Sampaio novamente mostrou que é uma equipe competitiva, que marca bem e sai com perigo ao ataque. O problema são os erros infantis cometidos pelo time e que ultimamente têm influenciado o resultado dos jogos. É preciso corrigi-los com urgência, de preferência já na partida do próximo sábado, contra o Luverdense, no Castelão, pois a sucessão de vacilos pode ser fatal.

Vara de Execuções Penais divulga lista de 25 presos que não voltaram da saída temporária do Dia das Mães

saida temporariaA 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís (1ª VEP) divulgou na tarde desta terça-feira (20) a lista dos presos beneficiados pela saída temporária do Dia das Mães que não retornaram aos estabelecimentos penais onde cumprem pena. De acordo com a relação, dos 222 contemplados com o benefício 25 não cumpriram o prazo para o retorno.

Segundo a juíza titular da 1ª VEP, Ana Maria Vieira, os mandados de prisão já foram expedidos para os que não retornaram. “Agora, eles são considerados foragidos. Quando forem recapturados, será na condição de foragido”, explica a magistrada.

No caso de presos que já estavam no regime semiaberto e que não retornaram da saída temporária, esses terão todos os benefícios suspensos no prazo de 6 meses a um ano. Quanto aos que tiveram progressão do regime fechado para o semiaberto e que não cumpriram a exigência do retorno no prazo previsto, esses voltam para o regime fechado.

A saída temporária do Dia das Mães beneficiou 222 apenados do sistema prisional. O período do benefício foi das 10h do dia 08 às 18h do dia 14, quando findou o prazo para o retorno dos contemplados com o benefício.

Lei de Execuções Penais – O benefício da saída temporária é previsto na Lei 7210/84 – Lei de Execuções Penais (artigos 122 a 125). De acordo com a LEP, “a autorização será concedida por ato motivado do juiz da execução, ouvidos o Ministério Público e a Administração Penitenciária e cumpridos os seguintes requisitos: comportamento adequado; cumprimento mínimo de um sexto da pena, se o condenado for primário, e um quarto, se reincidente; compatibilidade do benefício com os objetivos da pena”.

As próximas saídas previstas em lei são as relativas ao Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.

LISTA DOS INTERNOS QUE NÃO RETONARAM DA SAÍDA TEMPORÁRIA DO DIA DAS MÃES/2014:

1. AILTON OLIVEIRA FROES
2. ALDECY MUNIZ
3. ALESSANDRO DE JESUS CARDOSO
4. ANDERSON OTAVIANO DA SILVA
5. ANSELMO SANTOS BARROS
6. ANTONIO CARLOS RODRIGUES DE CASTRO
7. CHARLES JHON RIBEIRO PEREIRA
8. EDSON SOARES MARAMALDO
9. EDVANILSON VALE SERRA
10. ERINALDO FARIAS DE ARAUJO
11. FABIO MACIEL RIBEIRO
12. FERNANDO DE OLIVEIRA AVELAR
13. FRANCINALDO DINIZ ALMEIDA
14. FRANCISCO MORENO SILVA
15. IVALDO SOUSA LIMA NETO
16. LINDOMAR LIMA SERAFIM
17. LUCAS DANIEL RIBEIRO MARANHÃO
18. LUCELMO FARIAS GOMES
19. MOISES PEREIRA DA CRUZ
20. RAIMUNDO GILSON MENDONÇA
21. RICARDO MATIAS DA SILVA
22. RONALDO SOUSA MACENA
23. ROOSEVELT SOUZA RUBIM
24. RUD-NEY DA COSTA MENDES
25. WENDERSON DINIZ SOUSA DOS SANTOS

Fonte: Corregedoria Geral de Justiça

MP quer mais rigor contra manifestações em São Luís

Manifestação popular na MA-03: MP quer  garantir mobilidade urbana e evitar danos ao patrimônio público
Manifestação popular no Araçagi: MP quer garantir mobilidade urbana e evitar danos ao patrimônio público

A procuradora-geral de justiça, Regina Lúcia de Almeida Rocha, encaminhou nesta terça, 20, ofícios aos titulares da Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte, Marcos Affonso Júnior e Canindé Barros, respectivamente, requerendo tomada de providências para garantir mobilidade da população e integridade do patrimônio, que têm sido prejudicados pelas várias manifestações recentemente feitas nas vias públicas da capital.

Nos documentos, a chefe do Ministério Público do Maranhão (MPMA) destaca que, apesar de a Constituição de 1988 garantir o direito à livre manifestação, “a repetição desmensurada destas manifestações acaba configurando violações graves a outros direitos consagrados na Lei Maior”.

Segundo Regina Rocha, nas manifestações, estão sendo deturpados o uso de vias públicas, com o fechamento ilegal de estradas e rodovias e com a prática de crimes contra o patrimônio e a vida dos cidadãos.

“Requisito a adoção de imediatas e urgentes medidas a seu cargo para restaurar a mobilidade urbana nas vias públicas e garantir aos cidadãos o respeito aos seus direitos constitucionais de locomoção e defesa da integridade física e patrimonial”, solicita a procuradora-geral aos secretários.

Busca

No Twitter

Publicidade

Publicidade

Publicidade

Posts recentes

No Twitter

Categorias

Comentários

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima